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quinta-feira, maio 15, 2025

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Assessor de imprensa chama jornalistas de “engodo” e “lixo”

Neste domingo (28/10), logo após o Tribunal Superior Eleitoral divulgar os primeiros resultados da eleição presidencial apontando a provável vitória de Jair Bolsonaro, um assessor de imprensa do candidato disparou uma mensagem com ofensas a jornalistas pelo WhatsApp.

Carlos Eduardo Guimarães, que trabalha há anos na Câmara como assessor nos gabinetes do presidente eleito e de seu filho, Eduardo Bolsonaro, enviou uma imagem com os primeiros resultados acompanhado da seguinte mensagem: “Ué?! Não tava quase empatado?! Vocês são o maior engodo do jornalismo do Brasil!!! Lixo!”.

O grupo era utilizado tradicionalmente para prestar esclarecimentos aos jornalistas de vários veículos de comunicação que faziam a cobertura do candidato do PSL.

Jornalistas são agredidas em comitê de Jair Bolsonaro no Ceará

Repórter de O Povo se feriu após ser empurrada contra uma caixa de som em Comitê de Jair Bolsonaro
Repórter de O Povo se feriu após ser empurrada contra uma caixa de som em Comitê de Jair Bolsonaro

Duas jornalistas, uma do jornal O Povo e outra do Sistema Verdes Mares, afiliada da Rede Globo em Fortaleza, foram vítimas de agressões físicas e verbais durante a cobertura da festa de militantes do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

De acordo com o site O Povo Online, as duas repórteres estavam no comitê de Bolsonaro no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza, quando uma delas foi derrubada de cima de um equipamento de som da organização do evento. Na queda, ela feriu dedos e machucou os braços. Ela ainda teria sido agarrada pelo rosto e agredida verbalmente, assim como um repórter que a acompanhava, agarrado pelos braços. A mulher, de acordo com a reportagem, também foi assediada por militantes.

Já a repórter do Sistema Verdes Mares sofreu ataques verbais enquanto trabalhava na cobertura da comemoração. Um carro da mesma emissora foi apedrejado. Os nomes das repórteres não foram divulgados para preservar a segurança das vítimas.

Em nota, o jornal O Povo repudiou “qualquer forma de assédio ou qualquer tipo de violência contra os profissionais de imprensa, bem como agressões e atos de preconceito”.

Simone Kliass leva palestra sobre voz ao FIC 2018, em Porto Alegre

Simone Kliass
Simone Kliass

A locutora e pesquisadora Simone Kliass apresenta nesta segunda-feira (29/10), às 16h, no FIC 2018 da Unisinos (av. Dr. Nilo Peçanha, 1600, Boa Vista), em Porto Alegre a palestra A Voz da Tecnologia. O conteúdo é resultado de intensa pesquisa a que ela se dedica há cerca de três anos, em parceria com seu sócio Jason Bermingham.

Qual o impacto da voz no universo das novas tecnologias? Como esse recurso pode contribuir para que a experiência do usuário seja cada vez mais completa? Como lidar com o avanço no uso dos assistentes de voz e como as marcas podem aproveitar essa virada tecnológica para estabelecer um diálogo cada vez mais efetivo com seus consumidores? Essas e outras questões serão abordadas durante a palestra, em que vai falar também sobre as novas oportunidades de emprego nesse segmento, condições de serviços e onde atuar, como por exemplo, em Inteligência Artificial, games, rádios digitais, podcasts e X-Reality, campos que demandam cada vez mais profissionais da voz. Mais informações no site do evento.

Levantamento do Congresso em Foco aponta maiores vítimas das Fake News

O Congresso em Foco divulgou nesta sexta-feira (26/10) um levantamento com base em 123 notícias falsas avaliadas pelas agências de checagem Lupa e Aos Fatos, e pelo projeto Fato ou Fake, do Grupo Globo. Segundo a pesquisa, quase 85% do conteúdo analisado tinham como objetivo favorecer o candidato Jair Bolsonaro (PSL).

As notícias avaliadas foram publicadas ao longo de 70 dias, desde o início da campanha eleitoral, e registraram 104 boatos contra o candidato Fernando Haddad ou seu partido, o PT, enquanto 19 eram prejudiciais a Bolsonaro e seus aliados. Algumas das mentiras mais espalhadas chegaram a ser esclarecidas pelas três iniciativas de checagem.

O Congresso em Foco diz que procurou ambas as campanhas. A assessoria de Haddad afirmou que não se manifestaria e a de Bolsonaro não respondeu aos contatos.

Confira a lista completa dos boatos analisados.

Conheça os vencedores do 6º Prêmio Abear de Jornalismo

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) revelou nesta quinta-feira (25/10) os vencedores do 6º Prêmio Abear de Jornalismo, iniciativa para estimular e valorizar trabalhos jornalísticos sobre a aviação comercial brasileira. A cerimônia de entrega será em 7/11, em Brasília-DF. Confira os vencedores:

Categoria Cargas: Entrega pelo ar, de Carlos Virgílio Chagas Cordeiro e Teixeira – Revista CNT, Brasília

Categoria Competitividade: Turismo em movimento, de Irna Renata da Rocha Cavalcante – Jornal O Povo, Fortaleza

Categoria Experiência de Voo: Medo de voar? Curso promete resolver seu problema em dois dias, de Carolina Melo Samorano – Portal Metrópoles, Brasília

Categoria Imprensa Setorizada: Gol além do emprego, de Artur Luiz Andrade da Silva – Revista Panrotas, São Paulo

Categoria Inovação e Sustentabilidade: Voo verde: rumo à sustentabilidade, de Vilhena Soares Alves – Jornal Correio Braziliense, Brasília

Prêmio Especial Regional (veículo sediado fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília): Para o alto e avante – Número de licenças de mulheres na aviação cresce 106% nas categorias de piloto, de Géssika Aline Lima da Costa – Rádio Correio, Maceió

Prêmio Especial Asas do Bem: Asas do Bem: programa transporta vidas em aviões de todo país, de Iara Maggioni – Rádio BandNews FM, Curitiba

A Abear também divulgou os vencedores do Prêmio Abear Spotters, concurso para estimular e divulgar fotografias de spotters, entusiastas da aviação que registram imagens de aeronaves nos principais aeroportos do Brasil. A premiação será na mesma cerimônia. Confira a lista dos vencedores no site do Prêmio.

Fiocruz Brasília aceita trabalhos sobre Fake news e saúde

Logo Fiocruz

A Fiocruz em Brasília realizará, no início de 2019, o seminário internacional As relações da saúde pública com a imprensa. Essa edição do evento vai tratar do tema Fake news e saúde, ou como as notícias falsas, que se espalham com frequência, são alvo de preocupação pelo impacto nesta área, e como podem ser prejudiciais à saúde da população e afetar a execução de uma política de saúde no País.

Os interessados – de qualquer área do conhecimento – podem submeter trabalhos científicos e relatos de experiências nos temas: Jornalismo e saúde, Publicidade e saúde, Redes sociais virtuais e saúde, Relações Públicas e saúde e Comunicação organizacional e saúde. Vai até 1º/12 o prazo para entrega dos trabalhos. O edital traz todas as informações.

Atlas da Notícia pede ajuda para indicar cidades em risco de virar desertos de notícias

O Atlas da Notícia, que o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo lançou em novembro de 2017 com o objetivo de mapear todo o jornalismo no Brasil, precisa de ajuda para indicar cidades em risco de virar desertos de notícias. Elas serão tema do próximo estudo do Atlas, que tem publicação prevista para a segunda metade de novembro. É fácil e simples participar: basta preencher o formulário online.

O fechamento de jornais e revistas e a presença de veículos de comunicação ligados ao poder público, a políticos e a instituições deve indicar que muitas localidades estão próximas de entrar para o ranking dos chamados deserto de notícias, ou seja, municípios sem presença de veículos de comunicação para cobrir a vida cívica local. Na primeira edição, o Atlas identificou cerca de 11.800 veículos jornalísticos, entre jornais, sites, rádios e emissoras de televisão, em quase 2.700 cidades. No geral, 2.879 cidades (52% dos municípios brasileiros), representando cerca de 40 milhões de habitantes, não têm jornais, sites de notícias e emissoras de TV ou rádio.

“Esse novo estudo vai trazer à tona um novo tipo de conhecimento sobre o jornalismo no Brasil, o de que há lugares onde a cobertura local de imprensa corre o risco de desaparecer”, diz Angela Pimenta, presidente do Projor. Para isso, foram contratados cinco pesquisadores, um para cada região do Brasil (Dubes Sônego, Sudeste; Jéssica Botelho, Norte; Loraine França, Centro-Oeste; Marcela Donini, Sul; Mariama Correia, Nordeste), a fim de articular uma rede de colaboradores, como escolas de jornalismo, nesta campanha de crowdsourcing.

“Além de mapear municípios sob risco de se tornarem desertos de notícia, a próxima versão do Atlas também vai trazer uma base atualizada e melhorada em relação ao primeiro levantamento”, diz Sérgio Spagnuolo, diretor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, responsável pelo desenvolvimento técnico da plataforma do Atlas, www.voltdata.info assim como da pesquisa quantitativa. “Estamos coletando mais informações sobre boa parte dos veículos mapeados inicialmente”. O trabalho tem apoio do Facebook e da Abraji.

Entre as novas informações a serem averiguadas estão desde orientação política à propriedade dos veículos, assim como número de colaboradores, periodicidade e endereços.

Mais uma semana para concorrer ao Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros

Logo do prêmio

Termina na próxima quarta-feira (31/10) o prazo para concorrer ao Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2018. Promovido pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), que está completando 50 anos de vida, e com o apoio da CNseg e da Escola Nacional de Seguros, o concurso é um dos maiores do País em valores, oferecendo aos trabalhos concorrentes um total de R$ 300 mil.

Podem concorrer trabalhos em seis categorias: Mídia impressa, Televisão, Rádio, Webjornalismo, Imprensa especializada do mercado de seguros e Prêmio especial corretor de seguros. Os três melhores trabalhos de cada uma receberão R$ 30 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente. No caso do Prêmio especial corretor de seguros, além do valor em dinheiro, o vencedor receberá de bônus uma viagem, com direito a hospedagem e acompanhante.

A iniciativa é um reconhecimento aos profissionais de imprensa que cobrem o mercado de seguros e o trabalho dos corretores. O prêmio engloba todos os ramos de seguros, capitalização, vida, saúde, resseguros e previdência complementar aberta, entre outros. O foco são iniciativas que estimulem a conscientização a respeito de oportunidades e benefícios envolvidos na contratação do seguro. Podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 1/11/2017 e 30/10/2018.

Projeto Comprova lança Guia de Verificação Visual

O Projeto Comprova lançou o Guia de Verificação Visual, que oferece orientações ilustradas e com linguagem didática para avaliar conteúdos visuais em mensagens e redes sociais ligadas a campanhas eleitorais. O material é coordenado pela Abraji.

Em linhas gerais, o guia recomenda que sejam feitas cinco perguntas básicas para a checagem. Para cada uma delas, são fornecidas técnicas que ajudam nessa verificação. As perguntas são: Você está olhando a versão original? Você sabe quem fez o vídeo/capturou a foto? Você sabe onde a imagem foi capturada? Você sabe quando o vídeo foi feito/a imagem foi capturada? Você sabe por que o vídeo foi feito/a imagem foi capturada? De acordo com as respostas obtidas é possível estabelecer uma gradação em níveis que comprovam a possibilidade de veracidade da imagem verificada.

O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa que reúne 24 empresas de mídia do País. Seu objetivo é checar se informações divulgadas sem origem definida são verdadeiras.

Prêmio Amazon de livro-reportagem: inscrições terminam na próxima quarta-feira (31/10)

Logo do Prêmio Amazon

Autor de melhor livro-reportagem receberá R$10 mil e proposta de contrato com a Editora Record. Estudantes e recém-formados concorrerão a R$ 5 mil

Está chegando ao fim o período para concorrer ao Prêmio Livro-Reportagem Amazon, iniciativa promovida em parceria entre Jornalistas&Cia, Amazon.com.br e Editora Record. As inscrições terminam em 31/10 e o concurso tem como objetivo reconhecer títulos do gênero publicados pelo Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta de autopublicação da Amazon que possibilita a venda das obras em sua plataforma.

O vencedor receberá R$ 10 mil, além da oportunidade de ter seu livro impresso editado e publicado pela Editora Record. Também haverá um vencedor na categoria Destaque Universitário, para estudantes de Jornalismo e recém-formados, com graduação a partir de dezembro de 2015. O vencedor dessa categoria receberá R$ 5 mil.

Para participar, os interessados devem publicar seu livro gratuitamente pelo KDP e inserir o termo #PremioReportagemAmazon no cadastro de palavras-chave. Estudantes e recém-formados devem incluir também o termo #DestaqueUniversitario. Para serem elegíveis, os livros não podem ter sido previamente publicados e comercializados por uma editora. Além disso, precisam ficar exclusivos para venda na Amazon em formato digital, devendo ser inscritos no programa KDP Select.

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