Em parceria com a Abraji, advogadas lançarão nesta quarta-feira (23/3) o Tornavoz, projeto que tem como objetivo combater o uso do judiciário para perseguir jornalistas.

Criado por Taís Gasparian, Mônica Filgueiras Galvão, Laura Tkacz, Charlene Nagae e pela professora de Direito Clarissa Gross, o Tornavoz será lançado em encontro virtual a partir das 17h, durante a programação da terceira edição do Festival 3i.

A iniciativa do projeto surgiu diante do debate sobre a instrumentalização do Poder Judiciário para perseguir e intimidar jornalistas e dos números divulgados pelo banco de dados Ctrl+X, da Abraji, que aponta ao menos 5,5 mil processos judiciais contra publicações de diversos conteúdos entre os anos de 2014 e 2021, com solicitações de retirada de conteúdo, indenização e até pedidos de prisão de jornalistas.

O Tornavoz comandará ainda outra discussão no Festival. Nesta terça-feira (22/3), às 17h, será realizado o painel Ódio, discurso e o direito, com Lívia Sant’Anna Vaz, promotora de justiça do MP-BA; Eugênio Bucci, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Clarissa Gross, fundadora e diretora do Tornavoz; e Sheila de Carvalho, advogada Internacional de Direitos Humanos.

Leia também: Justiça determina que Twitter apague publicação de Glenn Greenwald

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments