O advogado-geral da União Jorge Messias acionou a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia para investigar o jornalista Alexandre Garcia por espalhar informações falsas sobre as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Na semana passada, no programa Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste, Garcia comentou sobre a tragédia que matou mais de 46 pessoas no Sul, sugerindo que o governo federal teria culpa no ocorrido: “É preciso investigar, porque não foi só a chuva. A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”, disse Garcia.

No domingo (10/9), Messias publicou no Twitter que determinou à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia “a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”.

Não é a primeira vez que Garcia faz declarações ao vivo contendo informações falsas. Em diversas ocasiões, enquanto trabalhava na CNN Brasil, o comentarista precisou ser desmentido. Em setembro de 2021, ele foi demitido após defender o uso de remédios ineficazes contra a Covid-19. Antes, em agosto do mesmo ano, falou que pessoas jovens não precisavam tomar a vacina, e foi desmentido ao vivo pela apresentadora Elisa Veeck.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments