Em novo episódio de desinformação sobre as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal para apurar fake news divulgadas pela veterinária Samara Baum, presidente da ONG Unidos Pelos Animais, que declarou que o presidente Lula estava “travando” a chegada de alimentos a famílias atingidas pelo ciclone extratropical.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Baum disse que foi até a cidade de Lajeado para ajudar a recolher donativos, mas eles não estavam sendo liberados pois só seriam entregues na presença de Lula, que queria “se promover, fazer foto e vídeo e publicação em cima das doações. É o quê que é a política, né?”, disse na postagem. Posteriormente, a veterinária se retratou.

Flávio Dino criticou o vídeo com informações falsas: “Fake news não é piada ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei”.

O vídeo em questão foi amplamente compartilhado nas redes sociais por bolsonaristas, incluindo parlamentares como o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que tem milhões de seguidores. Ele apagou a publicação após a PF ser acionada para investigar a propagação de fake news.

Vale lembrar que, no começo da semana, o advogado-geral da União, Jorge Messias, acionou a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia para investigar o jornalista Alexandre Garcia por também espalhar informações falsas sobre as fortes chuvas no Sul. Na semana passada, no programa Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste, Garcia relacionou condutas da gestão petista à catástrofe, insinuando que o governo federal teria culpa no ocorrido.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments