16.4 C
Nova Iorque
sexta-feira, maio 16, 2025

Buy now

Início Site Página 693

Abril sob cerco de rumores

O site Poder360 publicou em maio resumo da análise do balanço da Abril, compartilhado por diversos veículos, entre eles este J&Cia, que apontava um prejuízo de mais de R$ 300 milhões em 2017, o que indicava “a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa sobre sua continuidade operacional“. No início de julho, começaram a circular novos rumores, sinalizando outra reestruturação na empresa, com demissões e fechamento de títulos. Estariam preservadas as revistas Veja, Exame e Claudia.

Sondadas por J&Cia, fontes da Abril são categóricas em desmentir os boatos, dizendo que a informação de pedido de recuperação judicial, por exemplo, tem sido recorrente nos últimos três anos e que a empresa continua e continuará operando com normalidade. Editor ouvido recentemente por J&Cia em conversa informal disse que semanas atrás houve uma reunião geral das redações com Giancarlo Civita, atual CEO da empresa, em que comentou as mudanças na empresa e garantiu que a situação estava sob controle, agora definitivamente com a família no comando.

O fato novo foi o anúncio do fim da publicação, a partir deste mês, das revistas em quadrinhos da Disney, que deu origem à empresa fundada por Victor Civita 68 anos atrás.

Casa Pública discute os negros no poder

Casa Pública

Conversa Pública sobre o tema Negros no poder neste sábado (14/7). Gabriele Roza, da Agência Pública, entrevista Nilcemar Nogueira, atual secretária municipal de Cultura do Rio; Talíria Petrone, vereadora de Niterói pelo PSOL; e Jurema Batista, que foi deputada estadual no Rio, depois de exercer três mandatos de vereadora.

Elas discutem por que os negros têm menor representatividade em cargos de poder, apesar de serem a maioria da população brasileira, entre vários outros assuntos. Às 16h, na Casa Pública (rua Dona Mariana, 81). Entrada franca, sujeita à lotação do espaço. É preciso confirmar presença. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Pública.

Documentário registra trajetória da TV Manchete

Família Manchete

Família Manchete é o título do documentário de curta-metragem produzido por seis alunos de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Publicidade, do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam). Com a orientação do professor Alfredo Dias d’Almeida, esse trabalho de conclusão do curso procura evidenciar a produção da extinta TV Manchete e deixar mais um registro para a memória da televisão brasileira.

O filme ressalta o convívio dos funcionários por meio de relatos dos profissionais que construíram a emissora.

Correspondente da FSP, Diogo Bercito vai tirar sabático para estudos árabes

Diogo Bercito - Foto Lalo de Almeida
Diogo Bercito – Foto Lalo de Almeida

Correspondente da Folha de S.Paulo em Madri desde 2016, Diogo Bercito começa em agosto um sabático no jornal e segue para os EUA, onde fará um mestrado em estudos árabes na Universidade Georgetown, em Washington. Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, entrou como repórter na Folha em 2007. Foi correspondente em Jerusalém entre 2013 e 2014, antes de assumir em  Madri.

Autor do blog Orientalíssimo, também viveu curtos períodos no Marrocos, no Líbano e no Egito e concluiu um mestrado em estudos árabes e islâmicos contemporâneos na Universidade Autônoma de Madri em 2015. O posto de correspondente na capital espanhola será fechado em 15 de agosto.

 

Cinquenta milhões de brasileiros não têm emissoras locais de rádio e TV

Atlas da Notícia

A segunda edição do Atlas da Notícia, projeto de mapeamento do jornalismo local feito pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo em parceria com o Volt Data Lab, responsável pela pesquisa, análise e visualização dos dados, mostra que 50 milhões de brasileiros (cerca de 25% da população) vivem em cidades onde não há presença registrada de emissoras de rádio nem de televisão, dois veículos com penetração muito significativa no interior do País. A publicação desse levantamento sobre veículos de radiodifusão marca a primeira fase do projeto Atlas da Notícia em 2018. A segunda fase, com a atualização dos dados publicados em novembro de 2017, está prevista para novembro. O primeiro relatório revelou que 70 milhões de pessoas vivem em um “deserto de notícias” quando se trata de noticiário local.

Segundo Sérgio Spagnuolo, jornalista de dados que dirige o Volt, embora o sinal de emissoras de rádio e TV certamente alcance cidades que não as têm, o conceito de “deserto de notícias” adotado pelo Atlas da Notícia representa a cobertura do noticiário local: “Por exemplo: é improvável que uma rádio em Manaus faça a cobertura da vida cívica em Atalaia do Norte. Dessa forma, é possível considerar que cidades sem emissoras têm acesso a informações principalmente de outras localidades, ou do noticiário nacional, nessas mídias”.

A sequência do projeto prevê ainda neste ano a publicação de uma série de cinco artigos transmídia sobre a imprensa local brasileira, a serem produzidos pela repórter Elvira Lobato e a vídeorrepórter Ana Terra Athayde. Elas visitarão tanto os “desertos de notícias” como cidades em que a imprensa local enfrenta desafios na cobertura de temas de interesse público. Também cobrirão municípios que sediam experiências jornalísticas inovadoras em meio à chamada disrupção digital.

A atualização estatística do banco de dados do Atlas prevê também uma segunda campanha de arrecadação de fundos e a formação de uma rede de pesquisadores nas cinco regiões brasileiras para auxiliar o trabalho do Volt Data Lab na identificação e verificação de veículos jornalísticos.

“A segunda edição do Atlas da Notícia apresenta o desafio de iniciarmos a consolidação anual do mapeamento do jornalismo local brasileiro”, diz Angela Pimenta, presidente do Projor. “A primeira edição, de 2017, contou com dados fornecidos pela Secretaria Especial Comunicação da Presidência da República – Secom, por meio da Lei de Acesso à Informação. Uma vez que esses dados não têm sido atualizados, o novo levantamento será integralmente feito pela equipe do Atlas e voluntários da campanha de crowdsourcing”.

Financiado pelo Facebook Brasil, o Atlas da Notícia inspira-se no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, e conta com o apoio institucional da Abraji.

ESPM-SP abre inscrições para curso de igualdade de gênero

Curso Espm

Estão abertas as inscrições para o curso de férias Igualdade de gênero, comunicação e cultura da ESPM-SP, cujo propósito é preparar profissionais para trabalharem com o tema da igualdade de gênero e elaborarem ações de comunicação mais eficientes. A igualdade de gênero é uma das grandes discussões contemporâneas, com impacto nas organizações e no relacionamento das marcas com seus consumidores.

As inscrições devem ser feitas no site da ESPM. O curso vai de 23 a 27/7, das 19h30 às 22h30, no recém-inaugurado campus ESPM TECH na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.

Cristiane Segatto deixa a Infoglobo

Cristiane Segatto
Cristiane Segatto

Em decisão de comum acordo com a Infoglobo, a repórter especial Cristiane Segatto deixou em 4/7 a redação integrada de O Globo, Extra e Época em São Paulo. Especializada na cobertura de saúde, trabalhava em Época desde sua fundação, em 1998. Nos últimos quatro meses, produziu também reportagens para O Globo. Ao longo de sua trajetória na revista, conquistou 17 prêmios, entre eles dois Esso na categoria Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental, em 2012 e em 2014, e foi finalista, em 2015, do Prêmio Gabriel García Márquez, com a reportagem O lado oculto das contas de hospital. No final de maio, concluiu mestrado profissional em gestão de saúde na FGV-SP.

A J&Cia, disse que vai descansar por alguns dias e, depois, “seguir contribuindo com quem precisa transformar confusão em clareza na área de saúde, um setor essencial que vive profundas transformações”. O contato pessoal dela é cristiane.segatto@gmail.com.

Zuleika de Souza e Cláudio Versiani inauguram ateliê de fotografia

Zuleika de Souza
Zuleika de Souza

Foi inaugurado em 30/6, no Centro de Atividades do Lago Norte, o ateliê para abrigar o Projeto Imaginário, sobre fotografia, que funcionava online há um ano. Aberto de quinta a sábado (nos demais dias, mediante agendamento), além de expor fotografias, oferece cursos, palestras, curadoria e acompanhamento de projetos. As obras expostas também estarão à venda. “Queremos receber fotógrafos de todo o País, promover workshops com grandes nomes da área”, antecipa Zuleika de Souza, criadora do projeto ao lado de Cláudio Versiani.

Zuleika trabalha há 35 anos com fotojornalismo, tendo atuado no Correio Braziliense por 25 anos. Cláudio é seu parceiro de profissão há cerca de três décadas.

Indústria de PR deve continuar mudando, indica estudo da USC

Logo USC Annenberg

Os impactos das atuais transformações no mercado de comunicação sobre o segmento de relações públicas foram alguns dos pontos levantados no estudo The Evolution of Ethics, promovido anualmente pela USC Annenberg – School of Communication and Journalism da University of Southern California.

Segundo Teresa Levin, do Meio&Mensagem, foram ouvidos no começo de 2018 1.001 profissionais que atuam na área de relações públicas (590 de agências/consultorias e 411 que trabalham internamente nas empresas, 53% Estados Unidos e 47% de outros países) e 168 estudantes que frequentam faculdades desse segmento.

A maioria concorda que o setor de relações públicas mudou muito nos últimos anos e acredita que essa transformação está longe do fim: 70% dos entrevistados acreditam que a indústria de PR irá mudar consideravelmente nos próximos cinco anos. Entre os executivos ouvidos, 61% confiam que suas agências estão preparadas para as transformações que virão. Dos estudantes, 53% consideram que seus cursos os estão preparando para tal. Confira a íntegra do artigo.

Abracom debate em Salvador rumos da comunicação

Logo Abracom Salvador

Para onde vai a comunicação? Em meio a tantas transformações e a uma revolução tecnológica sem precedentes, a indústria da comunicação passa por momento de incertezas. Para debater os rumos da atividade, a Abracom Bahia convida empresários e profissionais de agências de comunicação corporativa para o encontro gratuito Vem com a gente, em 20/7, das 8h30 às 11h30, no Edifício Empresarial Orlando Gomes, em Salvador (rua Frederico Simões 153, Caminho das Árvores).

A convidada é Gisele Lorenzetti, presidente do Conselho de Ética da entidade e diretora da agência LVBA. Ela vai abordar o impacto da inteligência artificial e do big data no modo de fazer comunicação, crise da mídia, explosão dos canais de expressão nas redes sociais e temas correlatos.

Na abertura, Carlos Carvalho, presidente-executivo da Abracom, fará uma breve apresentação de como a entidade está atuando para ajudar profissionais e empresários do setor a lerem essa realidade em transformação. No final, os associados da Abracom na Bahia elegerão a nova diretoria estadual, hoje liderada por Mariana Trindade, da Darana. Mais informações com Irene Ruberti (irene@abracom.org.br) ou Luca Occhialini (luca@abracom.org.br).

pt_BRPortuguese