A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP) completa na próxima quinta-feira (14/2) 22 anos de existência. Para comemorar o marco, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) realizará um debate com dois dos fundadores da Comissão, os jornalistas Oswaldo de Camargo e Oswaldo Faustino, com mediação de Beatriz Sanz e Thais Folego, integrantes da Cojira-SP.

O tema do debate será Jornalismo, Literatura e Negritude. O evento será realizado às 19h30, no auditório Vladimir Herzog, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas,530 – Sobreloja).

Fundada em 2001, a Cojira-SP defende a necessidade da produção de informações sobre a desigualdade racial no interior da categoria; elaboração de políticas voltadas para a promoção da equidade; aumento da presença de profissionais negros nos locais de trabalho de jornalistas; e redução de coberturas estereotipadas.

Ao longo de seus 22 anos de existência, a comissão fez cursos, palestras e lives abordando o jornalismo e a questão racial. Destaque para a obra Imprensa Negra, de Clóvis Moura e Miriam Nicolau Ferrara, coletânea de estudos e reproduções de jornais do início da imprensa negra paulistana.

Atualmente, a Cojira tem atuação em São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia (Diretoria de Relações Raciais – BA), Ceará, Pará, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments