Após o cancelamento do clássico entre Grêmio e Internacional, devido ao apedrejamento do ônibus do time gremista por torcedores do colorado, Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, lamentou a violência, mas disse que a imprensa também deveria ser responsabilizada, pois “passa o tempo todo provocando muitas vezes iras internas dentro dos clubes, dos seus torcedores com os jogadores, e depois lamenta os episódios”.

Jornalistas esportivos manifestaram-se contra a declaração de Barcellos. Nando Gross, da Rádio ABC FM, escreveu no Twitter que, “depois de uma hora e meia do episódio, o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, se manifestou publicamente lamentando o fato, mas com ressalvas ao ‘desiquilíbrio técnico’ (?) do campeonato. Além, é claro, de culpar a imprensa por tudo de ruim que vem acontecendo no Inter”. Já Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha, disse que o presidente do Internacional “tinha que ter dado os nomes de quem faz isso na imprensa”.

Algumas horas após a declaração, Barcellos publicou texto de retratação no Twitter: “Erramos sempre quando generalizamos, errei em generalizar sobre a imprensa. Temos todos, sim, responsabilidades naquilo que falamos e agimos. Não é momento de construir narrativas, e sim de construir solidariedade, apoio às vítimas, punição e paz”.

Em nota, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) repudiou a declaração do presidente do Internacional: “É injustificável que aponte culpa para a mídia profissional, ainda mais quando, na mesma manifestação, isenta o próprio clube do episódio. Os cronistas esportivos informam e repercutem os fatos que acontecem nos clubes, independentemente dos interesses e conveniências de qualquer dirigente”.

A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS) também lamentou o ocorrido, destacando que “a transferência de responsabilidade em uma situação extrema como a de uma agressão, além de não promover o diálogo para o enfrentamento ao problema, multiplica a violência contra profissionais de imprensa”.

Torcedores intimidam equipe do SBT-RS

Após o cancelamento do Grenal, o repórter Matheus Schenk e o cinegrafista Cristiano Junkheer, do SBT-RS, foram impedidos de fazer uma entrada ao vivo por torcedores do Internacional. Durante mais de dez minutos, os jornalistas sofreram ameaças e foram agredidos com um cone.

A Arfoc-RS repudiou o ocorrido, e pediu que os clubes de futebol recobrem a consciência da importância de uma relação harmônica com a imprensa: “Não podemos permitir que profissionais se sintam intimidados e precisamos frear o crescimento das reações violentas ao trabalho da mídia”.

Com informações do Coletiva.net.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments