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Repórteres sofrem ameaças ao vivo de homens armados no Espírito Santo

Diony Silva foi um dos repórteres ameaçados por homens armados no Espírito Santo
Diony Silva foi um dos repórteres ameaçados por homens armados no Espírito Santo

Equipes de reportagem da TV Gazeta, afiliada da Globo, e da TV Tribuna, afiliada do SBT, no Espírito Santo foram ameaçadas por homens armados em 2/3 durante entradas ao vivo. O caso ocorreu na cidade de Serra, região metropolitana de Vitória.

Os repórteres Diony Silva, Fernando Estevão, Suzy Faria e Sérgio Porto estavam noticiando a falta de ônibus em um bairro onde tinha acontecido um tiroteio. Ao vivo, dois homens armados em uma moto se aproximaram, mandaram que eles se retirassem do local e deram tiros para o alto. Ninguém ficou ferido.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) lamentaram o ocorrido, declarando que “é urgente que o Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) dê a devida segurança para o exercício profissional, pois todo ataque à imprensa é um ataque à democracia e, portanto, inaceitável. Faz-se necessário que as empresas de Comunicação mantenham protocolos de segurança, tais como: somente enviar equipes de reportagens a locais de conflito com a presença da polícia, fornecer coletes a seus funcionários, e acionar o Ciodes-190 assim que for percebida qualquer situação de risco para as esquipes que atuam na rua”.

Bandeirantes e Você S/A vencem 2ª edição do C6 de Jornalismo

Prêmio C6 de Jornalismo
Prêmio C6 de Jornalismo

Foram conhecidos nesta sexta-feira (5/3) os vencedores do 2º Prêmio C6 de Jornalismo. A iniciativa, que reconhece reportagens sobre inclusão e educação financeira, e proteção ao consumidor de serviços financeiros, teve neste ano entre seus vencedores trabalhos da Bandeirantes e da revista Você S/A.

Na categoria TV, Rádio e Podcast, a Band levou o troféu com o episódio Por onde começar a gestão do seu dinheiro? No comportamento!, veiculado no podcast Meu Dinheiro, Minhas Regras“. O conteúdo, produzido por Carolina Sandler e Danilo Gobatto, foi veiculado em outubro de 2020.

Nesta mesma categoria, foram finalistas as reportagens A Bolsa de Valores atraiu este ano mais de um milhão de novos investidores, do Jornal Hoje (TV Globo), e Saúde Emocional X Saúde Financeira, da TV Brasil.

Já na categoria Impresso e Online, a vencedora foi a reportagem Parece cocaína, mas é day trade, da Você S/A, também publicada em outubro de 2020. A matéria é assinada por Tássia Kastner, Luciana Lima, Alexandre Versignassi e Juliana Krauss.

Além da matéria da Você S/A, foram finalistas as publicações Cursos de gurus do mercado criam legião de principiantes na Bolsa, da Folha de S.Paulo, e Vara, Conga, Tchau: ações com torcidas organizadas prejudicam o mercado?, da CNN Brasil Business.

A segunda edição do Prêmio C6 de Jornalismo entregou aos vencedores de cada categoria o prêmio em dinheiro de R$ 15 mil.

Andréia Sadi estreia como colunista da Crescer

Andréia Sadi, grávida dos gêmeos João e Pedro, estreia como colunista da Crescer
Andréia Sadi, grávida dos gêmeos João e Pedro, estreia como colunista da Crescer

Comentarista política da GloboNews, TV Globo e CBN, Andréia Sadi muda o tom e o tema e estreia como colunista da Crescer. Grávida de gêmeos, do também jornalista André Rizek, ela vai tratar quinzenalmente sobre as mudanças, inseguranças, medos, alegrias, dúvidas e reflexões durante a gestação e a vida com filhos no espaço batizado de A mãe tá on!. Em seu primeiro texto, falou sobre as incertezas de como conciliar a carreira e os filhos.

Outra recente novidade na publicação da Editora Globo foi a estreia em fevereiro da coluna Criando crianças pretas. Nela, a comunicadora Deh Bastos, autora do perfil do Instagram @criandocriancaspretas, mãe de José, joga luz na criação antirracista de crianças, em textos mensais.

Já a coluna Entre Laços, da psicanalista, educadora parental e escritora Elisama Santos, ganhou as páginas do impresso. A mãe de Miguel e Helena, que já escrevia no site sobre educação das crianças e outras vivências, passou a ser publicada também na revista em fevereiro.

Em seu texto, na edição de março da publicação, Elisama questiona como os pais apresentam as pessoas negras aos filhos, repercutindo a multiplicidade da negritude e de nossa sociedade, observada no Big Brother Brasil 21, da TV Globo.

“Temos orgulho de ter um time de colunistas cada vez mais diverso, plural”, destaca a editora-chefe Ana Paula Pontes. “São profissionais incríveis que jogam luz em tantos temas que permeiam o universo de quem tem filhos − e eles chegam para somar a credibilidade e o jornalismo sério da Crescer. Me sinto honrada com essas três feras recém-chegadas na publicação”.

O Povo aproveita fim do DN para fazer campanha e alterações na gestão

Com o fim da edição impressa do Diário do Nordeste, em 28/2, depois de mais de 39 anos em circulação, O Povo lançou em 1°/3 várias peças publicitárias e um editorial para afirmar que é o único grande jornal impresso no Ceará. 

Em nova campanha, O Povo afirma ser "o único grande jornal impresso do Ceará"
Em nova campanha, O Povo afirma ser “o único grande jornal impresso do Ceará”

Com isso vieram mudanças na gestão do Grupo de Comunicação O Povo. Com foco nas demandas da pluralidade de leitores, a empresa reforçou a produção das plataformas digitais e reafirmou seu compromisso com os leitores do jornal impresso.

A nova Redação de O Povo fica assim composta:

  • Editores-chefes: Guálter George – Opinião; João Marcelo Sena – Política; Adailma Mendes – Economia; Érico Firmo e Tânia Alves – Cotidiano; Renato Abê e Clóvis Holanda – Cultura e Entretenimento (Vida&Arte); Fernando Graziani – Esportes; Chico Marinho – Imagem (Fotografia, Audiovisual e Design); Thays Lavor – Jornalismo de Dados; e Fátima Sudário e Regina Ribeiro – Plataforma Multistreaming O Povo Mais (OP+).
  • Editores digitais: Ítalo Coriolano – Política; Beatriz Cavalcante – Economia; Sara Oliveira, Rubens Rodrigues e Amanda Araújo – Cotidiano; Marcos Sampaio – Cultura e Entretenimento; André Bloc – Esportes.
  • Mídias sociais – Glenna Cherice – coordenadora.
  • Editoria de imagem: Cinthia Medeiros (Audiovisual), JL Rosa (Fotografia); Cristiane Frota e Amaurício Cortez (Design).
  • Capa: Domitila Andrade – editora de Capa e Farol.
  • Repórteres especiais e investigativos: Henrique Araújo e Carlos Mazza – Política; Irna Cavalcante e Armando de Oliveira Lima – Economia; Demitri Túlio – Cotidiano; Francisco Fontenele – Imagem; e Cláudio Ribeiro – Jornalismo de Dados.
  • Diversidade e inclusão: Plínio Bortolotti − articulista, colunista, debatedor, editorialista-chefe e editor.
  • Rádios: Jocélio Leal − colunista e diretor.

Mudança também na gestão

Outra mudança ocorre no comando da Redação, com a saída, a pedido, de Arlen Medina Néri da Direção Geral de Jornalismo. A liderança do Jornalismo do Grupo, nas suas plataformas impressa e digital, será compartilhada por Erick Guimarães e Ana Naddaf. Os dois, que já eram diretores-executivos da área, agora incorporam as funções de Arlen.

A reestruturação da área de Jornalismo de Dados é outra novidade. O repórter investigativo Cláudio Ribeiro junta-se à recém-contratada Thays Lavor, pesquisadora no assunto, e ao historiador Sérgio Falcão. É um trabalho conjunto com o time de big data da Diretoria de Estratégia Digital do Grupo de Comunicação O Povo.

* Por Lauriberto Braga, correspondente de Jornalistas&Cia no Ceará

Google anuncia fim de cookies de terceiros

Iniciativa global do Google, visa a apoiar com um investimento os veículos de notícias que atendem a comunidades sub-representadas.
Iniciativa global do Google, visa a apoiar com um investimento os veículos de notícias que atendem a comunidades sub-representadas.

O Google anunciou na quarta-feira (3/3) que vai parar de usar cookies de terceiros e que não vai mais criar formas de identificação alternativas para rastrear os usuários do Chrome. Mas será que a decisão vai mesmo acabar com o rastreamento de dados? As entidades Marketers for Open Web (MOW) britânica e US Save Journalism Project classificaram o anúncio de “insincero”.

Em comunicado conjunto, escreveram que o Google interrompeu o uso de cookies apenas para aprimorá-los de acordo com seus próprios interesses comerciais. Além disso, a solução da empresa, a Privacy Sandbox, também é vista com reservas. James Rosewell, da MOW, disse que caso seja adotada, ela permitirá a gigante tome conta dos meios pelos quais empresas de mídia, anunciantes e empresas de tecnologia alcançam seus consumidores.

Confira os detalhes do anúncio do Google em MediaTalks by J&Cia.

Leia também: Covering Climate Now reúne dicas para aprimorar cobertura climática

Covering Climate Now reúne dicas para aprimorar cobertura climática

O Covering Climate Now listou dez dicas para aprimorar a cobertura de mudanças climáticas
O Covering Climate Now listou dez dicas para aprimorar a cobertura de mudanças climáticas

O Covering Climate Now (CCNow), rede de veículos engajados em aperfeiçoar a cobertura de mudanças climáticas no mundo inteiro – o MediaTalks é um deles –, listou dez práticas que os jornalistas poderiam adotar para melhorar a abordagem do clima em reportagens.

A primeira é a valorização da ciência, destacando fatos concretos e fontes especializadas. A entidade também recomenda evitar que a polarização política influencie matérias relacionadas ao clima. Além disso, é essencial não focar apenas em catástrofes, por gerar ao público um “sentimento de impotência”, como se nada pudesse ser feito para melhorar a questão. E lembra que é uma pauta que deve fazer parte de todas as editorias, com ótimos exemplos.

Confira as outras dicas do Covering Climate Now em MediaTalks by J&Cia.

Leia também: Google anuncia fim de cookies de terceiros

Funcionários denunciam exploração de trabalho na Jovem Pan

Jovem Pan
Jovem Pan

Segundo reportagem de Kelly Miyashiro no Notícias da TV (UOL), funcionários da Jovem Pan estão denunciando seus chefes por exploração de trabalho. Os profissionais foram informados de que terão aumento na jornada de trabalho sem remuneração e corte de folgas sem qualquer tipo de compensação. Um repórter afirmou que “tem pouca gente na redação pra botar os jornais no ar, é um sofrimento”.

A reportagem apurou que Rodrigo Mariz, chefe de Jornalismo da rádio, apresentou um plano para o dono da emissora, Tutinha de Carvalho, com o objetivo de aumentar a produção, mas sem autorização para contratar mais profissionais. A mudança transforma as quatro equipes (uma para cada fim de semana) em três, o que resulta no corte de um fim de semana de intervalo.

Um outro empregado, que não quis se identificar, disse ao Notícias da TV que a Jovem Pan pensa em lançar um canal de notícias de 24 horas no YouTube, em um formato parecido com os de CNN Brasil e GloboNews, mas que falta mão de obra para colocar o projeto no ar.

À reportagem, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo declarou que recebeu denúncias de profissionais da rádio e que vai defender a categoria: “O Sindicato não concorda com o aumento da carga de trabalho, nem com a imposição unilateral de uma medida que afeta a vida de dezenas de profissionais. Se a Jovem Pan quer mudar as condições de trabalho, deve negociar a questão com o Sindicato, para que a opinião dos jornalistas seja levada em conta”.

Procurada pelo Notícias da TV, a Jovem Pan disse que não vai comentar o caso.

Leia também: TV Gazeta (Globo, ES) altera grade e corta funcionários

TV Gazeta (Globo, ES) altera grade e corta funcionários

TV Gazeta
TV Gazeta

A TV Gazeta, afiliada da TV Globo no Espírito Santo, anunciou mudanças em sua grade. A partir de 19 de abril, a emissora passará a apresentar um telejornal único para as regiões Norte, Noroeste e Sul do estado. A decisão causará a demissão de profissionais nos próximos meses. As informações são do Notícias da TV (UOL).

Os telejornais locais ES1 e ES2 terão edição e apresentação unificadas no ESTV para 63 municípios de Espírito Santo. Portanto, as TVs Gazeta Norte (em Linhares), Noroeste (em Colatina) e Sul (em Cachoeiro de Itapemirim), que atualmente têm seus próprios telejornais, vão reduzir as equipes. A emissora está montando um novo estúdio em Vitória, de onde serão geradas as duas edições do ESTV, apresentadas por Valéria Vieira e Gabrielle Manganelit. O atual editor de produção da Redação A Gazeta/CBN, Abdo Filho, assume também a posição de editor regional para coordenar o trabalho jornalístico feito em Cachoeiro, Colatina e Linhares.

Vinicius Baptista, o editor-chefe da TV Gazeta Norte, com 17 anos de empresa, foi dispensado na semana passada. Em post fechado nas redes sociais, ele escreveu: “A crise nos acertou em cheio. As mudanças chegaram e tudo virou história para contar”.

Em nota à reportagem do Notícias da TV, Douglas Dantas, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, criticou as mudanças: “Nos solidarizamos com os experientes profissionais que foram demitidos justo em um momento de instabilidade política. É incompreensível que, no momento de maior necessidade de informação de qualidade, com aumento de audiência e credibilidade à profissão, a Rede Gazeta faça um movimento contrário às necessidades sociais”.

A TV Gazeta respondeu o Notícias da TV afirmando que “a grande maioria dos profissionais segue na empresa”.

Leia também: Globo contrata e promove movimentações em sua equipe esportiva

InPress reassume a comunicação corporativa da Pepsico

InPress
InPress

A InPress Porter Novelli ampliou o atendimento que já prestava à Pepsico e a partir de agora passa a liderar também as ações de relações públicas institucionais da companhia com a imprensa e na esfera digital.

A agência já cuida da comunicação para as marcas de bebidas Pepsi, H2OH, Lipton, Gatorade e Kero Coco e agora reassume a área de Comunicação Corporativa para dar mais ênfase às ações institucionais da empresa, em especial aos temas que materializam seu propósito corporativo, como a importância da diversidade, ações ligadas à cidadania, e cuidados com agronegócio e sustentabilidade em toda a cadeia de produção. 

A equipe de atendimento multidisciplinar da InPress será integrada pela diretora de atendimento Rose Pimentel, pelo diretor de comunicação digital Bruno Fernandes Ribeiro, pelo diretor de mídias digitais/monitoramento Eduardo Marques e pela gerente de atendimento Izabella Marconi. Andrea Agune e Michele Passos Araújo são consultoras, Victor Soriano é o atendimento digital e Igor Chumski, o coordenador de BI. Para o atendimento às marcas de bebidas da companhia, o time tem Camila de Paula na gerência, Vivian Fróes no atendimento, Maju Duarte como PR Influencer e Lídia Piccelli como assistente.

Vitória judicial de Meghan Markle contra jornal britânico questiona liberdade de imprensa

Ganhou um novo capítulo esta semana a vitória judicial de Meghan Markle sobre o tabloide Mail on Sunday, condenado em 11/2 por quebra de privacidade após a publicação de trechos de uma carta da duquesa de Sussex endereçada ao pai. Em audiência realizada na terça-feira (2/3), o juiz Mark Warby recusou o pedido do jornal para apelar da decisão que deu vitória a Meghan.

A decisão afirma que os artigos foram uma violação clara de privacidade, apesar de o jornal argumentar que a duquesa pretendia tornar o conteúdo da carta público. Após a sentença, os advogados de Meghan pediram 5 milhões de libras de compensação, além das custas judiciais, metade a ser paga dentro de 14 dias, quantia que o Mail on Sunday considerou “desproporcional”.

O juiz concordou em ordenar o pagamento provisório de 450 mil libras, dizendo que o montante final pode ser muito maior, depois que outras questões pendentes forem resolvidas. Meghan quer também um pedido de desculpas na primeira página e uma ordem de um tribunal forçando o jornal a entregar todas as cópias que fez da carta e destruir todas as cópias ou anotações feitas sobre ela.

O advogado de Markle quer uma indenização nominal equivalente ao lucro que o Mail teve com os artigos, mas o jornal discordou e anunciou a decisão de recorrer diretamente ao Tribunal de Apelações, mas o juiz não autorizou o recurso.

O caso intensificou o debate sobre os conceitos de liberdade de imprensa e privacidade no Reino Unido, uma vez que deixa aberto um precedente para que pessoas insatisfeitas em ver segredos expostos utilizem a justiça para impedir a publicação.

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