Foram divulgados nesta segunda-feira (27/11) os resultados do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2023. A iniciativa, que homenageou 51 profissionais e 25 publicações especializadas do setor, reconheceu nesta edição Thais Herédia, analista de Economia da CNN Brasil, como a +Admirada Jornalista do Ano.

“Eu já me considero uma privilegiada de estar entre os 50”, celebrou Thais Herédia em seu discurso de agradecimento, onde também fez um agradecimento especial às jornalistas mulheres e a sua mãe, que está completando 84 anos também nesta segunda-feira. “As mulheres jornalistas no Brasil são vilmente atacadas. As jornalistas de economia, de política e de todas as áreas. Nós não seremos intimidadas. Nunca fomos, não seremos e não cederemos nenhum milímetro na apuração, no profissionalismo e na seriedade. E a gente vai ocupar cada vez mais estes palcos, assim como a gente está ocupando cada vez mais as redações. Então mulheres, parabéns e vamos juntas. Vamos continuar, porque ninguém tira este lugar da gente”.

Thais Herédia e Eduardo Ribeiro (Foto: Jurandir Santana)

Presença constante entre os TOP 50 e TOP 10 +Admirados nas edições anteriores do concurso, esta foi a primeira vez que a jornalista ocupou o lugar mais alto do pódio. Em 2022 o prêmio havia sido entregue a Miriam Leitão, que também foi a campeã em 2016, 17, 18 e 19. Também já ergueram o troféu Carlos Alberto Sardenberg, empatado com Miriam em 2019, Nathalia Arcuri (2020) e Thiago Salomão (2021).

Entre as publicações, os prêmios foram entregues a Agência Estado (Agência de Notícias), Valor Investe (Canal Digital), Educação Financeira/g1 (Podcast), Jornal da CBN (Programa de Rádio), Estúdio i/GloboNews (Programa de TV), UOL Economia (Site/Blog), Exame (Revista) e Valor Econômico (Jornal).

Esta foi a oitava edição do concurso realizado por Jornalistas&Cia. Assim como nas anteriores, foram dois turnos de votação para chegar aos resultados. No primeiro, de livre indicação, os eleitores podiam sugerir até cinco profissionais ou veículos em cada categoria. No segundo, após a compilação dos resultados, 122 jornalistas e 72 veículos foram classificados para a final, saindo deste grupo os eleitos +Admirados do ano.

“Dentre os prêmios da série +Admirados, o de Economia, Negócios e Finanças é o que tem maior tempo de estrada”, lembra Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia e idealizador do projeto. “É interessante notar que, embora nomes consagrados e reconhecidos sempre estejam entre os finalistas e vencedores, o índice de renovação é estimulante, mostrando que o jornalismo especializado, sobretudo desse universo editorial, cresce e se fortalece ano a ano, sempre revelando novos talentos”.

Mulheres dominam os TOP 10

Maioria entre os TOP 50 jornalistas homenageados, com 29 indicações, as mulheres também dominaram os TOP 10, que este ano foram TOP 11, em função de um empate, sendo nove mulheres.

Uma das exceções coube justamente ao segundo lugar, que neste ano foi ocupado por Vicente Nunes, do Correio Braziliense. Katherine Rivas, que recentemente deixou o InfoMoney, completou o pódio na terceira colocação.

As demais posições foram ocupadas por Miriam Leitão (O Globo/GloboNews), em 4º lugar; Thais Carrança (BBC News), em 5º; Raquel Brandão (Exame), em 6º; Mara Bianchetti (Diário do Comércio − MG), em 7º; Valéria Bretas (E-Investidor), em 8º; Lu Aiko Otta (Valor Econômico), em 9º; e empatados na décima posição, Letycia Cardoso (O Globo) e Leonardo Levatti (TC).

(Foto: Jurandir Santana)

A eleição dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2023 contou com patrocínios de BTG Pactual, Deloitte, Gerdau, Nexcom, Vale e Vivo, apoio do Portal dos Jornalistas e da Press Manager, e apoio institucional do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).

Confira aqui a relação completa de jornalistas e veículos homenageados. A íntegra da cerimônia está no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments