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terça-feira, julho 8, 2025

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Acerto próximo? Afiliada da Globo deve trocar de mãos

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Negociação entre grupos Jaime Câmara (GO, DF e TO) e Zahran (MS e MT) deve ser anunciada nos próximos dias

 

Depois de longa negociação, o Grupo Zahran, que atua nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está próximo de anunciar a compra das operações do Grupo Jaime Câmara. Segundo notícia publicada por Euler de França Belem, do jornal Opção, o acordo passaria a vigorar a partir de 1º de julho.

O acerto selaria a saída completa do Grupo Jaime Câmara do mercado de comunicação, envolvendo a venda de 24 veículos sediados nos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Entre eles estão a TV Anhanguera e os jornais O Popular, Daqui e Jornal do Tocantins, além de operações de G1, Globoesporte.com e CBN.

Para comandar o Jornalismo do conglomerado está sendo especulado o nome de Orlando Loureiro, que já havia passado pela própria TV Anhanguera, mas que desde abril de 2015 vem dirigindo o Jornalismo das tevês Morena e Centro-América, afiliadas da Rede Globo nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente.

Um anúncio oficial deve ser realizado pelas organizações nos próximos dias.

Projor lança segunda fase do Atlas da Notícia

Atlas

O Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo anuncia nesta quarta-feira (6/6) o início de uma parceria com o Facebook Brasil para patrocinar a segunda fase do Atlas da Notícia, que visa a mapear veículos jornalísticos nos 5 570 municípios brasileiros. Ela prevê a atualização e expansão da base de dados estatísticos publicada inicialmente em 2017. A pesquisa, análise e publicação dos dados será novamente realizada pelo Volt Data Lab.

A atualização prevê também uma nova campanha de arrecadação e a formação de uma rede de pesquisadores nas cinco regiões brasileiras para auxiliar o trabalho do Volt identificação e verificação de veículos jornalísticos. O Atlas tem apoio institucional da Abraji.

A publicação do primeiro levantamento, incluindo veículos de radiodifusão, está prevista para 30/6 no site do Observatório da Imprensa. A segunda edição completa sairá em novembro. O projeto inclui também a publicação de uma série de cinco artigos transmídia sobre a imprensa local brasileira, seja nos chamados “desertos de notícias”, cidades que não dispõem de veículos jornalísticos, seja em municípios com experiências bem-sucedidas e inovadoras na cobertura de temas de interesse público.

O Atlas da Notícia inspira-se no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review.

Projeto Credibilidade

Desde maio, o Facebook apoia também o eixo de educação midiática do Projeto Credibilidade, que compreende atividades independentes e complementares ao eixo do consórcio de mídia patrocinado pelo Google Brasil desde 2016. O eixo de educação midiática prevê a realização de 30 palestras em escolas públicas, associações de pais e mestres, coletivos estudantis e de comunicação, congressos e seminários, além da aplicação de uma pesquisa para avaliar a percepção pública sobre a credibilidade da imprensa diante do fenômeno da desinformação.

Realizado em parceria do Projor com a Unesp, o Projeto Credibilidade é o capítulo brasileiro de The Trust Project e tem coordenação de Angela Pimenta (angela.pimenta@projor.org.br) e Francisco Belda (belda@faac.unesp.br).

Cinzas de Audálio Dantas irão para Alagoas

A emoção de Juca. Vanira (de óculos escuros) assiste ao lado das filhas Juliana (esq.) e Mariana
A emoção de Juca. Vanira (de óculos escuros) assiste ao lado das filhas Juliana (esq.) e Mariana

Vanira Kunc, viúva de Audálio Dantas, falecido em 30/5 e cremado em 1º/6, informou a J&Cia que a família decidiu levar as cinzas dele para sua cidade natal, Tanque D’Arca, no interior de Alagoas, mas que ainda não sabe quando e onde serão depositadas.

Ao velório, no dia 31, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que ele presidiu no período mais repressivo da ditadura, compareceram perto de mil pessoas, entre elas muitas autoridades. E foram perto de 60 na cerimônia pré-cremação, no Cemitério de Vila Alpina. Esta, aliás, segundo Vanira, foi postergada para que se aguardasse a chegada de Juca Kfouri, um dos maiores amigos de Audálio, que estava em Portugal. Foi Juca quem, muito emocionado, prestou a última homenagem a ele no crematório, palavras que repetiu em artigo na Folha de S.Paulo desta segunda-feira (4/6) e que reproduzimos mais à frente.

A missa de sétimo dia, celebrada nessa terça-feira (5/6) por Dom Odilo Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo, coadjuvado pelo padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua, na catedral da Sé – palco do culto ecumênico de outubro de 1975 em memória de Vladimir Herzog –, a que novamente compareceram centenas de amigos, admiradores, autoridades e personalidades, também foi carregada de emoção. Ao ponto de Vanira dizer que não teve coragem de olhar para trás, a fim de não sofrer o impacto da dimensão da homenagem: “Mas muita gente que sempre via com Audálio veio me cumprimentar”.

Ao agradecer em nome da família, a filha Juliana fez um resumo da carreira do pai, uma veemente defesa da democracia e dos direitos humanos, que foram as principais bandeiras dele, conclamou todos a resistirem nesse caminho e concluiu citando Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Romeu-Sérgio Osório assume como editor-chefe do Cruzeiro do Sul, de Sorocaba

Romeu-Sérgio Osório
Romeu-Sérgio Osório

Romeu-Sérgio Osório, 66 anos, assumiu em abril o cargo de editor-chefe do Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, em substituição a José Carlos Fineis, que deixou a empresa. Também publicitário, formou-se em Jornalismo pela Faap, de São Paulo, onde deu aulas, e tem mestrado pela Syracuse University, dos Estados Unidos. Lecionou ainda na Metodista de São Paulo e na Uniso, de Sorocaba.

Trabalhou no DCI, em televisão, jornalismo empresarial e em projetos de opinião pública. Como curiosidade, destaca-se o fato de que sua primeira experiência com o jornalismo foi justamente no Cruzeiro do Sul: quando tinha ao redor de dez anos de idade, levou um artigo ao então editor do jornal, Caetano Graziozzi, que o aceitou e publicou.

Marcelo Nepomuceno assume a assessoria da campanha de Miguel Rossetto

Marcelo Nepomuceno
Marcelo Nepomuceno

Marcelo Nepomuceno assumiu a assessoria de imprensa de Miguel Rossetto (PT), pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Sul. Segundo ele, a estrutura da equipe e da campanha ainda está sendo montada. “Penso que o que pesou foi minha experiência, meu conhecimento e relacionamento com a imprensa”, comentou ao Coletiva.net. Na função, ficará responsável pelo relacionamento com os veículos da Capital e do interior do Estado, pelo atendimento de demandas de imprensa e acompanhamento da agenda do político.

Em janeiro, Nepomuceno deixou a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa gaúcha. Ele foi secretário de Comunicação do Governo do Estado, em 2014, durante gestão de Tarso Genro.

Estevão Damázio assume a direção de Jornalismo da EBC

Mara Bergamashi, a Gerência Executiva da Agência Brasil

Na EBC desde o final de 2017, Estevão Damázio assumiu recentemente a Diretoria de Jornalismo da empresa, em substituição a Lourival Macedo. Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Estevão é pós-graduado em Política e Gestão de ONGs pela UnB. Durante 23 anos, trabalhou na CBN, como repórter, gerente regional e âncora; teve passagens por Correio Braziliense e colaborou com Veja Minas, Exame e Placar.

Ainda por lá, Mara Bergamaschi assumiu a Gerência Executiva da Agência Brasil. Formada pela UFMG, começou na Folha de S.Paulo em BH e logo se transferiu para Brasília. Na capital, trabalhou por mais de uma década na cobertura política. Como repórter de O Estado de S. Paulo, foi indicada ao Esso, em 1994. Também atuou como colaboradora de O Globo e G1. Tem três livros publicados.

Aberje adere ao Pacto Global da ONU

A Aberje é a mais nova signatária do Pacto Global, iniciativa da ONU que busca mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, refletidos em dez princípios. A entidade participará ativamente do programa, assumindo a secretaria executiva da Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC), grupo de trabalho que discute as estratégias de comunicação para intensificar o engajamento das empresas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Natalia Tamura

Natalia Tamura será a representante da Aberje no Pacto Global. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie, especialista em Gestão da Comunicação pela USP e bacharel em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, ela atuou em comunicação corporativa na Mantecorp e em sustentabilidade com projetos de voluntariado, desenvolvimento de comunidades e redes de apoio nas empresas Unimed e Porto Seguro.

Hoje é consultora nas áreas de comunicação e sustentabilidade e leciona Responsabilidade Social Corporativa no MBA da Aberje e da Cásper Líbero, e Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi.

Band e Folha de S.Paulo fecham parceria de conteúdo com a Global Media

Global Media

O Grupo Band, a Folha de S.Paulo e o grupo português Global Media anunciaram acordo pelo qual publicarão seus respectivos conteúdos no Brasil e em Portugal, em todas as plataformas. Entre os títulos editados pela Global Media estão Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Dinheiro Vivo e O Jogo. O acordo foi formalizado em 1º/6, na cidade do Porto, em Portugal, durante conferência em comemoração aos 130 anos do Jornal de Notícias.

Pela parceria, os veículos brasileiros reproduzirão conteúdo de jornais, revistas e sites da Global Media, e os desta farão o mesmo em Portugal. Um dos objetivos do acordo é estimular a criação de uma rede de mídia para leitores e falantes da língua portuguesa e fortalecer a divulgação do idioma em ambos os países.

Governo do DF desmonta painel do Metrópoles

Foto Daniel Ferreira/Metrópoles
Foto Daniel Ferreira/Metrópoles

Depois de quatro meses instalado em prédio da área central de Brasília, veiculando principalmente notícias locais e campanhas publicitárias, o painel de LED do Metrópoles foi retirado na manhã de sábado (2/6), a mando do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). O portal diz que censura por parte do governador e recebeu apoio da Fenaj, do Sindicato de Jornalistas do DF, de outros sites, veículos e de parlamentares.

Em editorial publicado no mesmo dia, a diretora de Redação Lilian Tahan acusou Rollemberg de retaliação à empresa, já que a ordem para a retirada do painel deu-se poucos dias após a veiculação de campanha publicitária do SindSaúde, em que trabalhadores da área de saúde falam em incompetência, omissão e má gestão do governo. Segundo Lilian, “entre os temas abordados nas inserções reservadas ao conteúdo jornalístico, as ações do governo não poderiam passar despercebidas aos olhares criteriosos de mais de 150 profissionais da equipe do site de notícias que abastece o painel”. O texto acusa o governador de agir de forma silenciosa para obter aval de uma juíza substituta, em plantão, e afirma que o Metrópoles sequer teve o direito de apresentar todas as autorizações de funcionamento expedidas pelo próprio Poder Público.

A administração de Rollemberg rechaçou a acusação e afirmou estar cumprindo a lei e preservando a cidade, patrimônio da humanidade. Em nota, assegurou que a retirada do painel e de outros cinco instalados por outras empresas no mesmo setor, como Embratel, tem por objetivo o cumprimento da lei, “que é o de preservar a cidade e impedir que a ilegalidade vigore”.

A operação de desmontagem envolveu a Agência de Fiscalização do DF, o Corpo de Bombeiros e o Detran.

Repercussões

Pelo Twitter, chegaram mensagens de apoio ao Metrópoles: a colunista Andreza Matais, do Estadão, pôs link para a reportagem publicada pelo portal, na qual a Fenaj e a seção DF da OAB condenam a ação do governo; Leonêncio Nossa escreveu: “A censura costuma revelar não apenas autoritarismo, mas a fraqueza encoberta pelo poder”; Claudio Dantas, de O Antagonista: “Por que não estou surpreso, Rollemberg?”; do diretor da revista Crusoé Rodrigo Rangel: “O governador do DF vai à Justiça para retirar um painel de notícias – notícias que o incomodavam, inclusive – no centro de Brasília. Como se não existissem problemas de verdade para ele resolver na capital do País”; Sylvio Costa, do Congresso em Foco, lembrou que a democracia “é uma planta frágil, que requer cuidados diários e permanentes esforços para aprofundá-la e aprimorá-la. No momento em que uma parcela crescente da população passa a defender a volta da ditadura (…), os governantes devem dar bons exemplos (…)”. De Ricardo Noblat, na Veja: “Como governador, desativa o painel de notícias do mais completo site de informações de Brasília. Vergonha!!!”; para a Fenaj, “somos contra qualquer tentativa de censura à liberdade jornalística e de expressão. Especialmente as realizadas por meio de ações judiciais como neste caso. Por isso, o Metrópoles tem todo o apoio da Fenaj“; “Calar, jamais”, disse a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Terra tem nova estratégia de conteúdo e frentes de inovação

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Com o objetivo de ganhar agilidade na publicação de hard news e aumentar a abrangência de seu conteúdo, o portal Terra anunciou uma parceria com o grupo O Estado de S.Paulo. Também reformulou a já consolidada parceria com a Editora Três, adicionando novos formatos e títulos da Rocky Mountain. A parceria com o Estadão vai gerar conteúdos exclusivos de diversos temas, como cidades, vida e estilo, economia, esportes, entretenimento, internacional e política. Além disso, transmitirá grade de programas ao vivo no portal e matérias geradas pela redação.

O novo acordo com a Editora Três também abrange transmissões ao vivo, diariamente, dos programas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro no portal Terra e novos títulos que têm sinergia com suas linhas editoriais, entre eles, Bicycling, Go Outside, Hardcore, Runners e Women’s Health, adicionando conteúdos segmentados que atraem novos usuários. Mais informações no imprensa@telefonica.com ou 11 3430-7020.

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