O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lançou na semana passada uma campanha de assinaturas para oficializar o dia 25 de outubro como o Dia Nacional da Democracia. O dia em questão foi o da morte sob tortura do jornalista Vladimir Herzog, em 1975.

Então diretor de Jornalismo da TV Cultura, Herzog morreu nas dependências do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo. A ditadura tratou a morte do jornalista como suicídio, mas posteriormente tal versão foi desmentida e o Estado admitiu que Herzog foi vítima da repressão política da ditadura militar, episódio que foi marco decisivo na redemocratização do País.

“A oficialização da data servirá para fortalecer os princípios democráticos e honrar a trajetória de todos os que defenderam o direito à liberdade e à democracia”, declarou Ivo Herzog, filho de Vladimir e presidente do Conselho Deliberativo do IVH.

Em 2018, a Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Estado brasileiro pela morte de Herzog, determinando que o Brasil adotasse medidas reparatórias, como “um ato público de reconhecimento de responsabilidade internacional pelos fatos do presente caso, em desagravo à memória de Vladimir Herzog e à falta de investigação, julgamento e punição dos responsáveis por sua tortura e morte”. Para o IVH, a oficialização de 25/10 como Dia Nacional da Democracia é um passo para cumprir a sentença da corte.

Até o momento da publicação desta nota, a campanha havia angariado quase 1000 assinaturas. Entre os que apoiaram a petição estão personalidades como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Sebastião Salgado. Interessados em apoiar a campanha podem acessá-la aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments