As revistas, assim como os jornais, tiveram queda de circulação em 2021. As revistas impressas reduziram sua circulação em 28%, e as digitais retraíram 21%. No total, a circulação das revistas teve uma redução de 25% no ano passado.

O levantamento, que o Poder360 fez com base em dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), analisou Veja, Quatro Rodas, Exame, Vogue, piauí, CartaCapital e Época, esta última descontinuada em maio de 2021 e que se tornou seção do jornal O Globo.

Segundo o Poder360, as piores quedas na versão impressa foram de Carta Capital, que perdeu mais de 5.800 exemplares impressos e teve retração de 76% em relação a 2020; Exame, com uma redução de pouco mais de 11 mil cópias e retração de 44%; e Veja, que caiu 36% e perdeu quase 52 mil exemplares.

Em relação ao digital, todas as sete revistas tiveram retração, sendo os piores resultados os de CartaCapital (-91%), Quatro Rodas (-23%) e Veja (-22%). Somadas as versões digital e impressa, as revistas tiveram queda de pouco mais de 144 mil exemplares. Os piores resultados foram CartaCapital (-83%), Veja (-29%) e Exame (-21%).

De acordo com a análise do Poder360, a situação das revistas é mais grave que a dos jornais: mesmo tendo uma queda de 13% no meio impresso, os jornais “mantêm uma operação digital com alguma robustez (pelo menos os diários mais tradicionais)”. Mas no caso das revistas não há grande presença online, e a queda na tiragem digital acompanhou a impressa. O Poder360 explica que isso é um fenômeno mundial, e que está mais adiantado nos Estados Unidos.

Confira mais informações do levantamento aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments