O Comitê de Imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu em 31/8 uma das pinturas assinadas por Luiz Orlando Carneiro, um dos mais renomados jornalistas na cobertura do Judiciário brasileiro. Falecido em janeiro, aos 84 anos, Luiz O, como era carinhosamente chamado, acompanhou o dia a dia do Supremo por mais de três décadas, primeiro pelo Jornal do Brasil e depois pelo site jurídico Jota. Além do ofício como jornalista, foi um dos maiores especialistas em jazz do País, tema da obra incorporada agora ao patrimônio do STF.

Ao lado de jornalistas e da família de Luiz Orlando, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, participou da aposição do quadro. “Luiz Orlando ficaria muito feliz em saber que agora ele fica pertinho dos jornalistas de quem ele era um orientador, um ícone”, afirmou. “Ele exerceu o jornalismo de maneira exemplar nas quase três décadas em que cobriu a história do STF, dando informações fidedignas no que diz respeito à Corte e, tenho certeza, amando-a muito”.

O STF, a propósito, promoverá em 14 e 15/9 o seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia. O evento ocorrerá na Sala de Sessões da Primeira Turma e terá transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições vão até esta sexta-feira (8/9), e o formulário pode ser acessado no site do evento. Sete painéis discutirão temas como o fortalecimento do sistema de justiça no enfrentamento à desinformação, a educação midiática e as pesquisas acadêmicas sobre o tema, além da importância do trabalho das agências de checagem.

A proposta é promover o intercâmbio de ações, boas práticas e recomendações no combate à disseminação de informações falsas ou distorcidas e do discurso de ódio. Além dos debates, será lançado o livro Desinformação − O mal do século (Distorções, inverdades e fake news: a democracia ameaçada), resultado da parceria entre o STF e a Universidade de Brasília.

Leia também: Jussara Soares e Pedro Venceslau reforçam a cobertura política da CNN Brasil

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments