Caco Barcellos, um dos mais premiados e reconhecidos repórteres do Brasil, autor de obras consagradas como Rota 66 (1992) e Abusado – O dono do Morro Santa Marta (2003), e que apresenta e dirige desde 2008 o programa Profissão Repórter, na TV Globo, será o homenageado de 2022 com o Prêmio Personalidade da Comunicação. O evento de premiação – parte integrante da programação do 25º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas – está marcado para a noite de 18 de agosto, às 19h30, no auditório principal da Unibes Cultural, em São Paulo.

Com a premiação, Caco entra para uma galeria de homenageados da qual fazem parte Alberto Dines, Antonio Augusto Amaral de Carvalho (Tuta), Audálio Dantas, Boris Casoy, Caco Alzugaray, Domingo Alzugaray, Elifas Andreatto, Fátima Turci, Gaudêncio Torquato, J. Háwilla, Johnny Saad, José Hamilton Ribeiro, José Marques de Melo, Laurentino Gomes, Marcos Mendonça, Maurício Azedo, Miguel Jorge, Mino Carta, Miriam Leitão, Nelson Sirotsky, Octavio Frias de Oliveira, Paulo Nassar, Roberto Civita, Ruy Mesquita, Vera Brandimarte e Vera Giangrande.

Nascido na periferia de Porto Alegre, na Vila São José do Murialdo, onde foi taxista e mais uma porção de coisas antes de se tornar repórter, Caco é filho do funcionário público Nérsio Pereira de Barcellos, e da dona de casa Antoninha Barcelos de Barcellos. Ingressou no curso de Matemática da PUC-RS, onde posteriormente se transferiu para o de Jornalismo, após ter iniciado uma participação no jornal do Centro Acadêmico.

No jornalismo, seu primeiro emprego foi como repórter da Folha da Manhã, do grupo gaúcho Caldas Júnior, em plena ditadura militar. Acabou estendendo sua atuação aos veículos da imprensa alternativa dos anos 1970, tendo sido um dos criadores da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre e da antiga revista Versus, que apresentava grandes reportagens sobre a América Latina.

Antes de entrar na Globo, foi repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País, entre eles as revistas IstoÉ e Veja. Na emissora, foi repórter de Jornal Nacional, Globo Repórter e Fantástico e correspondente no exterior, até ver aprovado em 2008 seu projeto de criar o Profissão Repórter, que desde então, semanalmente, reúne jovens jornalistas para a cobertura de temas de interesse social, com exibição nas noites de terça-feira.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments