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UOL firma parceria editorial com O Antagonista e Crusoé

UOL firma parceria editorial com O Antagonista e Crusoé

O UOL anunciou uma parceria editorial com o site O Antagonista e a revista Crusoé, com o objetivo de aumentar o conteúdo sobre política no portal, de olho nas eleições de 2022.

A parceria faz com que links para conteúdos de O Antagonista e Crusoé sejam incluídos em diversas páginas do UOL, permitindo acesso a esses textos, mesmo que sejam restritos a assinantes dos dois veículos. Além do acordo editorial, as empresas trabalharão em projetos de publicidade, que devem ser anunciados nas próximas semanas, e no intercâmbio de tecnologia e ferramentas para alavancar a audiência e a performance técnica das plataformas.

O Antagonista e Crusoé foram fundados por Diogo Mainardi e Mario Sabino. O site nasceu há sete anos, e ficou conhecido pela intensa cobertura da operação Lava Jato. Um de seus furos de reportagem mais recentes foi o relato sobre a compra de uma mansão em Brasília pelo senador Flávio Bolsonaro.

Em 2018, Mainardi e Sabino lançaram a Crusoé, que traz às sextas-feiras reportagens especiais sobre os bastidores do poder, e entrevistas com personagens relevantes da política nacional.

Sobre a parceria, Sabino comentou que “vai muito além do aspecto comercial. Ela abre horizontes editoriais tanto para O Antagonista como para a Crusoé. Acredito que vamos contribuir para que o UOL ofereça aos seus assinantes e visitantes ainda mais diversidade de pontos de vista”.

Ari Peixoto, Stella Gontijo, Adriana Araújo e Maurício Bastos marcam estreias em março

A segunda semana de março está sendo de grande movimentação na imprensa com estreias de Ari Peixoto, Stella Gontijo, e Adriana Araújo.
A segunda semana de março está sendo de grande movimentação na imprensa com estreias de Ari Peixoto, Stella Gontijo, e Adriana Araújo.

A segunda semana de março está sendo de grande movimentação na imprensa. A segunda-feira (7/3) teve a estreia de Ari Peixoto (ex-Globo) na Record, comandando o Jornal da Record; Stella Gontijo (ex-TV Gazeta SP) assumiu o RF News, programa produzido pela Rede Família, emissora sediada em Campinas e pertencente ao Grupo Record; e Adriana Araújo (ex-Globo) estreou como âncora da BandNews FM. Na última quinta-feira (3/3) Maurício Bastos anunciou sua volta à Rádio Tupi (RJ).

Ari Peixoto, que deixou a Globo em outubro de 2021 após 34 anos de casa, teve passagens por Jornal Nacional Fantástico, além de ter atuado como correspondente da emissora na Argentina e no Oriente Médio.

De volta aos telejornais, Stella Gontijo foi por quase oito anos âncora do Jornal da Gazeta, de 2011 a 2018, onde realizou a cobertura de importantes eventos, como a vinda do papa Francisco ao Brasil, Olimpíadas, Copa do Mundo, os protestos de 2013, eleições, entre outras. No novo cargo, vai ao ar de segunda a sexta, das 17h30 às 19 horas.

Adriana Araújo, que na TV Globo atuou como repórter em Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e MGTV, na BandNews FM está no comando do Entre Nós, que vai ao ar das 16h às 17 horas. O novo programa também conta com a apresentação de Fábio França, que há anos integra o time de comunicadores do veículo hard news.

Maurício Bastos anunciou que está de volta à Rádio Tupi, onde, em 2003, começou como estagiário, e permaneceu por quatro anos. “Aos colegas que me acolheram tão bem nesse retorno, meu muito obrigado”, comemorou.

BandNews TV tem programação especial na semana da mulher

O BandNews TV preparou uma semana especial em sua programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
O BandNews TV preparou uma semana especial em sua programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O BandNews TV preparou uma semana especial em sua programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Mercado BandNews, conteúdo diário apresentado por Juliana Rosa, no decorrer da semana recebe exclusivamente entrevistadas mulheres.

Entre as convidadas estão: Maria Silvia Bastos Marques, economista e integrante do conselho administrativo de empresas no Brasil e no exterior; Rachel Maia, fundadora do RM Consulting e do projeto Capacita-me; Luiza Helena Trajano, empresária que comanda a rede Magazine Luiza e empresas integradas; Alessandra Ribeiro, economista e sócia da Tendências Consultoria; Ana Paula Vescovi, economista-chefe do Santander e ex-secretária do Tesouro Nacional; e Vilma Pinto, economista e diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI).

O BandNews TV tem uma mulher em seu comando: Rosângela Lara, diretora-executiva desde fevereiro de 2021, após sete anos de casa como editora-chefe do Hard News.

Jornais A Tarde e Massa (BA) paralisam atividades por atrasos salariais

Jornais A Tarde e Massa (BA) paralisam atividades por atrasos salariais

Os jornais baianos A Tarde e Massa, do Grupo A Tarde Comunicação, decidiram em assembleia paralisar as atividades nestas terça e quarta-feiras (8 e 9/3), em protesto a três meses de atrasos salariais.

Parte da redação ainda não percebeu o vencimento de dezembro de 2021 e a direção da empresa sinalizou com o pagamento de janeiro de 2022 apenas em abril. Além disso, aqueles que têm contrato CLT não receberam o 13º salário, pelo sexto ano seguido.

Na última reunião de conciliação com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), segundo a entidade, a empresa propôs pagar o salário de janeiro de 2022 até 15 de abril, e o de fevereiro até 15 de maio, o que é “inaceitável para quem está com dívidas acumuladas e credores batendo à porta”.

Para Moacy Neves, presidente do Sindicato, a direção de A Tarde está colocando nas costas de seus empregados os custos de sua gestão: “A direção de A Tarde não pode mais pedir voto de confiança aos empregados depois de um ano descumprindo acordos e pagando salário com três meses de atraso”. Ele destaca também que o jornal fez um corte de 25% na equipe, mas até hoje não pagou a quem saiu.

O Sinjorba listou tópicos que ilustram a situação dos trabalhadores de A Tarde e Massa: além dos salários atrasados e do não pagamento do 13º, houve redução de 10% nos contratos dos trabalhadores PJ desde maio de 2020; congelamento salarial desde 2016, acumulando uma perda de 32,64% até janeiro de 2022; não pagamento de tíquete-refeição desde 2017; não recolhimento de FGTS/INSS há pelo menos 76 meses; e intermitência do convênio médico, que algumas vezes é suspenso por falta de pagamento.

“A paralisação é a única forma neste momento encontrada pelos jornalistas para mostrar à empresa que é preciso buscar uma solução para um problema que se arrasta desde o final de 2020”, explica o Sinjorba, que se dispôs a mediar negociações que de fato levem a avanços concretos no Grupo.

Juca Kfouri e José Trajano estreiam Cartão Vermelho no UOL

Juca Kfouri e José Trajano estreiam Cartão Vermelho no UOL

Juca Kfouri e José Trajano estreiam nesta terça-feira (8/3) o programa Cartão Vermelho, no UOL, no qual os dois conversarão sobre diversos temas, como esportes, política, cultura, atualidades, e “tudo o mais que der na telha. Eles dizem saber como começa, não como termina”, explica texto publicado no UOL.

O programa vai ao ar às terças-feiras, às 15h, no UOL e nas principais plataformas de podcast. “Temos liberdade completa para falar de música, literatura, política, do dia a dia, e dar ‘cartão vermelho’ para quem sair fora da linha, segundo nosso ponto de vista”, explicou Trajano.

O nome do programa faz referência ao Cartão Verde, da TV Cultura, que teve a participação dos dois. A ideia era homenagear e premiar os jogadores. Já o Cartão Vermelho é para criticar: “É um cartão vermelho, porque é implacável com os deslizes. Sejam de quem for”, disse Kfouri.

Em entrevista ao UOL, ambos falaram sobre carreira, histórias e o novo projeto. Amigos, Kfouri e Trajano trabalham juntos há 50 anos. Conheceram-se em 1974, na revista Placar. Trajano era repórter e Juca foi contratado como chefe de Reportagem. Anos mais tarde, na ESPN, Trajano foi editor-chefe e Juca, comentarista.

Eles lembram que ganharam fama de “dupla sertaneja” no Cartão Verde: “Mas das antigas, tipo Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho… de lá pra cá não encontro uma que faça o meu gênero”, brincou Trajano. A formação mais tradicional do programa, que começou em 1993 e segue até hoje, tinha os dois jornalistas e Flavio Prado como apresentador.

Destacaram que tratarão de política no programa e que, inclusive, para eles, é impossível falar de esportes sem falar sobre política: “Aí vem o leitor e diz: ‘Mas eu venho aqui para ler esporte’ e não sei o quê. Não é possível, Zé, que vendo o que você está vendo nesse momento ainda haja quem diga que esporte e política não se misturam”, refletiu Juca. “A Fifa, a Uefa e o Comitê Olímpico banem a Rússia de todas as competições, coisa que nunca fizeram com os EUA. Sem justificar e deixando claro que não se justifica o que o Putin está fazendo, mas é engraçado”.

Os jornalistas falaram também sobre influenciadores digitais, filmes e séries, e a única briga que tiveram em anos de amizade. Confira a entrevista na íntegra.

Prêmio de Jornalismo em Seguros distribuirá R$ 120 mil

6º Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros anuncia vencedores

Estão abertas até 31 de maio as inscrições para o VI Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, organizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) com apoio institucional da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). O objetivo do concurso é reconhecer e valorizar os profissionais de imprensa e dos meios de comunicação cujos trabalhos tenham como foco o Mercado de Seguros, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Resseguro, e o papel exercido pelo Corretor de Seguros.

Ele distribuirá R$ 120 mil (R$ 15 mil para o primeiro colocado, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro) a cinco categorias, quatro delas já conhecidas dos jornalistas: Mídia Impressa, Audiovisual (incluindo Rádio e TV), Webjornalismo e Imprensa Especializada do Mercado de Seguros. A quinta categoria, uma novidade desta edição, tem com o tema Inovação. Sua proposta é estimular a produção de reportagens com foco em ideias originais, criativas e inovadoras, desenvolvidas por empresas que agregaram novas tecnologias e ferramentas disruptivas, a fim de proporcionar melhorias para todo o setor de seguros. Poderão concorrer nessa categoria reportagens e artigos publicados e/ou veiculados em mídia impressa, rádio, TV, Websites e na Imprensa Especializada, que versem sobre ações desenvolvidas por instituições e empresas do mercado com o objetivo de preparar os profissionais do setor para atender, com agilidade, qualidade e eficiência, às novas demandas dos consumidores brasileiros.

Cada categoria terá cinco finalistas, escolhidos por uma Comissão de Seleção. Serão premiados os três melhores trabalhos, eleitos pela Comissão de Julgamento. Podem ser inscritas reportagens e matérias veiculadas entre 16 de novembro de 2020 e 30 de maio de 2022.

Desde 2016, o Prêmio tem se consolidado como um reconhecimento aos profissionais de imprensa que cobrem um setor estratégico para o Brasil. Nas cinco edições anteriores, foram mais de 3.500 trabalhos inscritos, produzidos por cerca de 700 profissionais. A cerimônia de premiação da sexta edição deverá ocorrer entre junho e setembro de 2022, provavelmente em formato online.

As inscrições e o regulamento completo do VI Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros estão disponíveis no endereço premiodejornalismo.ens.edu.br.

Agência Bori oferece curso gratuito sobre cobertura de educação

Agência Bori oferece curso gratuito sobre cobertura de educação

A Agência Bori, empresa que busca uma mudança na cultura científica do País por meio do jornalismo, realiza nesta sexta-feira (11/3), das 9h30 às 11h30, o curso gratuito Cobrindo Tecnologias na Educação, que visa a ajudar a qualificar a cobertura jornalística do tema. O projeto é feito em parceria com o Transformative Learning Technologies Lab (TLT Lab), do Teachers College, da Universidade de Columbia em Nova York. As inscrições vão até quarta-feira (9/3).

O curso tem 25 vagas para jornalistas interessados em desenvolver um olhar mais crítico sobre os impactos de ferramentas tecnológicas e novas formas de ensino. As aulas serão conduzidas por especialistas do TLT Lab: Paulo Blikstein, Rodrigo Barbosa e Silva e Fábio Campos.

Entra os assuntos abordados estarão educação híbrida, edtech no Brasil, os impactos da pandemia de Covid-19 na educação, e privacidade e vigilância de alunos e professores no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“As políticas de educação no Brasil também são construídas pelo trabalho da imprensa”, explica Fábio Campos. “Histórias contadas e argumentos baseados em evidências ajudam o trabalho de quem está na ponta”.

Inscreva-se aqui.

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Columbia School lança fellowship para reportagens sobre primeira infância

Columbia School lança fellowship para reportagens sobre primeira infância

O Dart Center for Journalism and Trauma, projeto da Columbia Journalism School em Nova York, lançou uma fellowship que selecionará 15 jornalistas brasileiros e cinco de outros países da América do Sul para a elaboração de reportagens sobre primeira infância. As inscrições vão até a próxima segunda-feira (14/3).

Os 20 selecionados receberão bolsa de US$ 1.500 cada para a produção da reportagem, além de mentoria e participação em webinars mensais com especialistas de diferentes países em ciência, educação, saúde pública e jornalismo. O programa será realizado de abril a outubro de 2022, em português, com tradução para espanhol.

Os projetos podem ser reportagens únicas, séries, narrativas longas ou matérias investigativas, em formato impresso, online, vídeo ou áudio. Pautas sobre crianças de até cinco anos de idade e seus responsáveis terão prioridade. No caso dos brasileiros selecionados, projetos relacionados às eleições de 2022 receberão consideração especial.

O programa será conduzido por Fábio Takahashi, ex-editor da Folha de S. Paulo. De 2033 a 2016, ele atuou como repórter de Educação no jornal. Também participam da fellowship Irene Caselli, consultora sênior da The Early Childhood Reporting Initiative no Dart Center; Mariana Kotscho, criadora do programa Papo de Mãe; Paula Perim, que foi por 17 anos editora-chefe da revista Crescer; e Daniela Tófoli, diretora editorial da Editora Globo

Para fazer a inscrição, é preciso que o interessado viva e trabalhe na América do Sul, tenha interesse pelo tema de primeira infância, seja fluente em português ou espanhol, e esteja disponível para ao menos quatro dos seis webinars da fellowship. As reportagens produzidas serão publicadas em outubro de 2022. Mais informações e inscrições aqui.

Facebook publica anúncio contra PL das Fake News em jornais do País

Reuters e UOL Confere passam a fazer parte de programa de checagem da Meta

O Facebook publicou nessa quinta-feira (3/3), em grandes jornais do País, um anúncio de página inteira no qual critica o Projeto de Lei 2630/2020, o PL das Fake News, argumentando que o texto “traz consequências negativas às pequenas empresas que usam publicidade online para vender mais e gerar mais empregos”.

Segundo o anúncio, “o PL das Fake News deveria combater fake news. E não a lanchonete de seu bairro”, dizendo que até mesmo uma pequena lanchonete de bairro seria impedida de fazer anúncios no Facebook e em outras redes sociais. O PL prevê, entre outros fatores, a proibição de disparos em massa e a limitação do uso de dados pessoais dos usuários de redes sociais.

O Facebook incluiu no anúncio dados como o fato de que pequenas e médias empresas foram responsáveis por 78% dos empregos gerados no Brasil; 82% dos empreendedores que usam publicidade direcionada no Brasil acham que ela é importante para o crescimento da empresa; e 84% a consideram efetiva na busca por novos clientes (Fontes: Sebrae e Deloitte).

O PL faz Fake News tem sido classificado por especialistas em checagem de fatos e desinformação como ineficaz e que poderia causar aumento no cerceamento da liberdade de expressão. Alguns tópicos do texto são criticados, como a obrigatoriedade do uso de CPF válido para abrir uma conta nas redes sociais, e por conferir às autoridades a competência para identificar conteúdos falsos. Os especialistas dizem que uma alternativa melhor seria apostar na educação midiática da população.

Com informações do Portal Imprensa.

Equipe do Metrópoles sofre ameaças de empresário

O empresário Alexandre Pantazis ameaçou publicamente Lilian Tahan, diretora executiva do site Metrópoles, e dois repórteres do veículo.
O empresário Alexandre Pantazis ameaçou publicamente Lilian Tahan, diretora executiva do site Metrópoles, e dois repórteres do veículo.

O empresário Alexandre Pantazis ameaçou e ofendeu publicamente Lilian Tahan, diretora executiva do site Metrópoles, e dois repórteres do veículo. Os ataques, feitos em publicações em seu perfil pessoal do Instagram, vieram após o Metrópoles ter noticiado a denúncia feita pelo Ministério Público do Paraná de que o empresário estaria envolvido em crimes envolvendo contratos e licitações públicas, além de abuso do poder econômico.

Após a reportagem publicada em 2 de março, no dia 3 Alexandre passou a fazer ameaças em sua rede social. “Vou atrás de vocês, se preparem”, escreveu. Lilian Tahan foi a principal vítima do empresário, com comentários machistas e misóginos.

A equipe do Metrópoles registou boletim de ocorrência na polícia, que já tomou o depoimento de Lilian. No entanto, segundo a Abraji, Alexandre ainda não foi ouvido, pois fez as ofensas a partir de Portugal, onde segue acompanhando uma turnê musical ligada a suas empresas.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal prestou solidariedade aos profissionais e afirmou que o “livre exercício da profissão deve ser garantido aos/às jornalistas. Qualquer atentado a esse direito é um atentado à democracia.”

 

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