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Morre Ribamar Oliveira, do Valor Econômico, vítima de Covid-19

Ribamar de Oliveira
Ribamar de Oliveira

Faleceu nesta terça-feira (1º/6), aos 67 anos, o repórter especial e colunista do Valor Econômico Ribamar de Oliveira. Ele estava internado havia quase 50 dias, em Brasília, por conta da Covid-19.

A informação foi divulgada pela família do jornalista em uma rede social. “Seu exemplo de ética, de profissionalismo, de dedicação ao jornalismo e de amor à família e à vida nos enchem de orgulho e nos guiarão a partir de agora”, destacou o comunicado.

Ribamar de Oliveira
Ribamar de Oliveira

Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Riba, como era chamado pelos colegas, passou pelos principais jornais e revistas do país. Foi chefe de redação da sucursal de O Globo, em Brasília, repórter do Jornal do Brasil, e coordenador de economia, repórter especial e colunista do Estadão. Também trabalhou nas revistas Veja e IstoÉ. Ao longo de sua carreira, conquistou vários prêmios na carreira, entre os quais o Prêmio Esso de Economia pela reportagem O escândalo dos precatórios.

Ribamar de Oliveira trabalhou, ainda, como assessor de imprensa do Ministério do Planejamento, em 1994, ano de lançamento do Plano Real, e como assessor de imprensa do Banco Central. É coautor do livro A Era FHC, um balanço.

Ele deixa a esposa e três filhos. A família informou que não haverá velório e que o corpo será cremado, como era a vontade do jornalista.

Jovem Pan contrata Mariana Ferreira como editora-chefe de novo canal de notícias

Jovem Pan sofre ataque hacker e faz limpa de vídeos no YouTube

A Jovem Pan prepara o time que estará à frente do News Jovem Pan, novo canal de notícias da emissora, com programação 24 horas por dia. Ele terá informação em tempo real, além da disponibilidade de todos os programas de entretenimento e esportes do grupo. A previsão de estreia é para o segundo semestre. Mariana Ferreira vai conduzir a equipe de jornalismo do canal como editora-chefe. Com 20 anos de experiência, ela já comandou as redações de RedeTV, Record TV e CNN Brasil, liderando equipes de reportagens de telejornais e a produção de pautas para plataformas digitais.

Novo canal de notícias

A Jovem Pan anunciou em abril a criação do novo canal, que terá 16 horas de programas novos e oito de atrações já realizadas pela empresa, mas com visual e vinhetas repaginados, como Jornal da Manhã, 3 em 1, Pânico, entre outros.

Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, CEO da emissora, disse que a ideia é criar um novo canal de TV que possa “competir com BandNews, Record News, CNN e Globo”. A novidade estará disponível em pacotes de TV por assinatura (em negociação), no YouTube, na Fire TV (Amazon), na Pluto TV (ViacomCBS) e na Panflix, streaming do Grupo Jovem Pan.

Abraji e Jeduca realizam 2ª edição de curso sobre jornalismo de educação

A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), realiza entre 21 de junho e 12 de julho a segunda edição do curso online e gratuito Jornalismo de educação: bases para a cobertura. Ele é dirigido a estudantes de jornalismo e de comunicação, além de profissionais formados na área. As inscrições vão até 16 de junho.

O curso é coordenado por Ângela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, com apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê da Jeduca. As aulas são divididas em dois módulos principais: O ecossistema da educação e A prática do jornalismo de educação. Nesta edição, haverá um fórum de discussão na própria plataforma do curso e serão promovidos três encontros ao vivo para estimular trocas e tirar dúvidas.

A equipe de instrutores inclui Luiz Fernando Toledo, Marta Avancini, Ricardo Falzetta, Paulo Saldaña, Tatiana Klix, Antônio Gois, Ana Carolina Moreno, Thays Lavor, Rodrigo Ratier, Bruno Scartozzoni e Mariana Tokarnia, entre outros.

Inscreva-se aqui.

 

Leia também: 

 

LLYC avança no Brasil com nova área de Deep Digital Business

Diego Olavarria (esq.) e Fernando Cabral
Diego Olavarria (esq.) e Fernando Cabral

A operação da LLYC no Brasil anuncia a evolução de sua área Digital a uma nova unidade de negócios responsável por todos os projetos de Digital, Tecnologia e Marketing Digital no país. O núcleo responderá globalmente à gestão de Deep Digital Business, área liderada por Adolfo Corujo, sócio e chief Strategy and Innovation Officer da companhia. 

Segundo Cleber Martins, sócio e diretor-geral da LLYC no Brasil, esse movimento reforça a aposta tecnológica da agência em uma especialização estratégica para a companhia e para os clientes.

A nova área no Brasil será liderada por Diego Olavarria, que passa a diretor sênior responsável pela unidade, com o apoio de Fernando Cabral, novo diretor de Business Transformation, que se incorpora à LLYC vindo da CI&T. A integração entre Digital, Tecnologia e Marketing Digital no Cone Sul, região que compreende as operações de Argentina, Chile e Brasil na LLYC, é uma das principais apostas da nova área de Deep Digital Business, que espera faturar 50 milhões de euros globalmente em 2025.

Diego Olavarria (esq.) e Fernando Cabral
Diego Olavarria (esq.) e Fernando Cabral

Recentemente, a empresa anunciou a aquisição da consultoria de performance e marketing digital Apache, o que permite à LLYC ampliar seus serviços de Deep Digital Business em todas as operações da companhia.

Cleber diz que, no Brasil, a área liderada por Diego Olavarria registrou nos últimos quatro anos um crescimento de 60%: “Em 2021, já cresceu 35%, se comparado ao ano passado, consolidando-se como a área de especialidade que mais avança na companhia, presente em 16 mercados globais. A criação da área de Deep Digital Business na região Sul, com coordenação a partir do Brasil, reforça a nossa aposta por uma oferta de serviços cada vez mais diversificada e sofisticada, com o objetivo de gerar ainda mais valor aos negócios dos clientes”.

Com a nova estrutura, a LLYC reforça sua oferta no desenvolvimento de projetos baseados em inteligência artificial, como Data Analytics, Realidade Virtual e Aumentada, e-Commerce, criação e desenvolvimento de dashboards, entre outros. Em linha com sua aposta em tecnologia e Digital, a LLYC Brasil também criou, em 2020, uma frente específica para Marketing Digital, com a chegada da especialista sênior Mariana Carminatto, vinda da FBiz.

Para Diego, o movimento responde a uma necessidade urgente do mercado: “As marcas demandam cada vez mais um olhar inovador para enfrentar desafios de negócio por meio de projetos de comunicação e marketing. O DNA da LLYC, baseado na criação e implementação de metodologias de trabalho com o olhar de consultoria, aliado agora à aposta por soluções de tecnologia, vem atender a esse desafio.”

“Nossos clientes exigem visão porque estão cientes de que os desafios que enfrentam exigem a fusão do melhor e do mais recente em Deep Learning, Deep Digital e Digital Business”, diz Adolfo Corujo. “A DDB resume o presente e o futuro de nossa maneira de entender a comunicação, o marketing e as relações públicas. É a base sobre a qual queremos apoiar o crescimento da empresa”.

Novo diretor de Business Transformation

Com ampla experiência em gestão de projetos de tecnologia, com ênfase em desenvolvimento, performance, growth e análise de dados, Fernando Cabral, novo diretor de Business Transformation no Brasil, já atuou com educação, comunicação, marketing digital e inovação, em companhias como Grupo Flamboyant, SãoPauloSão, Fazenda de Ideais e CI&T. Fernando trabalhará de perto com o time de Deep Digital Learning e Business Transformation, sob a liderança de Daniel Fernández Trejo, líder global da área de Business Transformation e Deep Digital Learning da LLYC, e também atuará em Argentina e Chile.

Cruel, muito cruel… O adeus a Januário de Oliveira

Faleceu nessa segunda (31/5), aos 81 anos, o locutor de rádio e tevê Januário de Oliveira. Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal, no Rio Grande do Norte.

Criador de alguns bordões famosos, como “tá lá um corpo estendido no chão”, “ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta” e “cruel, muito cruel”, ele lutava há anos contra o diabetes, doença que o fez perder parte da visão, mas ainda assim mantinha projetos de narração de futebol em Natal, onde morava com a família.

Januário de Oliveira eternizou alguns dos mais célebres bordões do futebol brasileiro, entre eles “tá lá um corpo estendido no chão”, “ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta” e “cruel, muito cruel”.
Januário de Oliveira eternizou alguns dos mais célebres bordões do futebol brasileiro, entre eles “tá lá um corpo estendido no chão”, “ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta” e “cruel, muito cruel”.

Gaúcho de Alegrete, Januário de Oliveira começou a carreira no Rio Grande do Sul, com passagem pelas rádios Farroupilha e Cultura de Bagé. Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade em que trabalhou nas rádios Mauá, Nacional e Globo. Na televisão, marcou presença como narrador nas telas da TVE e da Bandeirantes.

Colegas de profissão e clubes prestaram nas redes sociais suas homenagens a Januário:

SJSP e Fenaj criam questionário sobre Covid-19 como doença do trabalho

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), em parceria com a Fenaj, convoca jornalistas a responder a pesquisa Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho. Realizada por diversas instituições, o intuito é mapear os casos de contaminação na categoria e enquadrar a Covid-19 como doença do trabalho. As informações coletadas poderão servir para o planejamento de ações específicas de prevenção à doença e minimizar as consequências clínicas e sociais. O questionário dura de 10 a 15 minutos e pode ser respondido por jornalistas que trabalham de forma remota ou presencial.

O Sindicato ressaltou que os profissionais têm tido suas atividades consideradas essenciais durante toda a pandemia e que o trabalho seguiu de forma indispensável principalmente em rádio, televisão e fotojornalismo.

Levantamento de dados feito pela Fenaj entre março de 2020 e o início de abril de 2021 contabilizou a morte de 169 profissionais. Norian Segato, diretor da Fenaj e membro do Conselho Fiscal do SJSP disse que a situação é alarmante e, infelizmente, não corresponde à realidade, o que é ainda pior. Sem números oficiais sobre a propagação da doença na categoria, a pesquisa pretende apontar como está a contaminação entre os profissionais que seguem atuando presencialmente.

Entre as medidas preventivas recomendadas pelo Sindicato estão a implementação imediata de teletrabalho aos profissionais com 60 anos ou mais, gestantes, jornalistas com doenças crônicas e deficiências imunológicas ou que não tenham com quem deixar os filhos menores ou convivam na mesma residência com pessoas consideradas do grupo de risco, além da readequação do trabalho jornalístico ao teletrabalho no maior número de atividades possíveis.

E mais:

Morre o jornalista científico Maurício Tuffani, aos 63 anos

Morre o jornalista científico Maurício Tuffani, aos 63 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira (31/5) Maurício Tuffani, jornalista especializado em ciência, meio ambiente e ensino superior, aos 63 anos. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada. Ele deixa mulher e um filho.

Maurício começou a carreira na imprensa em 1978, como revisor dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, ainda como estudante de Matemática e Filosofia na USP. À época, ele era professor de Matemática e Física no Ensino Médio.

Foi repórter, editor e colunista de Ciência na Folha de S.Paulo, editor-chefe da revista Scientific American Brasil, redator-chefe e editor-chefe da revista Galileu (Editora Globo), fundador e diretor editorial da revista Unesp Ciência, e editor executivo dos portais PNUD Brasil (do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Nações Unidas no Brasil.

Tuffani atuou também na comunicação institucional de órgãos públicos do Estado de São Paulo, como a Secretaria da Educação, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente. No nível federal, trabalhou na Câmara dos Deputados.

Na área acadêmica, foi professor convidado do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo Científico (Labjor) na Unicamp e do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA-USP. Desde 2011 era membro do Conselho Editorial da revista Pesquisa Fapesp, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Em 2016 lançou o blog Direto da Ciência, e neste ano retornou à Unesp para assumir o cargo de editor-chefe do Jornal da Unesp, relançado em abril.

Em nota, a Unesp lamentou a perda do jornalista, e destacou que “Tuffani dedicou sua vida à divulgação científica, aproximando o público de nível superior interessado nos rumos do saber (inclusive humanidades e tecnologia), da gestão universitária e científica e da política ambiental. A Presidência da Fundação Editora da Unesp lamenta profundamente essa perda, especialmente neste momento em que o país enfrenta a negação do valor da ciência”.

Weber Shandwick, JeffreyGroup e Sherlock estão entre as agências premiadas no PRWeek Global Awards

A três representantes brasileiras estão entre as contempladas no PRWeek Global Awards, um dos prêmios mais prestigiados do mundo.
A três representantes brasileiras estão entre as contempladas no PRWeek Global Awards, um dos prêmios mais prestigiados do mundo.

Três representantes brasileiras – Weber Shandwick, JeffreyGroup e Sherlock Communications – estão entre as agências contempladas na edição 2021 do PRWeek Global Awards, um dos prêmios mais prestigiados do mundo nessa indústria.

Todos pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco criada pela Weber Shandwick em abril do ano passado para ajudar a combater a Covid-19 e a reduzir os seus efeitos sobre a sociedade brasileira, foi eleita a Melhor Campanha da América Latina na área de comunicação e relações públicas. Iniciado com a doação de R$ 1 bilhão pelo Itaú, o Todos pela Saúde (TPS) é um movimento que atua em quatro áreas no enfrentamento da pandemia – Informar, Proteger, Cuidar e Retomar – e desde abril de 2020 veio investindo em campanhas de conscientização, na compra e distribuição de EPIs (equipamentos de segurança individual), aparelhos hospitalares, medicamentos e outros insumos para hospitais da rede pública, em programas de aprimoramento da gestão da saúde pública (em todos os Estados), em centros de testagem, pesquisas, desenvolvimento de vacinas e, mais recentemente, também no estudo e prevenção de novas pandemias.

Todo esse esforço, que contou com o aporte adicional de R$ 300 milhões doados por pessoas físicas e jurídicas, foi coordenado por uma equipe multidisciplinar de especialistas técnicos, sob liderança do Dr. Paulo Chapchap. Em poucos meses de vida ajudou a chamar a atenção da opinião pública para a necessidade das medidas de prevenção e do uso de máscaras (“Máscara Salva”), deu exemplo, inspirou outras pessoas e organizações a fazerem novas doações e, efetivamente, ajudou a salvar vidas.

Weber

A JeffreyGroup levou o prêmio de Melhor Campanha de Comunicação Interna com Fique Bem, que desenvolveu para Bayer, multinacional farmacêutica e química que tem mais de 6.500 funcionários em 35 localidades no Brasil. O impacto inicial da pandemia da Covid-19 significou que 4.000 desses funcionários tiveram que trabalhar em casa, com acesso muito reduzido aos canais de comunicação que os mantêm conectados.

A campanha Fique Bem teve dois principais objetivos: atender às necessidades de saúde imediatas dos empregados, disseminar informações precisas sobre saúde e segurança em um cenário de desinformação e manter o fluxo de comunicações internas; e chamar a atenção dos funcionários para um futuro de transformação e inovação na empresa. Ela incluiu um boletim informativo de WhatsApp, sessões de meditação guiada, melhores práticas para trabalho doméstico, shows transmitidos ao vivo e conteúdo do autor brasileiro de quadrinhos Marcelo Marrom e de influenciadores conhecidos, além de um webinar e workshops online. Mais de 90% leram seu boletim informativo diário, com 81% concordando que o conteúdo era “extremamente relevante”.

Jeffrey

Fundada há apenas seis anos, a Sherlock levou o título de Agência do Ano Latam por seu desempenho. Apesar da pandemia da Covid-19, afetou todos os setores, a agência conquistou quase 50 novos clientes e reteve 90% de seus negócios não relacionados a eventos, devido ao crescimento das ofertas digitais, de mídia e técnicas. Também aumentou sua equipe em 10%, passando a 55 colaboradores, e prosseguiu sua expansão, entrando em América do Norte, Europa e até mesmo na Austrália. Sua projeção deve-se igualmente ao fato de ter ganhado 22 prêmios internacionais em 2020.

Equipe Sherlock

Canal Loading, que substituiu a MTV Brasil, encerra atividades

Canal Loading, que substituiu a MTV Brasil, encerra atividades após seis meses

O Canal Loading anunciou na quinta-feira (27/5) o encerramento das atividades depois de apenas seis meses no ar. A emissora ocupava a faixa da antiga MTV Brasil. A equipe foi demitida e funcionários lamentaram nas redes sociais o fim da empresa.

Segundo o site Na Telinha (UOL), a direção do canal reuniu-se com os profissionais para anunciar o término de programas inéditos e ao vivo. Cerca de 60 pessoas foram demitidas. A justificativa do executivo Anderson Abraços seria a saída da Kalunga, principal patrocinador da emissora, que havia desistido do investimento.

O Loading foi lançado em dezembro de 2020, ocupando a frequência da antiga MTV Brasil, com uma programação 24 horas, sete dias por semana, no canal 32 UHF em São Paulo, e também nas televisões por assinatura e streaming. O objetivo era ser a “nova MTV”, com foco em conteúdos de cultura pop, séries, games, e-sports e animes.

Na grade, havia programas ao vivo, como o Multiverso, que mostrava o que estava acontecendo na cultura pop, com apresentação de Fernanda Pineda, Fábio Gomes e Mariana Ayrez. Em outro programa, o Mais Geek abordava a cultura oriental, comandado por Takeshi Oyama, Anderson Abraços, Thais Matsufugi, Clayton Ferreira e Jefferson Kayo.

Por enquanto, o Loading exibe apenas reprises de programas.

Reinaldo Gottino assina com a Record Entretenimento

Reinaldo Gottino assinou contrato com a Record Entretenimento, empresa do Grupo Record voltada a gerenciamento de carreira, publicidade, eventos, projetos especiais e licenciamentos. Ele é o primeiro jornalista a entrar para o time da empresa, que passará a ser responsável por sua carreira além da televisão.

A ideia é inserir Gottino no mercado editorial, com palestras e eventos, além de potencializar as redes sociais para reforçar a imagem que o apresentador do Balanço Geral SP construiu ao longo dos anos. O contrato foi assinado nesta semana, em que Gottino completa um ano de seu retorno à Record, depois de breve passagem pela CNN Brasil.

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