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quinta-feira, julho 3, 2025

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Homem joga lama em repórter da Record ao vivo

Homem joga lama em repórter da Record ao vivo

Um homem jogou lama na repórter Marcela Munhoz, durante uma transmissão ao vivo do Balanço Geral Manhã, da Record TV. Em 9/10, a profissional informava sobre os estragos causados pelas enchentes em Franco da Rocha, em São Paulo, quando começou a ser atingida pela lama.

O ato foi registrado enquanto a equipe filmava a situação das ruas do local; em uma delas, um comerciante que limpava a frente de uma loja de celulares com um rodo começou a jogá-la em cima dela.

Após notar a ação do homem, Marcela imediatamente pediu para que parasse: “Moço, com licença, a gente está trabalhando. Respeita a gente trabalhando, por favor. Ele começou a jogar lama na gente. Respeito é bom e a gente gosta”.

Do estúdio, o apresentador Eleandro Passaia prestou apoio à comunicadora e demonstrou insatisfação com a atitude do homem: “Que cara ignorante. Marcela, você se posicionou bem, não tem que ficar arregando. Eu sei que a situação é difícil, eu sei que você quer cobrar das autoridades, mas não é culpa da repórter. Que ato de covardia”.

Quando questionado, o comerciante alegou que pediu para não ser filmado. No entanto, a profissional justificou que ele não era o foco, mas sim as ruas.

Em sua rede social, Marcela publicou um texto sobre o episódio: “É uma pena que ainda existam pessoas ignorantes como essas… fiz questão de expor a situação porque falta de respeito a gente não admite!”.

 

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Fernando Mitre lançará livro sobre debates na TV

Fernando Mitre lançará livro sobre debates na TV

Fernando Mitre, diretor de Jornalismo da Bandeirantes, lançará em 26 de outubro o livro Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo (Letra Selvagem e Kotter Editorial). A obra traz histórias de debates eleitorais televisivos que o jornalista criou e acompanhou in loco desde a década de 1980.

No prefácio do livro, o antropólogo Roberto DaMatta escreve sobre o trabalho de Mitre na produção de debates televisivos: “Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge na veia este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça. Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista”.

O lançamento oficial da obra será no Teatro Áureo Cruz (Avenida da Liberdade, 928), a partir das 18h (sujeito à lotação de 400 lugares). O evento terá uma breve apresentação de Mitre e, na sequência, uum debate com a professora Loretana Paolieri Pancera, presidente do Centro do Professorado Paulista; o cientista político Fernando Schüler; e os jornalistas Luis Nassif, José Nêumanne Pinto e Sérgio Dávila. A mediação será de Boris Casoy. A partir das 20h, Mitre realizará uma sessão de autógrafos e fotos.

Será possível adquirir um exemplar do livro no evento. E a obra já está disponível em pré-venda neste link.

Fernando Campoi assume a Comunicação Digital da Volkswagen nos EUA

Depois de 14 anos na Comunicação da Volkswagen do Brasil, Fernando Campoi começou em 2/10 na Volkswagen of America, em Chattanooga, no Tennessee. Ele assumiu a vaga de gerente sênior de Comunicação Digital na equipe da diretora de Comunicação Brianna Barker e do CCO Cameron Batten.

“Não foi nada fácil me despedir desse time maravilhoso, ainda mais depois de uma despedida tão calorosa e emocionante que montaram para mim”, lembrou o executivo em sua página no Linkedin. “Ganhei um vídeo que me tocou muito, com depoimentos lindos, uma camisa assinada por esse dream team da Comunicação da VW e uma camisa autografada pelos jogadores do meu querido São Paulo Futebol Clube, campeão da Copa do Brasil 2023”.

Contratado em setembro de 2009 pela Volkswagen, após passagens por Ford, Mercedes-Benz e Basf, Fernando vinha ocupando o cargo de gerente Executivo de Imprensa Produto, Comunicação Digital, Eventos e Heritage.

Sua mudança para os Estados Unidos, anunciada em agosto, fez parte de uma reorganização dentro das marcas do Grupo Volkswagen no Brasil, que incluiu a transferência de Claudio Rawicz, até então diretor de Marketing e Comunicação da Audi, para ocupar a vaga de Campoi na Volkswagen.

Felipe Moura Brasil é o novo diretor de Jornalismo de O Antagonista e Crusoé

Felipe Moura Brasil é o novo diretor de Jornalismo de O Antagonista e da revista eletrônica Crusoé

Três meses após retornar à bancada do programa Papo Antagonista, apresentado no YouTube e nas demais plataformas digitais, Felipe Moura Brasil acaba de assumir o cargo de diretor de Jornalismo de O Antagonista e da revista eletrônica Crusoé.

A novidade faz parte da reestruturação promovida pela nova gestão da Mare Clausum, editora responsável por ambas as marcas, cujas sucursais estão instaladas em São Paulo e Brasília. “O jornalismo combativo e independente feito pelo Felipe M. B está alinhado aos princípios editoriais dos veículos”, reforçou Claudia Rei, CEO da Mare Clausum.

Felipe teve passagens por Veja, Jovem Pan, BandNews FM, UOL e CNN Brasil, além do Estadão. “Eu me sinto à vontade onde posso fazer e desenvolver um jornalismo sem censura velada, expondo ao público verdades inconvenientes ao poder de turno, seja ele político, econômico ou judicial”, disse. Ele continua no comando do Papo Antagonista e nas redes sociais do site.

Felipe Moura Brasil é o novo diretor de Jornalismo de O Antagonista e da revista eletrônica Crusoé

Carlos Graieb, além de comentarista do programa e colunista de O Antagonista, segue como editor da Crusoé, com reportagens especiais sobre política nacional e internacional, análises aprofundadas e colunistas diferenciados. A publicação deve apresentar novidades editoriais ainda esse ano.

Abertas as inscrições para o Enjai, em novembro

Sob o tema Assessoria de imprensa e os desafios da atualidade, a Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) convidam para o 22º Enjai – Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa. Em novembro, entre os dias 16 a 19, em Salvador, o congresso volta a ser realizado depois de uma lacuna de seis anos, em cenário privilegiado.

A programação prevê 50 horas de atividades, com painéis temáticos, minicursos, apresentação de cases de comunicação em assessoria, duas conferências, duas plenárias e outros sete eventos (políticos, culturais, de lazer e confraternização) nos quatro dias do encontro.

> Em 16/11, haverá quatro minicursos, com os temas Assessoria de imprensa digital, Produção de podcast voltado à assessoria, Gestão de negócios para jornalistas e Aplicabilidades da inteligência artificial. Em seguida, a plenária de abertura virá com a conferência Inovação, regulamentação, precarização e pós-verdade nas redações e assessorias.

No dia 17, uma sexta-feira, serão dois painéis pela manhã: Responsabilidade profissional e ética em tempos de pós-verdade e Impacto das tecnologias digitais no cotidiano das redações e assessorias. E mais dois à tarde: Ensino de jornalismo e as exigências do mercado de trabalho e ainda Jornalismo e desafios à implementação de práticas sustentáveis.

Na mesma sexta-feira, haverá apresentação de cases com os temas: Assessoria de imprensa na construção da cidadania; Redes sociais como instrumento de comunicação com a sociedade; e Práticas sustentáveis no relacionamento com consumidores e o público.

No sábado (18/11), dois painéis – Nova regulamentação como instrumento de combate à precarização, com a presidente da Fenaj Samira de Castro, e Desafios sindicais após a implantação da contrarreforma trabalhista, com Victor Gurgel – seguidos da conferência de encerramento, Sindicato do futuro em um cenário de desemprego e informalidade. Uma festa reunirá os participantes ao final das atividades. O domingo é livre.

Moacy Neves, presidente do Sinjorba, convida: “Entre no site e faça sua inscrição para aproveitar a excelente programação do evento, além das belezas, da gastronomia e da multiculturalidade da capital baiana”.

Rede JP e Neo Mondo lançarão revista especial sobre iniciativas de diversidade e inclusão

Rede JP e Neomondo lançarão revista especial no Mês da Consciência Negra

A Rede de Jornalistas Pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) e o Portal Neo Mondo lançarão em novembro a revista especial Ações Transformadoras, que vai destacar iniciativas de diversidade, equidade e inclusão que fazem a diferença na vida de pessoas em todo o Brasil.

A publicação, alusiva ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, percorrerá o País em busca de histórias inspiradoras de ações voltadas para a diversidade e a inclusão. A ideia é que a revista inspire e ofereça exemplos a serem utilizados por empresas no que se refere ao aumento da promoção da inclusão em seus cotidianos.

Ela vai contar histórias por trás de recrutamentos, cursos, programas de bolsas de estudos e outras ações que têm o poder de transformar vidas, além de destacar as melhores práticas e estratégias implementadas por empresas líderes em diversidade e inclusão. Serão entrevistados os líderes dessas iniciativas para entender como esses projetos atuam para criar uma sociedade mais inclusiva e diversa.

“Cada página desta edição estará repleta de relatos de pessoas que passaram por processos de recrutamento, cursos e programas de inclusão promovidos por empresas comprometidas com a diversidade”, afirma Marcelle Chagas, coordenadora da Rede JP e mentora e realizadora do projeto. “São histórias de superação, crescimento e realização que demonstram como a inclusão pode verdadeiramente mudar vidas”.

Compartilharemos as jornadas de indivíduos que, antes da oportunidade de emprego, se sentiam excluídos socialmente e mostraremos como o ambiente inclusivo proporcionado pelas empresas os ajudou a encontrar seu lugar e sua voz”, explica Oscar Lopes Luiz, publisher de Neo Mondo, também realizador do projeto.

Interessados em compartilhar histórias para a revista devem entrar em contato pelo e-mail imprensa@redejpcomunicacaco.com.

Vale lembrar que Rede JP e Neo Mondo são parceiros do Jornalistas&Cia na realização do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira.

Repórter é vítima de assédio ao vivo no Rio de Janeiro

Repórter é vítima de assédio ao vivo no Rio de Janeiro

A repórter Bianca Chadout, da InterTV, afiliada da Globo, sofreu assédio de um homem em 2/10 enquanto entrava ao vivo para o RJ2, no Rio de Janeiro. Durante a transmissão ao vivo, o homem chegou por trás da profissional e a surpreendeu com uma tentativa de beijo.

O caso aconteceu na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro de Maricá. Na ocasião, a repórter informava sobre uma ação contra afogamentos realizada pela Defesa Civil na cidade.

Bianca conseguiu se esquivar, afastando o agressor com um dos braços e prosseguindo com as informações. No dia seguinte após o ocorrido, o homem foi identificado, encontrado e levado para prestar depoimento na 82ª Delegacia de Polícia.

Em sua rede social, horas depois, ela desabafou sobre a sensação de medo quando a violência ocorreu: “Estava em uma praça, comércio funcionando, ao vivo e uma pessoa aleatória passou e tentou me dar um beijo no rosto. ’Ah, mas foi no rosto‘. Só eu sei o quanto me desestabilizou pra continuar a notícia. Minhas pernas ficaram bambas. Ele ainda parou atrás do meu equipamento e falou mais algumas coisas que não consegui ouvir por ter continuado a notícia. Foi uma sensação horrível”.

A repórter disse estar bem apesar de continuar um pouco assustada. Ela agradeceu as mensagens de carinho e o apoio dos colegas após o acontecimento, e encerrou seu texto pedindo para não interromperem comunicadores ao vivo:

“E aproveito a oportunidade pra dizer que todo tipo de invasão nas entradas ao vivo são muito ruins! Deixa o repórter numa situação de vulnerabilidade, perdido no conteúdo que quer passar pro pessoal que está assistindo”.

Além da InterTV, a Fenaj e a Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas emitiram notas repudiando a violência vivenciada pela profissional.

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Justiça condena Silas Malafaia a indenizar Vera Magalhães por fake news

Justiça condena Silas Malafaia a indenizar Vera Magalhães por fake news

A Justiça de São Paulo condenou o pastor Silas Malafaia a pagar uma indenização de R$ 15 mil à jornalista Vera Magalhães, apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, por danos morais e propagação de fake news. Malafaia ainda pode recorrer.

Em 2022, Malafaia disse nas redes sociais que Vera recebia R$ 500 mil por ano do então governador João Doria para publicar ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Entendeu? Doria começou a bancar a jornalista que ataca o presidente em todo o tempo”, escreveu o pastor.

Vera entrou na Justiça contra Malafaia, afirmando que as declarações do pastor eram falsas e que tinham o objetivo de cercear o trabalho e a liberdade de imprensa. Ela comprovou na Justiça que o salário recebido é muito inferior aos valores divulgados na fake news.

No processo, Malafaia defendeu-se afirmando que não ofendeu a jornalista e que “apenas exerceu seu direito de crítica”. Além disso, o pastor disse que, em relação aos valores divulgados, foi induzido a erro por um vídeo gravado por deputados estaduais, e que corrigiu o erro posteriormente.

Porém, a juíza Maria Bertoldo não aceitou a argumentação do pastor. Na sentença, ela declarou que “o réu agiu com manifesto abuso de direito” e que ficou caracterizado o dano moral, pois o pastor usou os meios digitais para divulgar informações erradas sobre a jornalista, sobretudo em relação ao alegado vínculo político.

Cynthia Provedel e Viviane Mansi lançam Emoção & Comunicação

Cynthia Provedel e Viviane Mansi

Cynthia Provedel e Viviane Mansi lançaram na última semana o livro Emoção & Comunicação – Reflexões para humanização das relações no trabalho, que aborda as emoções no contexto das empresas como um ponto de partida para que se possa reconhecer a existência delas no ambiente de trabalho e seus possíveis desdobramentos nas relações, no agir comunicacional e no diálogo.

Em depoimento para o site da Aberje, Viviane dá o tom da obra: “Não é um livro de autoajuda, de psicologia, ou de neurociências. É um livro escrito pelas lentes da comunicação para ajustar o que até outro dia chamávamos de relações produtivas para algo que, para nós, faz mais sentido: relações proveitosas. Para as pessoas e para as empresas”.

Cynthia lembrou que “as emoções fazem parte da realidade do nosso dia a dia e estamos, de alguma forma, acostumados à presença delas. Porém, reconhecê-las é uma habilidade que nem todos nós temos, mas que podemos desenvolver e que terá um impacto importante na nossa forma de agir e de nos comunicar”.

Cynthia Provedel e Viviane Mansi

Cynthia é consultora e professora da ESPM e da Aberje e Viviane é diretora de ESG e Comunicação para América Latina e Caribe da Toyota. Ambas são formadas em Comunicação e ambas têm mestrado na Faculdade Cásper Líbero, além de dividirem o interesse pelo espaço do humano nas organizações.

Natalie Gedra pede demissão da ESPN Brasil após sete anos

Natalie Gedra pede demissão da ESPN Brasil após sete anos

Natalie Gedra, correspondente internacional da ESPN Brasil na Inglaterra, pediu demissão da emissora após sete anos de casa. A saída foi amigável e com portas abertas para um possível retorno. Segundo informações do F5 (Folha de S.Paulo), Natalie aceitou proposta de um veículo da Inglaterra e trabalhará apenas para a imprensa britânica.

Ela foi contratada pela ESPN em 2016, e cobria desde então a Premier League, principal divisão do campeonato de futebol da Inglaterra. Por causa de suas entrevistas exclusivas e informações em primeira mão, ficou conhecida como a “Rainha da Premier League”. A despedida da correspondente será no domingo (8/10), durante a transmissão de Arsenal x Manchester City, às 12h30. Antes da ESPN, Natalie trabalhou na Band e na Globo.

Segundo o F5, a ESPN não deve substituir Natalie. A emissora tem outros três repórteres fora do Brasil: Gustavo Hofman, em Madrid; André Linares, em Barcelona; e João Castelo-Branco, que também cobre a Premier League, em Londres.

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