6.1 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

André Lahóz e José Roberto Caetano deixam o comando da Exame

Lucas Amorim é o novo diretor de Redação. Saem também os editores executivos Cristiane Mano e David Cohen

O Grupo BTG, que há três semanas assumiu o controle da Exame, adquirida em dezembro passado ao Grupo Abril, demitiu nessa sexta-feira (31/1) a cúpula da Redação, como parte da restruturação que desde então vem planejando. Deixaram a empresa o diretor de Redação André Lahóz Mendonça de Barros, o redator-chefe José Roberto Caetano e os editores executivos Cristiane Mano e David Coehn. O também editor executivo Lucas Amorim Pereira é o novo diretor de Redação.

André e Beto eram os com mais tempo na revista: 22 anos e meio. Cristiane estava há 20 e David, desde 1997, mas nesse período teve uma passagem por Época e Época Negócios (que dirigiu), até voltar recentemente. Lucas está há 12 anos em Exame, onde era editor executivo de negócios e finanças e editor do aplicativo.

Caetano disse a este Portal dos Jornalistas que, desde que assumiu, o BTG não deu nenhum sinal de que seriam dispensados, tanto que participaram de várias reuniões sobre o futuro: “A nossa demissão acabou vindo como uma quase surpresa. Mas, claro, é do jogo numa mudança de propriedade, e é perfeitamente da lógica dos negócios (como tantas vezes Exame retratou em reportagens). Entendemos que os donos querem renovação, a começar pela própria equipe. Éramos os mais velhos de casa e também os salários mais altos. Em suma, exterminaram os dinossauros e fizeram um bom corte na folha salarial. Não sei se houve outras promoções e nomeações entre os jornalistas − o grupo remanescente, incluindo pessoal da arte e foto, é da ordem de 40 pessoas”.

Segundo ele, o Grupo BTG está investindo em tecnologia, vai renovar o site e o aplicativo, introduzir Big Data, entre outras iniciativas, e está criando quatro novas áreas de negócios em torno da marca Exame: editorial, eventos, educação financeira e uma área chamada Research, de produção e venda de relatórios de análise de ativos financeiros. Para isso, além de tecnologia, estão levando gente do banco e contratando profissionais não jornalistas.

“De minha parte, não tenho nenhum plano na gaveta. Vou me dar um tempo de reflexão, avaliar possíveis caminhos e oportunidades, ativar contatos. Felizmente carrego um enorme acervo de amizades feitas nestes anos todos, e tenho recebido muitas mensagens carinhosas de apoio. É reconfortante neste momento ser alvo de toda essa atenção. Saio satisfeito e orgulhoso dos meus 22 anos e meio de Exame, agradecido a todos que trabalharam comigo − e foram muitos profissionais ótimos e pessoas queridas. Foi um enorme privilégio. E em especial parto grato ao André, que conheci quase um garoto naquela semana de agosto de 1997, veio a se tornar meu chefe e incentivador do meu crescimento. E é, além de um profissional que muito admiro, um amigo caríssimo”. Os contatos pessoais dele são [email protected] e 11-950-246726.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese