23.6 C
Nova Iorque
domingo, julho 27, 2025

Buy now

Início Site Página 429

Vereador ameaça jornalista no Oeste de Minas

Ataques graves a jornalistas dobraram em 2022, diz monitoramento da Abraji
A comunicadora Lana Holanda entrou para o Programa de Proteção Legal para Jornalistas, da Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O vereador Diego Espino (PSL), de Divinópolis (MG), tentou invadir os estúdios da TV Canindés para ameaçar, coagir e xingar Eduardo Silva, apresentador do programa Cidade Urgente. A ação aconteceu após Eduardo noticiar que Espino invadiu a Santa Casa de Carmo da Mata, hospital que não atende a casos de Covid-19, para mostrar uma suposta desocupação de leitos na pandemia. Esse foi o terceiro caso de violência contra jornalistas no último mês em Minas Gerais.

Eduardo relatou que, durante o programa que estava sendo exibido na manhã de 30/3, enquanto ainda estava no ar mencionando os fatos ocorridos no município de Carmo da Mata, incluindo a invasão do vereador ao hospital no domingo 28/3, ouviu gritos e tumulto vindos da recepção da emissora. Deparou-se então com Diego Espino tentando invadir o estúdio para tirar satisfação com o apresentador.

Diego estava acompanhado do deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) e, segundo Eduardo, o vereador proferiu xingamentos e ameaças, exigindo que nunca mais pronunciasse o nome dele em seu programa e tampouco o do deputado.

A Associação Brasileira de Emissora de Rádio e Televisão (Abert), o Sindicato dos Jornalistas de Minas e a Oposição Sindical repudiaram a atitude do vereador.

A Abert disse em nota que “todo e qualquer cidadão que se ofenda por determinada publicação tem o direito de procurar a justiça, mas jamais recorrer à intimidação e a violência”.

O Sindicato salientou que esse foi o terceiro caso de violência contra jornalistas no último no mês estado e lamentou: “Infelizmente, esses registros estão se tornando comuns não só em Minas Gerais, mas em todo Brasil, onde a violência contra jornalistas grassa sem que haja por parte das autoridades nenhuma medida efetiva para combater esse ataque que, também é um atentado à liberdade de expressão e ao direito à informação”.

O relatório anual da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) sobre violência contra jornalistas apontou que houve um aumento de 105% dos casos em 2020, com em relação ao ano anterior.

 

Vem aí o Prêmio +Admirados da Imprensa Esportiva

J&Cia, 2 Toques e LiveSports unem-se para lançar o Prêmio Os +Admirados da Imprensa Esportiva
J&Cia, 2 Toques e LiveSports unem-se para lançar o Prêmio Os +Admirados da Imprensa Esportiva

Uma semana após anunciar o lançamento do Prêmio Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio, J&Cia apresenta agora a também inédita premiação dos +Admirados da Imprensa Esportiva. A nova premiação será realizada em parceria com as empresas 2 Toques, de Carlos Alberto Silva, e Live Sports, dirigida por João Palomino e Fábio Seixas. Do mesmo modo que as demais, abrangerá dois turnos de votação, entre julho e agosto, o primeiro de livre indicação, para a seleção dos finalistas; e o segundo para definir os vencedores entre profissionais e veículos.

“Há tempos sonhamos em ampliar a premiação dos +Admirados para outros segmentos especializados do jornalismo, uma forma de homenagear e distinguir não só os profissionais e veículos, mas a própria atividade jornalística”, diz Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia e idealizador do projeto. “Para este ano, os segmentos escolhidos por nossa equipe, pelas circunstâncias, foram o do Agronegócio (setor que há anos puxa a economia), da Saúde e Bem-Estar (que tem exercido papel estratégico e relevante na cobertura da pandemia da Covid-19) e Esportivo (em ano de Olimpíadas). Com o tempo, por óbvio, queremos estender a premiação a outros segmentos jornalísticos, como os de Política, Cultura, Turismo, Tecnologia, Ciência, entre outros.”

Parceira da premiação, a 2 Toques, braço de marketing esportivo da Blue PR, vem há mais de um ano buscando caminhos para viabilizar economicamente o projeto. “Para nós”, diz Carlos Alberto Silva, diretor da empresa, “é uma honra e um orgulho participar da primeira edição de um prêmio que destaca profissionais que não medem esforços para apurar e divulgar informações precisas do mundo esportivo”.

Parceira mais recente, a LiveSports será fundamental na visibilidade da premiação em todo o Brasil. Para o CEO da empresa, João Palomino, “o prêmio nessa parceria é o reconhecimento de excelência que o Brasil tem também no jornalismo esportivo. Opinião forte, informação, envolvimento, emoção. São valores imprescindíveis que, inclusive, direcionam a história do Jornalistas&Cia e da LiveSports”. Fábio Seixas, seu parceiro e diretor de Conteúdo na empresa, acrescenta: “Reconhecimento é sempre bom, dá aquela força muitas vezes tão necessária para seguir no dia a dia da profissão. Como jornalista atuando no esporte há tanto tempo, fico muito feliz em ver a LiveSports participando desse projeto”.

Nas próximas semanas, J&Cia trará detalhes do projeto, incluindo as categorias e o calendário de votação. Outras informações com Vinícius Ribeiro, pelos vinicius@jornalistasecia.com.br e 11-99244-665.

Débora Freitas assume o CBN São Paulo na segunda-feira (19/4)

CBN
CBN

A partir da próxima segunda-feira (19/4), Débora Freitas assume o comando do CBN São Paulo, que vai ao ar de segunda a sábado, das 10 às 12 horas. Ela retorna à CBN, onde trabalhou por nove anos, entre 2010 e 2019. Nesse período, foi repórter e âncora dos principais programas da rádio e apresentou, ao longo de três anos, o 50 Mais CBN, focado em longevidade e envelhecimento ativo. Débora volta à rádio após uma temporada na CNN Brasil.

Ao lado de Fernando Andrade, discutirá diariamente os temas que mais impactam a vida e o cotidiano dos paulistanos. Na semana de estreia dela, o CBN São Paulo ganhará uma nova estrutura. Raul Juste Lores assume como comentarista no quadro Mais São Paulo, que terá novo formato e passará a ser exibido às 10h50, de segunda a sexta-feira.

Graças à integração da CBN com a Editora Globo, o CBN São Paulo terá também o quadro Bastidores da Política, que irá ao ar às quartas e sextas-feiras, às 11h20, com participação dos repórteres de Política do Valor Econômico. Às segundas-feiras, no mesmo horário, o sociólogo Américo Sampaio falará sobre boas práticas e políticas públicas pelo mundo no Observatório da Cidade.

Às terças e sextas-feiras, às 11h50, atrações culturais e gastronômicas da capital paulista continuarão sendo apresentadas no quadro Curta SP, com Adriana Ferreira e Jéssica Bernardo. Já o Veja São Paulo Recomenda, com o crítico gastronômico Arnaldo Lorençato, vai ao ar toda quinta-feira, no mesmo horário.

Além das mudanças nos quadros, Débora e Fernando aumentarão a interatividade com os ouvintes por meio do quadro Bronca do Ouvinte. O objetivo é ecoar reclamações que poderão ser enviadas em formato de áudio pelo WhatsApp.

Record TV e Lupa são finalistas do One World Media Awards

Record TV e Lupa são finalistas do One World Media Awards
Record TV e Lupa são finalistas do One World Media Awards

A Record TV e a Agência Lupa são os únicos veículos brasileiros entre os finalistas do One World Media Awards, um dos mais importantes prêmios internacionais da área, que reconhece reportagens de diferentes países. A emissora concorre na categoria Documentário de Televisão, com a produção Agricultoras Violentadas, exibida pelo Repórter Record Investigação no ano passado. A Lupa é finalista na categoria Mídia Digital, com a plataforma No Epicentro. Os vencedores serão anunciados em 17 de junho.

A reportagem da Record TV mostrou a história de mulheres no interior de Goiás e de Minas Gerais que sofrem violência física e psicológica, além de enfrentarem longas jornadas de trabalho. A equipe do Repórter Record Investigação foi composta por Ivandra Previdi, Catarina Hong, Rogério Guimarães, Mariana Ferrari, Alessandro Cezario, Camila Babilius, Carlos Francisco, Glauco Giani, Anthony Barcellos, Lamberto Borges, Rodrigo Alves, Thiago Teixeira, Miguel Wesley, Giulia Gazetta, Laura Ferla, Gilson Fredy, Hugo Costa, Caio Roberto Perdoso Laronga, Leandro Pasqualin, Pablo Toledo, Gustavo Marcelo Costa, Cristiane Massuyama, Marcelo Magalhães Menezes, Renata Garofano e Mateus Bueno Munin. A apresentação foi de Adriana Araújo.

No Epicentro, da Agência Lupa, é uma plataforma que simula para o leitor como ficaria sua vizinhança se todos os mortos por Covid-19 se concentrassem por perto. “Você vai ver um círculo ser desenhado ao redor do seu local: todas as pessoas que moram nessa área deixariam de existir. Até onde iria a devastação?”, diz o site do projeto, que foi reproduzido pelo The Washington Post. Fazem parte da iniciativa: Alberto Cairo (Consultoria), Rodrigo Menegat (Dados e narrativa), Tiago Maranhão (Desenvolvimento), Vinicius Sueiro (Design e desenvolvimento), Natália Leal (Edição), Gilberto Scofield Jr. (Divulgação), e apoio de Simon Rogers e Marco Túlio Pires (Google News Initiative).

Confira os demais finalistas no site do One World Media Awards.

Leonardo Araujo é o novo diretor de comunicação corporativa da Publicis Brasil

A Publicis Brasil contratou Leonardo Araujo como seu novo diretor de comunicação corporativa, para atuar nas áreas de PR, redes sociais e relacionamento institucional da agência. Ele também fará parte do board da empresa.
A Publicis Brasil contratou Leonardo Araujo como seu novo diretor de comunicação corporativa, para atuar nas áreas de PR, redes sociais e relacionamento institucional da agência. Ele também fará parte do board da empresa.

A Publicis Brasil contratou Leonardo Araujo como seu novo diretor de comunicação corporativa, para atuar nas áreas de PR, redes sociais e relacionamento institucional da agência. Ele também fará parte do board da empresa.

Leonardo teve passagens por veículos publicitários como Adnews e Propmark, além de já ter atuado como coordenador de conteúdo digital em algumas agências e realizado trabalhos para clientes tanto no Brasil quanto no exterior.

“A chegada do Leonardo Araujo reforça a importância de buscarmos novas referências e um perfil de comunicação corporativa com mais foco em conteúdo e tecnologia. Sua versatilidade profissional será de suma importância para comunicar nossos trabalhos, que hoje abrangem toda a jornada do cliente por diversas plataformas, indo além da compra de mídia. É uma liderança que reforça o board no nosso aniversário de 25 anos de Brasil”, afirma Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis Brasil.

E mais:

Vinícius Garrido substitui a Renata Afonso na Direção-Geral da TV TEM (SP)

Vinícius Garrido substitui a Renata Afonso na Direção-Geral da TV TEM (SP)
Vinícius Garrido substitui a Renata Afonso na Direção-Geral da TV TEM (SP)

A TV TEM, afiliada da Rede Globo em parte do interior de São Paulo, anunciou Vinícius Garrido como novo diretor-geral. Ele substitui a Renata Afonso, agora CEO da CNN Brasil.

Stefano Hawilla, dono da TV TEM, resolveu prestigiar Garrido, que está na emissora há 24 anos, desde antes do veículo ter este nome: “É um especialista em tecnologia da informação, sabe como poucos o funcionamento da engrenagem de televisão e enxerga longe, com capacidade para antever os rumos do negócio comunicação”, declarou Hawilla.

Garrido chegou à empresa como estagiário em 1997, na época chamada de TV Aliança Paulista. Ele vinha respondendo pela direção financeira, institucional e administrativa da empresa.

A TV TEM cobre 49% do estado de São Paulo e é dividida nas regiões Sorocaba e Jundiaí; Itapetininga; Bauru e Marília; e São José do Rio Preto e Araçatuba.

Carolina Constantino é a nova gerente de comunicação da Latam Brasil

O Grupo Latam Airlines anunciou Carolina Constantino como gerente de comunicação corporativa e sustentabilidade da Latam no Brasil. Ela será responsável por liderar as estratégias da empresa aérea em relações com a imprensa e nos temas relacionados a sustentabilidade, respondendo a Gislaine Rosseti, diretora de Relações Internacionais e Sustentabilidade.

Formada em Jornalismo, Carolina tem MBA em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), especialização em gestão estratégica de comunicação corporativa e relações públicas pela ECA-USP e em administração de empresas pela Faap. Atua na área há quase 20 anos.

Também tem experiência em comunicação corporativa, cultura organizacional, sustentabilidade, gestão de crise, inbound PR, marketing de conteúdo e de influência, além de carreira no setor financeiro e de aviação. Ela desligou-se da Azul em julho de 2020, após dez anos de atuação, para dedicar-se à filha Maria Anita, recém-nascida. Atuou também por quase sete anos no Santander.

Flavio Gomes lança livro sobre bastidores da Fórmula 1

Flavio Gomes, fundador do site Grande Prêmio, lançou o livro Ímola 1994 (Editora Gulliver), no qual escreve sobre bastidores de suas coberturas jornalísticas na Fórmula 1, com recorte especial para os anos 1980 e 1990, e destaque para o trágico fim de semana do GP de San Marino de 1994 em que morreu Ayrton Senna.

Esse é o segundo livro de Flavio sobre Fórmula 1. O primeiro, O Boto do Reno, reúne crônicas escritas entre 1988 e 2005. Mas Ímola 1994 é diferente. Ele escreveu a obra nos três primeiros meses de 2021, inspirado no interesse dos leitores e espectadores sobre as histórias de coberturas jornalísticas de um período muito especial, de Nelson Piquet, Ayrton Senna e Michael Schumacher.

O livro, dividido em 27 capítulos, mostra as dificuldades e particularidades de uma cobertura tão importante, feita no mundo inteiro em uma época sem internet. O prefácio é de Mário Magalhães, autor de obras como a biografia de Carlos Marighella, e Lutas e Lágrimas, que conta a história das eleições de 2018 no Brasil.

É possível adquirir o livro em pré-venda diretamente com o autor pelo flaviogomes@warmup.com.br, com “Ímola 1994” no assunto.

Leão Serva lança livro sobre a “emoção” da fotografia de guerra

Leão Serva lança livro sobre a “emoção” da fotografia de guerra
Leão Serva lança livro sobre a “emoção” da fotografia de guerra

Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, lança o livro A Fórmula da emoção na fotografia de guerra (Edições SESC-SP), obra que reflete sobre como as imagens de conflitos reproduzem cenas, gestos e sentimentos gravados no imaginário coletivo por outras artes, desde pinturas rupestres até os dias atuais, passando por todos os períodos da história.

Nesta quarta (14/4), às 19h, ele participará de uma conversa com o professor Norval Baitello Junior, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, sobre a obra, inspirada na tese de doutorado em Semiótica que Serva defendeu na própria PUC no final de 2017. O debate será transmitido ao vivo pela TV PUC.

O livro baseia-se no conceito de Fórmula da Emoção, criado pelo estudioso alemão Aby Warburg, que detectou como imagens muito expressivas que adornavam obras gregas ou romanas antigas eram copiadas ou reproduzidas por artistas do Renascimento. Aplicando o mesmo princípio em seu livro, Serva mostra cenas de conflitos que replicam pinturas e fotografias, como se o fotógrafo de guerra usasse, subjetivamente, obras antigas como referências na hora do clique.

A capa do livro, por exemplo, apresenta uma justaposição, com uma famosa foto de André Liohn, de um soldado líbio ferido, que está na mesma postura do personagem mítico Orfeu sendo torturado pelas divindades Mênades, em desenho antigo de Andrea Mantegna.

Formado em Jornalismo, e mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Serva foi correspondente de guerra da Folha de S.Paulo, tendo coberto conflitos em vários países, como a Angola, Somália e a ex-lugoslávia, sobre a qual escreveu os livros A Batalha de Sarajevo (1994) e Jornalismo e Desinformação (2001). Foi editor e diretor de Folha de S.Paulo, Notícias Populares, Jornal da Tarde, Lance, Placar, Ultimo Segundo-iG e Diário de S.Paulo. Além de diretor de Jornalismo da TV Cultura, é também professor de Ética Jornalística na ESPM-SP.

Notícias regionais passam a fazer parte do Facebook News no Reino Unido

Notícias regionais passam a fazer parte do Facebook News no Reino Unido
Notícias regionais passam a fazer parte do Facebook News no Reino Unido

O Facebook anunciou na terça-feira (13/4) a ampliação do Facebook News no Reino Unido, que agora passa a exibir também conteúdo de veículos regionais do país ao lado das matérias nacionais. As empresas jornalísticas participantes do acordo são remuneradas pela plataforma digital pelo o uso de suas notícias, selecionadas conforme a região do usuário.

O acordo com a imprensa regional britânica foi fechado no momento em que o país caminha para aprovar uma lei regulamentando a atuação das plataformas digitais, seguindo os passos da Austrália.

Leia mais sobre o Facebook News em MediaTalks by J&Cia.

Veja também: O Conselho de Supervisão do Facebook, órgão supremo da plataforma, responsável por rever decisões de remoção de postagens tomadas pelos moderadores, vai passar a receber também pedidos de retirada de conteúdo. Entenda como vai funcionar.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese