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EY lança agência de notícias com foco na cobertura de mais de dez setores da economia

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Projeto, desenvolvido pela agência InPress Porter Novelli, oferece conteúdo gratuito aos veículos jornalísticos, baseado em estudos da consultoria

 

São Paulo, 30 de agosto de 2021 – A EY, líder em serviços de Auditoria, Consultoria, Impostos, Estratégia e Transações, lançou em 30/8 a Agência EY. O projeto, desenvolvido pela InPress Porter Novelli, é pioneiro entre as grandes consultorias no Brasil e oferece, gratuitamente, conteúdo para todos os veículos de imprensa e jornalistas independentes. A Agência EY está focada nos setores mais relevantes da economia − de telecom, passando por agronegócios, consumo e finanças − e conta com infográficos, link para estudos e artigos assinados pelos sócios da consultoria.

Helena Prado
Helena Prado

“Como consultoria especializada em diversos segmentos de mercado e serviços, desenvolvemos dezenas de estudos e pesquisas anualmente”, explica Helena Prado, head de Comunicação Externa da EY Brasil. “A Agência EY transforma esse conteúdo em notícias adaptadas à linguagem jornalística e prontas para serem utilizadas gratuitamente, com a credibilidade e a expertise da EY”.

Um dos diferenciais da Agência EY reside na curadoria de conteúdo, com a seleção dos temas sendo feita pela equipe editorial do projeto, que tem o conhecimento sobre o que é relevante ou não, sob o ponto de vista jornalístico.

Lucia Calasso
Lucia Calasso

“A ideia é facilitar o dia a dia das redações − dos veículos nacionais aos regionais e segmentados −, com uma cobertura com forte prestação de serviços e focada em assuntos que são importantes para a sociedade”, explica Lúcia Calasso, diretora de atendimento da InPress Porter Novelli, agência de comunicação que criou o projeto para o cliente EY.

A Agência EY será atualizada periodicamente por um time de profissionais especializados na produção de notícias, distribuídas em editorias como Finanças e Tecnologia, Sustentabilidade, Economia e Negócios, Energia, Gestão e Carreira, Infraestrutura, Varejo e Bens de Consumo, Agronegócio e Educação e Saúde, além de um espaço dedicado a artigos de opinião e podcasts da consultoria.

 

Sobre a EY

Escritório da EY, em São Paulo
Escritório da EY, em São Paulo

A EY existe para construir um mundo de negócios melhor, ajudando a criar valor no longo prazo para seus clientes, pessoas e sociedade e gerando confiança nos mercados de capitais. Tendo dados e tecnologia como viabilizadores, equipes diversas da EY em mais de 150 países oferecem confiança por meio da garantia da qualidade e contribuem para o crescimento, transformação e operação de seus clientes. Com atuação em assurance, consulting, strategy, tax e transactions, as equipes da EY fazem perguntas melhores a fim de encontrarem novas respostas para as questões complexas do mundo atual.

EY refere-se à organização global e pode se referir a uma ou mais afiliadas da Ernst & Young Global Limited, cada uma delas uma pessoa jurídica independente. A Ernst & Young Global Limited, companhia britânica limitada por garantia, não presta serviços a clientes. Informações sobre como a EY coleta e utiliza dados pessoais, bem como uma descrição dos direitos individuais de acordo com a legislação de proteção de dados, estão disponíveis em ey.com/privacy. As afiliadas da EY não exercem o direito se essa prática for proibida pelas leis locais. Para mais informações sobre a nossa organização, visite ey.com.


Informações para a imprensa – EY
In Press Porter Novelli
[email protected]

Inscrições ao Prêmio Jatobá PR encerram-se em 17 de setembro

Encerram-se nesta sexta-feira (17/9) as inscrições para a edição 2021 do Prêmio Jatobá PR, que este ano contempla 21 categorias.
Encerram-se nesta sexta-feira (17/9) as inscrições para a edição 2021 do Prêmio Jatobá PR, que este ano contempla 21 categorias.

Vão até 17 de setembro as inscrições à quinta edição do Prêmio Jatobá PR, que conta com 21 categorias, dez delas exclusivas para as agências de comunicação (grandes e butiques), cinco para a comunicação das organizações empresariais, cinco para a comunicação pública e uma internacional, de livre participação de qualquer organização que tenha algum case de comunicação realizado em mais de um País.

Podem ser inscritos trabalhos produzidos no período de 1º de janeiro de 2020 até 17 de setembro. Os cases poderão ser inscritos em até três categorias e não há limites para o total de cases por agência, empresa ou instituição pública.

Todos os cases inscritos, independentemente de serem ou não vencedores, passarão (se autorizados) a integrar o Banco de Cases do Jatobá PR, o único de PR com essas características e abrangência.

E mais:

Jota lança podcast sobre como o STF abriu-se para a opinião pública

Jota lança podcast sobre como o STF abriu-se para a opinião pública

O site Jota.info, especializado na cobertura do Judiciário, lançou no final de agosto o podcast Paredes São de Vidro, que conta como o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu-se para a opinião pública e consolidou-se como protagonista na tomada de decisões essenciais na história recente do Brasil.

Dividido em quatro capítulos, um por semana, o projeto conta uma história que envolve ministros, ex-ministros, assessores de comunicação, jornalistas e disputas que se entenderam pelas décadas de 1970, 1980 e 1990.

O podcast mostra “como o tribunal deixou aquele cantinho da Praça dos Três Poderes, deixou a discrição. Era um tribunal que ninguém conhecia e se tornou quase um assunto popular, assunto de bar.  A metáfora de que hoje todo mundo sabe a composição do Supremo é verdadeira”, contou Felipe Recondo, cofundador do Jota e apresentador do programa, ao jornal My News. A edição e roteiro são responsabilidade de Eduardo Gomes.

O primeiro episódio, Mal escritos e mal editados, aborda como os debates do STF passaram a ser transmitidos em tempo real. Moreira Alves, uma espécie de “síndico” do Supremo, não permitia entrevistas ou holofotes sobre o tribunal. O programa conta como a TV Justiça foi estabelecida e destaca a discussão entre Moreira Alves e Maurício Corrêa, então presidente do STF, e como ela fez com a Corte passasse a transmitir as sessões ao vivo. Ouça na íntegra aqui.

Conteúdo do Congresso da Abraji estará disponível até 29/9

Conteúdo do Congresso da Abraji estará disponível até 29/9

O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji já terminou, mas ainda é possível acessar o conteúdo do evento, além dos materiais do VIII Seminário de Pesquisa e do Domingo de Dados. As inscrições estarão abertas até 29 de setembro.

Neste ano, os temas debatidos foram meio ambiente, declínio da democracia, assédio judicial contra jornalistas, ataques contra mulheres, perseguição à imprensa, racismo, desinformação, eleições 2022, ética, investigações de abuso sexual, saúde dos jornalistas, efeitos da pandemia na cobertura de educação, além de bastidores de reportagem, oficinas do tipo “mão na massa” e cursos de jornalismo de dados.

O conteúdo disponível na plataforma pode ser acessado e assistido em qualquer horário. Os cinco dias do Congresso somaram um total de 43,3 horas de atividades; O Domingo de Dados ofereceu 15,5 horas de treinamento e o VIII Seminário de Pesquisa, oito horas.

Em 2021, as homenageadas foram Elaíze Farias e Kátia Brasil, fundadoras da Amazônia Real, a primeira agência de jornalismo independente e investigativo do Norte do Brasil. Neste ano, o Congresso teve 30 convidados estrangeiros, de Canadá, China, Cuba, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Nicarágua, Nigéria, México, Índia, Quênia, Paquistão, Peru, Reino Unido e Taiwan, em comparação aos 18 participantes do exterior em 2020.

Acesse o conteúdo dos eventos aqui.

Participe do censo “Perfil Racial da Imprensa Brasileira”

O estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira é um projeto da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas.
O estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira é um projeto da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas.

Começou em 16/8 o Censo que buscará dimensionar o Perfil Racial da Imprensa Brasileira. Um e-mail foi enviado para os 61 mil jornalistas em atividade no País, convidando-os a responderem à pesquisa, que tem 13 questões e leva apenas 5 minutos para ser preenchida.

A iniciativa é da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, em parceria com o Instituto Corda – Rede de Pesquisas e Projetos e o I’Max, e conta com o apoio institucional de ABI – Associação Brasileira de Imprensa, AJOR – Associação de Jornalismo Digital, ANER – Associação Nacional dos Editores de Revista, ANJ – Associação Nacional de Jornais, PROJOR – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, Rede de Jornalistas Pretos e Universidade Zumbi dos Palmares. Conta ainda com o patrocínio da ADM.

O objetivo do estudo é medir a presença de todas as raças no Jornalismo brasileiro com vistas a permitir, a partir desse conhecimento, o planejamento e a implementação de políticas afirmativas de diversidade e inclusão nas redações jornalísticas. Maior diversidade tornará o jornalismo mais inclusivo e menos preconceituoso, e distorções que ainda são muito comuns − sobretudo em relação aos negros, muito pouco representados tanto quantitativa quanto qualitativamente nas redações − poderão de fato começar a ser combatidas.

Para estimular uma participação expressiva dos 61 mil jornalistas brasileiros em atividade nas redações, o Censo está realizando uma campanha de estímulo, com depoimentos de jornalistas e outras personalidades da sociedade brasileira, como os jornalistas Pedro Bial, Juca Kfouri, Roberto D’Ávila, Flávia Oliveira, Flávia Lima e Wanderley Nogueira, os escritores Laurentino Gomes e Antônio Torres, o maestro João Carlos Martins, a empresária Luiza Trajano, o economista e ex-ministro Maílson da Nóbrega, o ator Paulo Betti, o jornalista e também ex-ministro Miguel Jorge, entre outros.

Todos eles apoiam a campanha e recomendam que os jornalistas brasileiros participem do Censo, pela relevância de se conhecer o Perfil Racial da Imprensa Brasileira e, com isso, contribuir para a diversidade nas redações, para um jornalismo mais plural e equânime, e para o fortalecimento da Democracia e da Liberdade.

Nikole Lima é a nova apresentadora do Balanço Geral DF Manhã

O Balanço Geral DF Manhã tem nova apresentadora, Nikole Lima. Ela estreou no programa da Record TV em 20 de agosto. “Estou muito feliz.
O Balanço Geral DF Manhã tem nova apresentadora, Nikole Lima. Ela estreou no programa da Record TV em 20 de agosto. “Estou muito feliz.

O Balanço Geral DF Manhã tem nova apresentadora, Nikole Lima. Ela estreou no programa da Record TV em 20 de agosto. “Estou muito feliz. Sentir o carinho e apoio do público com a minha chegada na Record TV Brasília foi algo que me fez ter certeza de que faremos um trabalho incrível de muito sucesso”, disse. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 6h30, com as principais notícias da cidade e prestação de serviço. 

Nikole tem 32 anos e nasceu em Araxá (MG).  Mudou-se para Brasília em 2007, para estudar Jornalismo na Facitec, em Taguatinga. Trabalhou em assessoria de imprensa e em jornais impressos, mas nos últimos dez anos atuou na TV, onde iniciou a carreira como estagiária e tornou-se apresentadora, função que exerce há três anos. 

Agências começam a retornar aos escritórios e trabalho híbrido será tendência

Nova sondagem realizada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) entre seus associados revela que 60,5% das empresas continuam trabalhando integralmente em home office enquanto 20,9% voltaram parcialmente às atividades presenciais e outras 14% já adotaram como norma o trabalho híbrido em caráter permanente, com parte da equipe em teletrabalho e parte frequentando o escritório. Entre as agências que ainda não retornaram ao trabalho presencial 29% afirmam que só iniciarão o retorno a partir de janeiro de 2022 e 12,9% apenas quando houver liberação total das atividades presenciais pelos órgãos públicos de autoridades sanitárias. As demais dividem-se entre voltar ainda neste ano, retornar só depois de janeiro ou quando considerarem que a pandemia terminou.

O atendimento presencial a clientes em situações pontuais já voltou para 25,6% dos respondentes. 16,3% não permitem ainda o trabalho presencial nessa modalidade e outros 11,6% também já enviam profissionais para o atendimento in company.

Perguntadas sobre a obrigatoriedade de vacinação dos funcionários, 52,4% vão exigir o comprovante de vacinação completa (em duas doses ou dose única) para todos os funcionários. 14,3% exigirão comprovante apenas para quem voltar ao trabalho presencial.

Quanto ao teletrabalho, as agências estão oferecendo aos profissionais alguns itens de apoio. 92,7% forneceram computador, 70,7%, cadeiras ergonômicas, 61%, assinaturas online dos principais veículos e portais, 48,8% estão subsidiando melhorias na conexão à internet, 36,6% apoiam com licenças de sotfwares e 26,8% pagam integralmente ou parte das contas telefônicas.

Para proporcionar ações de bem-estar aos funcionários 48,8% promovem happy hours virtuais com a equipe, 27,9% estão prestando apoio psicológico, 20,9% promovem aulas de ioga ou ginástica, outras 20,9% oferecem atividades culturais online, enquanto 27,9% das agências declararam não ter políticas voltadas para o bem-estar.

A pesquisa foi respondida por 43 agências, sendo 62% delas sediadas em São Paulo. Também foram dadas respostas por agências de Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pará e Santa Catarina.

30,2% das participantes faturam até R$ 1 milhão por ano, 32,6% estão na faixa entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões anuais. 27,9 registram faturamento anual entre R$ 10 milhões e R$ 40 milhões. E 9,3% faturam acima de R$ 40 milhões anuais.

Jornalista é agredida na TV Câmara de Natal

Renata Fernandes Paiva denunciou que Francisco Rodrigues Neto, da TV Câmara de Natal, do Rio Grande do Norte, agrediu-a fisicamente.
Renata Fernandes Paiva denunciou que Francisco Rodrigues Neto, da TV Câmara de Natal, do Rio Grande do Norte, agrediu-a fisicamente.

Renata Fernandes Paiva denunciou que Francisco Rodrigues Neto, seu ex-chefe e diretor da TV Câmara de Natal, do Rio Grande do Norte, agrediu-a fisicamente em 19/8 na sede da emissora, onde ela prestou serviços por três anos.

Segundo O Globo, apesar de não trabalhar mais no gabinete em questão, a jornalista foi até o local para buscar um material audiovisual com cerca de 500 imagens reunidas enquanto ainda era subordinada a ele. Nesse momento, Francisco a teria agredido, forçando-a a se retirar: “Pegou os meus dois braços, me deixou com vários hematomas”. Ele nega as acusações.

Diante do ocorrido, Renata contou ter recebido uma licença médica de oito dias com acompanhamento psiquiátrico para se recuperar do episódio: “Eu fiquei muito mal, ainda estou muito mal emocionalmente, porque essas coisas não são só físicas, elas causam dano psicológico muito grande. Eu me consultei com uma médica que me prescreveu uns remédios para eu poder me acalmar e dormir. Há sete dias que não consigo dormir”.

A demora da jornalista para expor a sua versão dos fatos se deu, segundo ela, por medo de uma demissão se assim o fizesse, já que seu cargo é comissionado e ela não tem a estabilidade de um emprego público concursado.

“Fiquei com medo de sofrer represália, mas meu advogado me recomendou denunciar e divulgar. Tenho um laudo, fiz boletim de ocorrência e vou tomar todas as medidas judiciais cabíveis. Ele está afastado da TV. Eu tenho duas testemunhas. E foi isso que aconteceu, única e exclusivamente porque eu pedi o meu material de trabalho de pesquisa de volta”.

De acordo com a Polícia Civil, o caso é tratado como lesão corporal e ameaça, que são crimes de menor potencial ofensivo e, portanto, os envolvidos ainda não prestaram depoimento. Eles já foram, contudo, intimados à 1ª Delegacia Distrital de Natal, onde será feito um termo circunstanciado de ocorrência. As oitivas já foram agendadas, mas a corporação explicou que não divulga a data para não tumultuar o ambiente. O delegado solicitou imagens da Câmara Municipal para análise, mas elas ainda não foram enviadas. Procurada, a Câmara Municipal de Natal não enviou uma resposta sobre o caso.

Francisco disse em nota refutar veementemente as acusações e que está “tomando providências no âmbito administrativo, criminal e cível, para atestar minha inocência no caso”.

“Tenho 30 anos de profissão, com passagem por diversos veículos de comunicação e órgãos públicos do Rio Grande do Norte e nunca imaginei ver minha imagem e credibilidade serem atacadas desta forma tão leviana. Estou sendo injustiçado por uma pessoa que usa de má fé e se apropria de uma campanha e luta feminista para me atacar e me prejudicar”.

E mais:

 

Priscilla Cortezze assume Diretoria de Sustentabilidade da Volkswagen

Priscilla Cortezze
Priscilla Cortezze

A Volkswagen anunciou a criação, em 1º de setembro, de uma Diretoria de Sustentabilidade. O novo setor estará integrado à Diretoria de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, liderada por Priscilla Cortezze, com reporte ao presidente e CEO da Volkswagen América Latina Pablo Di Si.

Segundo comunicado da empresa, o objetivo da ampliação do escopo do setor comandado por Priscila é estabelecer uma visão única para os assuntos relacionados a Sustentabilidade na empresa, visando a fortalecer os fatores ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês).

“Vamos olhar não apenas os riscos, mas principalmente as oportunidades que temos no futuro, considerando múltiplos stakeholders e uma agenda mais ampla de toda a sociedade”, destacou Priscilla Cortezze, que também é membro do Comitê Executivo da fabricante na América Latina. “Queremos estabelecer uma abordagem empreendedora e criativa para desenvolver ideias e processos inovadores, em parceria com todas as áreas da empresa. Temos um grande desafio com as metas do programa Way to Zero. Em 2050, queremos nos tornar totalmente neutros em CO2 tanto como empresa quanto como fabricante de automóveis”.

A nova área vai liderar o relacionamento com os principais stakeholders e fóruns externos sobre o tema e apoiar a criação do recém-anunciado Centro de P&D de Biocombustíveis no Brasil. A Fundação Grupo Volkswagen também passa a fazer parte da nova estrutura, assim como o comitê de Sustentabilidade/ESG, englobando as áreas de RH, Compras, Finanças, Desenvolvimento de Produto, Compliance, Estratégia, Operações, Vendas e Marketing, e Relações Governamentais.

Ajor chega a 50 organizações associadas

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) atingiu em 31/8 o número de 50 organizações associadas. Dentre as nove plataformas que se juntaram neste mês à entidade, fundada no início de junho, está este Portal dos Jornalistas.

Também passaram a fazer parte do quadro:

  • Diário do Rio: No ar desde 2007, trata de temas ligados ao Rio de Janeiro, sendo referência na política regional, agenda, gastronomia e cobertura de eventos, com notícias relevantes e que mexem com a cidade. O jornal acredita que o bom jornalismo não é baseado apenas nas críticas, mas sim em mostrar, também, o lado positivo da vida da cidade.
  • Jornal Metamorfose: Mídia independente e experimental do estado de Goiás, criada em 2016. Atua em prol dos direitos humanos e pela liberdade dos povos. Conheça o #JMContraACensura, nossa edição impressa e a #RádioMetamorfose, o podcast semanal do JM.
  • Matinal: Com sede em Porto Alegre, o Matinal Jornalismo é formado pelos serviços Matinal News (newsletter diária de curadoria), revista Parêntese (reflexões e literatura), RogerLerina.com (jornalismo e agenda culturais) e Zap Matinal (boletim WhatsApp).
  • Meus Sertões: Concebido em 14 de março de 2016, tem por objetivo descobrir e relatar fatos relacionadas às cidades do semiárido brasileiro. A região é formada por dez estados e tem área equivalente a cerca de três vezes o tamanho da Alemanha. Apesar de sua diversidade, costuma ser retratada a partir de estereótipos. Nosso objetivo é combater o preconceito, aprofundando o debate de questões cruciais e mostrando alternativas para a solução de problemas, assim como retratar personagens e a cultura sertaneja.
  • PerifaConnection: Plataforma de disputa de narrativa sobre as periferias do Brasil. A partir de articulação em rede produzimos conteúdos, e mobilizamos lideranças jovens e comunicadores populares em meios de comunicação parceiros e também por canais próprios.
  • Rádio Guarda-chuva: A Rádio Guarda-chuva é a primeira rede brasileira de podcasts jornalísticos, fundada pelos idealizadores dos podcasts Finitude, Põe na Estante e Rádio Escafandro. Nasceu em 2018 com o objetivo de fortalecer os diálogos sobre jornalismo e podcasts.
  • Revista O Grito!:uma publicação jornalística pernambucana online independente dedicada a cobrir os diversos assuntos da arte e cultura pop como quadrinhos, música, cinema, literatura, artes visuais, moda e teatro/dança. Temos atualização diária com notícias, resenhas/críticas, entrevistas e reportagens especiais.
  • Sul21:Site de notícias independente, lançado em 2010 e, desde 2020, administrado coletivamente pelos profissionais da redação. Nosso principal objetivo é produzir, a partir de Porto Alegre, reportagens aprofundadas sobre temas que nem sempre recebem espaço na mídia hegemônica.

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