Rádio BBC aposta em programa exclusivo via podcast para conquistar jovens

O embate entre digital e mídia tradicional continua aqui no Reino Unido, com um novo round. Pressionada pela perda de audiência entre o público jovem (16 a 34 anos), que consome cada vez mais conteúdo online e por streaming em detrimento dos programas radiofônicos ao vivo, a Rádio BBC 4 lançou na segunda-feira (29/10) o Beyond Today, pegando carona na popularidade de seu popular noticiário Today.

Fazendo jus ao nome, Beyond Today não repete o formato nem o conteúdo do programa que lhe deu origem, e vai além dos tradicionais podcasts de matérias ou comentários já veiculados pela rádio, como muitas emissoras fazem. Trata-se de um programa estruturado, chegando a ter uma equipe própria e apresentadores exclusivos (Tina Dahley e Mathew Price).

São 20 minutos e apenas um tema por dia, aprofundando um assunto em evidência. O tom é de conversa, bem descontraído, diferente do padrão noticioso convencional da BBC. O podcast pode ser acessado pelo BBC Sounds, um novo site e aplicativo que reúne conteúdo das rádios BBC e música. A equipe procura espelhar o público-alvo. São jornalistas oriundos de várias áreas da BBC, abaixo de 30 anos. A maioria mulheres, e diversos representantes de minorias étnicas.

O primeiro programa foi sobre o novo orçamento 2018 divulgado pelo Governo. É um tema que afeta os jovens, já que envolve questões como financiamento para educação e para aquisição do primeiro imóvel. O apresentador deixa claro que não está competindo com o imenso noticiário já disponível sobre o assunto, mas sim procurando esclarecer as consequências. O movimento da Rádio BBC busca reverter a perda de audiência semanal do Today, que é de 3% em relação ao ano passado.

É também uma reação à pressão do Ofcom, órgão regulador da imprensa britânica, que em seu relatório anual sobre a BBC, divulgado na semana passada, apontou que a emissora pública não está fazendo o suficiente, nem na velocidade adequada, para alcançar os jovens, o que o órgão considera  crucial para a sua sobrevivência futura. O relatório cobra que a BBC adote medidas significativas para resolver esse problema e garantir a entrega de conteúdo interessante no formato que reflita a visão e os hábitos de consumo de conteúdo dos jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *