Altamir Tojal

Altamir Tojal Leite nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no dia dois de junho de 1948. Formou-se jornalista em 1973 pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e concluiu pós-graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
 
Começou a carreira ainda estudante, no Jornal do Brasil, em 1971, atuando como repórter da editoria de Economia: “Foram cinco anos de muito trabalho e aprendizado. Vivíamos sob uma ditadura e a vida de jornalista era bastante influenciada por essa circunstância.”
 
Em 1976 entrou como repórter de Geral do jornal O Globo, onde permaneceu pouco mais de um ano. Dois anos mais tarde, foi chefe do departamento de comunicação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), ficando no cargo até meados de 1986.
 
Foi, ainda, repórter da revista istoÉ por três anos (1988-1991), quando resolveu abrir sua própria agência, a SPS Comunicação, da qual é diretor desde 1991.
 
É autor do romance Faz Que Não Vê (Garamond, 2006), um thriller político, e do livro de contos Oásis Azul do Méier (Caliban, 2010).
 
Edita o site Este mundo possível, onde escreve sobre Política e Cidades e publica textos de autoria própria.
 
 
Atualizado em fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
Fonte:
Informações fornecidas pelo jornalista.
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *