5.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, março 29, 2024

Buy now

Sem mudanças profundas, jornalismo poderá ficar à margem das novas gerações

* Por Luciana Gurgel, especial para o Portal dos Jornalistas

Luciana Gurgel

Ainda que a disputa pelo furo continue sendo parte da vida de qualquer jornalista, as mudanças que a imprensa enfrenta acrescentaram novos inimigos ao roteiro. E a união pode fazer a diferença no final deste filme.

Essa é a tese de Sue Brooks, diretora de produto e estratégia da Reuters: “Competição sempre vai existir, e isso é bom, mas muitos já compreenderam que o mais importante neste momento é transmitir informação confiável para o público, em vez de perdermos tempo e energia brigando entre nós, pois isso não vai ajudar em nada a melhorar o cenário”.

Brooks refere-se ao pesadelo das fake news e à mudança de hábitos dos consumidores, principalmente aqueles abaixo dos 30 anos. No Reino Unido há várias iniciativas colaborativas entre veículos, como o que une a BBC a uma rede de jornais regionais para a produção de conteúdo local.

A Reuters também está nesse jogo. Em 2017 criou a Reuters Connect, que se propõe a ser uma one-stop-shop de conteúdo, oferecendo aplicativos de parceiros externos que vão de grandes corporações jornalísticas, como CNN e BBC, a especializados como Variety, National Geographic e Weather Channel.

Sue admite que no início a equipe da agência viu com preocupação a ideia de permitir a competidores o acesso ao seu público. Mas é enfática ao defender a colaboração:  “Se nós mesmos não formos disruptivos, alguém será por nós”. E sinalizou que a rede poderá ser expandida para um mecanismo de colaboração entre jornalistas produzindo matérias ou checando fatos mundo afora.

O que os jovens querem? – Essa pode ser uma das fórmulas para contornar os desafios que afetam o jornalismo, que são reais. Um novo estudo do Instituto Reuters, que funciona na Universidade de Oxford, reconfirma as preocupações que vêm dominando o debate sobre o futuro da imprensa.

O objetivo do trabalho foi mapear como os jovens consomem notícia e o que os veículos tradicionais devem fazer para conquistá-los. Concluiu que se trata mesmo de uma questão geracional: o público jovem difere dos grupos maduros não apenas na maneira como se informa, mas também em suas expectativas em relação ao noticiário, mais alinhadas ao desejo de progresso e diversão em suas vidas.

Foram pesquisados jovens de Reino Unido e Estados Unidos, divididos em dois grupos: 18-24 anos e 25-35 anos. Eles tiveram a atividade dos smartphones acompanhada, preencheram questionários e foram entrevistados sobre os hábitos e percepções.

Segundo o trabalho, os jovens têm sede de notícias que conectem seu próprio mundo com o mundo exterior, mas não veem a imprensa tradicional como a melhor fonte para obter tal conteúdo. De forma simplificada, o Instituto Reuters aponta que as empresas jornalísticas veem as notícias como “aquilo que o leitor precisa saber”, enquanto os jovens vão além: não apenas aquilo que precisam saber, mas que também seja útil, interessante e divertido.

Uma das conclusões mais impressionantes é a atitude diante das fake news. Para a faixa etária pesquisada, são vistas como um “inconveniente” e não como uma ameaça ao jornalismo ou à democracia.

O estudo é longo, detalhado e pode servir como base para a definição de estratégias de longo prazo destinadas a capturar as novas gerações. Elas foram resumidas em três recomendações.

A primeira é que as organizações de mídia tradicionais precisam facilitar o acesso por meio de sites e aplicativos destinados a grupos mais jovens, simples e intuitivos como Facebook e Netflix, tornando as notícias mais fáceis de consumir. Isso se traduz em linguagem mais clara, narração mais interativa e conteúdo de interesse dessa faixa etária.

A segunda é que os veículos precisam dar a notícia de forma mais alinhada ao momento em que o público jovem está aberto a recebê-la, empregando formatos adequados às plataformas móveis e mídias sociais, sem perder a associação com a legitimidade de suas marcas.

O estudo recomenda ainda que a maneira de cobrir notícias seja revista no que diz respeito a questões como negatividade, estereótipos e diversidade. Os autores afirmam que os jovens não querem que a mídia deixe de abordar temas difíceis ou sérios, mas gostariam de ver mais matérias que inspirem mudança e indiquem caminhos positivos. E que tenham utilidade pessoal ou contribuam para o seu próprio desenvolvimento.

Parece uma boa receita, e não tão difícil de ser seguida. Mas o Instituto Reuters não é muito otimista sobre o futuro. Destaca que, mesmo que a imprensa tradicional adote as sugestões do relatório, não há garantia de sucesso, pois vai ser cada vez mais difícil engajar essa turma. Será que ficou tarde demais para mudar?

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese