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quinta-feira, dezembro 11, 2025

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Honda anuncia vencedores do “Concurso de Jornalismo: Trânsito Seguro”

A Honda anunciou os vencedores da primeira edição do Concurso de Jornalismo: Trânsito Seguro. A iniciativa tem como objetivo reconhecer reportagens que elevem a consciência de responsabilidade coletiva, e promovam a mudança de comportamento de condutores, pedestres e demais participantes do trânsito. Foram premiados três trabalhos, nas categorias Texto, Vídeo e Áudio, cada um contemplado com o valor de R$ 18 mil.

“Estamos satisfeitos com o resultado da primeira edição do concurso, pois entendemos que essa é uma importante plataforma para fomentar um diálogo contínuo sobre essa temática”, exalta Pedro Rezende, gerente-geral de Relações Públicas da Honda. “Agradecemos a todos os profissionais que, como a Honda, se propuseram a abordar esse tema tão essencial de forma objetiva, criativa e com verdadeiro potencial de impacto para mudança de comportamento no trânsito no Brasil”.

Confira a relação dos vencedores Concurso de Jornalismo: Trânsito Seguro:

Áudio

Reportagem: A luta por sobrevivência do Brasil que anda de moto
Publicação: Podcast Vós Social
Autores: Flávia Cunha, Geórgia Santos e Tércio Saccol

Primeiro de uma série de quatro episódios que mostraram como a Covid-19 impactou a vida dos trabalhadores brasileiros, falou sobre o trabalho dos motofrentistas e entregadores de delivery. Para diminuir o contato entre as pessoas, serviços de delivery e compras online ganharam força desde o início da pandemia. Com isso, cresceu o número de profissionais trabalhando sobre duas rodas no Brasil.

“Como um veículo independente, sempre mantemos o foco do nosso olhar para os direitos humanos, o respeito às diferenças, o senso de coletividade e a empatia”, explica Tércio. “Assim, falar de trânsito seguro ou mobilidade é olhar para um assunto que envolve histórias, diálogos, realidades e vidas. Receber o prêmio foi importante porque nos ajuda a dar continuidade ao jornalismo interpretativo e analítico que nos propusemos a fazer. Ficamos felizes ao ver a Honda reconhecer um olhar distinto para o debate sobre o trânsito e a mobilidade e estamos honrados de entrar para a história do prêmio mantendo as nossas identidade e essência”.

Texto

Reportagem: Década de velocidade em queda reduz mortes no trânsito de SP
Publicação: Folha de S.Paulo
Autores: Arthur Rodrigues e Thiago Amâncio

Publicada em fevereiro deste ano, a reportagem inaugurou uma série sobre segurança no trânsito, veiculada no caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo. A reportagem analisou o impacto da redução de velocidade nas ruas de São Paulo ao longo da última década, com dados e gráficos que mostram uma queda significativa nos acidentes na Avenida Paulista, uma das principais e mais movimentadas vias da capital paulista.

“A segurança é assunto prioritário em um país onde mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito por ano, que é também a maior causa de mortes entre jovens”, comenta Thiago. “Por isso, a iniciativa do prêmio é importantíssima, e eu me sinto mais que honrado em fazer parte dos ganhadores da primeira edição. É preciso colocar o tema da segurança no trânsito em primeiro plano, e o prêmio cumpre muito bem este papel”.

Vídeo

Reportagem: O perigo do ponto cego no trânsito
Publicação: EPTV 1 Campinas
Autor: Eduardo Bezerra Rodrigues

Reportagem com foco em serviço, mostrou a importância de redobrar a atenção nos chamados “pontos cegos” dos carros para evitar acidentes graves no trânsito, em especial, com motociclistas como vítimas. Em uma área controlada, a equipe de reportagem simulou situações e deu dicas valiosas para evitar esse tipo de situação no trânsito.

“Assim como tantos assuntos que dão um chacoalhão na gente, falar sobre trânsito na mídia também ajuda a salvar vidas”, destaca Eduardo. “Esse é um ponto que leva a sociedade a despertar sobre o nosso papel nessa construção coletiva que é o trânsito nas cidades. Ver a minha equipe premiada com essa reportagem só reforça o quanto a informação detalhada tem valor, o quanto o serviço à sociedade vale a pena por meio do jornalismo. Estamos muito contentes com esse reconhecimento, ainda mais em um tempo tão desafiador para o trabalho da imprensa, cheio de ataques e intolerância aos jornalistas que fazem o trabalho de rua”.

Apresentadora afegã é morta em ataque a bomba

Mina Khairi, 27, era apresentadora do canal Ariana News, do Afeganistão
Mina Khairi, 27, apresentadora do canal Ariana News

A jornalista Mina Khairi, 27, apresentadora do canal Ariana News, foi assassinada em um ataque a bomba em Cabul, capital do Afeganistão. O atentado ocorreu em 3 de junho, quando Mina, sua mãe e sua irmã, também mortas no ataque, retornavam em uma van após fazerem compras em um mercado. Além delas, outros seis passageiros estavam no veículo e ficaram seriamente feridos, sendo que um deles também morreu no ataque.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas apesar de ter negado publicamente o envolvimento, o Talibã havia emitido em 5 de maio um alerta aos jornalistas afegãos contra “a apresentação de notícias unilaterais a favor da inteligência do Afeganistão”.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e sua afiliada afegã, a Associação de Jornalistas Independentes do Afeganistão (AIJA), alertaram para o aumento do número de mulheres jornalistas mortas e apelaram por uma ação do governo afegão.

Mina Khairi é a quarta trabalhadora de mídia a ser morta em 2021 no País. Em 2 de março, três trabalhadoras da divisão de dublagem da Enikass TV, Mursal Wahidi, Sadia Sadat e Shahnaz Roafi, foram assassinadas a tiros em um ataque.

Mina Khairi, 27, era apresentadora do canal Ariana News, do Afeganistão
Mina Khairi, 27, era apresentadora do canal afegão Ariana News

“A FIJ expressa sua séria preocupação com a recente onda de assassinatos de jornalistas mulheres em ataques direcionados no Afeganistão”, comentou o secretário geral da entidade Anthony Bellanger. “Este último ataque destaca a necessidade crítica de segurança extra para jornalistas e de uma estratégia clara para combater os ataques direcionados contra jornalistas mulheres”.

Ainda de acordo com um relatório o recém-divulgado pela IFJ no Sul da Ásia, foram registrados dez assassinatos de jornalistas no Afeganistão no período de 1º de maio de 2020 e 30 de abril de 2021, além de uma série de ameaças e intimidações.

 

E mais:

Franklin Martins assume redes de Lula para a campanha de 2022

Franklin Martins
Franklin Martins

Reportagem de Luciana Lima para o portal Metrópoles informa que, com vistas à campanha para 2022 à Presidência da República, a comunicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou o reforço de Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação do Planalto no primeiro mandato de Lula.

Segundo Luciana, Franklin, que sempre manteve relações estreitas com o ex-presidente, passou a coordenar a comunicação nas redes de Lula há duas semanas e teria estado em Brasília para acertar os ponteiros com Jilmar Tatto, que continua à frente das redes do PT, deixando para trás rumores de desentendimentos entre as duas equipes.

De acordo com o Metrópoles, o PT teria entendido que marcar desde agora presença forte nas redes sociais será fundamental para a campanha, pois o peso delas hoje é muito maior do que em campanhas passadas. Ainda não está definido quem será responsável pelo marketing da campanha.

Militante de esquerda na luta contra a ditadura, Franklin Martins foi líder estudantil e membro da organização Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Participou de um dos episódios mais marcantes da resistência à ditadura, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, com o objetivo de forçar a libertação de 15 presos políticos. A ação foi realizada em conjunto com a Aliança Libertadora Nacional (ALN). Ficou preso pela ditadura entre outubro e dezembro de 1968, quando era presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRJ. (Veja+)

+Admirados da Imprensa do Agronegócio: 2º turno vai até 10/6

+Admirados da Imprensa do Agronegócio serão homenageados na próxima terça (29/6)

Vai até o próximo dia 10/6 o segundo turno de votação do Prêmio Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio, que distinguirá os profissionais TOP 25 e os veículos TOP 3 em nove categorias. Foram classificados, na fase inicial, 56 profissionais e 84 veículos, todos agora integrando a cédula virtual de votação. Os eleitores poderão, assim, escolher entre os profissionais e veículos os cinco que mais admiram, em ordem de preferência. Nessa etapa, os votos têm o seguinte peso: 1º lugar, 100 pontos; 2º − 80 pontos; 3º − 65 pontos; 4º − 55 pontos; e 5º 50 pontos.

O resultado final será divulgado em 16/6 e evento de premiação já está marcado para 29/6, às 19 horas, com as participações, na apresentação, do editor de J&Cia Fernando Soares e do repórter Cid Barboza.

O certame conta com apoio institucional da CNA / Senar, patrocínio de Cargill, CNH Industrial, Syngenta e Yara e apoio de ADAMA, BRF e I´MAX

Para votar, clique aqui. É prático e rápido. Participe e apoie o jornalismo do agronegócio.

Caso Alex Silveira será julgado pelo STF na próxima quarta-feira (9/6)

Caso Alex Silveira será julgado pelo STF na próxima quarta-feira (9/6)

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará na próxima quarta-feira (9/6) o caso Alex Silveira, fotógrafo que há 21 anos levou um tiro de bala de borracha no olho, durante manifestação em São Paulo. Ele perdeu a visão do olho esquerdo e não pôde dar continuidade à carreira. Alex espera obter reparação e indenização em ação movida contra o Estado de São Paulo.

Na época do ocorrido, Alex trabalhava no jornal Agora São Paulo. Ele teve indenização concedida em primeira instância, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reformou a decisão, sob a alegação de que Alex optou por permanecer no local do tumulto.

Casos semelhantes ao dele ocorreram posteriormente. Em 2013, o repórter fotográfico Sérgio Silva também perdeu a visão após ser atingido por uma bala de borracha, durante as manifestações contra a Copa do Mundo e o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo.

Na mesma época, Giuliana Vallone, que trabalhava na Folha de S.Paulo, também foi atingida no rosto por uma bala de borracha. Seus óculos salvaram seu olho e sua visão, mas ela enfrenta sequelas até hoje.

O caso de Alex Silveira é visto como emblemático, pois pode servir como exemplo para indenizações e reparações em processos semelhantes.

Rádio Capital (SP) anuncia que José Silvério estreia em clássico paulista

A Rádio Capital (SP) confirmou a estreia do narrador José Silvério para 12/6, na transmissão do clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

Conhecido como o “Pai do Gol”, o narrador está afastado do meio radiofônico desde abril de 2020, quando deixou a Rádio Bandeirantes. Milton Neves havia antecipado em seu blog no UOL a contratação de José Silvério pela Rádio Capital.

Com quase 60 anos de atuação no rádio, o narrador passou anteriormente por Rádio Itatiaia AM 610 e Inconfidência AM 880, ambas de Belo Horizonte, Continental AM 1030 (atual Capital AM), do Rio de Janeiro, Rádio Tupi e Jovem Pan AM 620, as duas de São Paulo.

Com nova programação, a Afro.TV está de volta ao ambiente digital

O objetivo da Afro.TV é expandir a representação negra na comunicação e ser um espaço de conteúdo audiovisual para o mercado afro-brasileiro.
O objetivo da Afro.TV é expandir a representação negra na comunicação e ser um espaço de conteúdo audiovisual para o mercado afro-brasileiro.

A Afro.TV estreia nova temporada nesta sexta-feira (4/6), às 16h, no Youtube. Criada em 2020 com intuito de expandir a representação negra na comunicação e ser um espaço qualificado de conteúdo audiovisual e branded content para o mercado afro-brasileiro, de periferia e outros aspectos da diversidade, nessa nova fase o projeto traz programas de entrevistas, bem-estar e outras atrações.

Dentre as novidades da plataforma está o Afro.TV Entrevista, programa de 12 episódios conduzido por Livia Calmon, uma das primeiras apresentadoras de televisão na Bahia. Já tendo atuado na mídia impressa, a jornalista atualmente é coordenadora de Comunicação da Secretaria de Cultura do governo baiano e, na plataforma, será responsável pela condução de entrevistas com personalidades negras de diversos campos de atuação, como política, negócios, tecnologia, cultura, economia e entretenimento

Também integra o time de colaboradores Gerson Assis. Conhecido como Nego Gringo, ele é designer gráfico, videomaker e fundador do portal NordesteuSou. No Instagram, destaca-se por divulgar informações referentes à cultura afro-americana.

Além da programação informativa, a iniciativa traz a massoterapeuta Fabiana dos Santos para comandar o momento de bem-estar do canal no YouTube. Ela será apresentadora do Yoga na Laje. O objetivo é levar a prática para o público da periferia. “A ideia é incentivar outras mulheres negras que já se sentiram intimidadas em praticar o yoga por ser muito frequentado por pessoas brancas, em espaços brancos e a preços inacessíveis, fazendo com que essa prática milenar não pudesse nos alcançar”, disse.

Sulivã Bispo está responsável pelo programa de fofocas sobre o mundo negro. Para isso, o ator dará vida ao personagem Koanza, interpretado por ele desde 2016. Como Koanza, Sulivã promete rir do racismo e entreter o público contando o que ocorre nos bastidores das vidas de celebridades.

Tiago Rocha,  diretor de edição da Afro.TV, também fará as vezes de apresentador. Ele será o rosto à frente do Excelência Negra. O programa terá uma nova edição a cada mês e dará voz a afro-empreendedores que se destacam no meio do empreendedorismo e no mundo dos negócios. Além disso, dará dicas de criatividade.

Estão mantidos na grade programas iniciados em 2020, como Humor Negro de Verdade, com o humorista Alan Miranda, e os materiais da série Momentos Negros − com narração da atriz Sara Barbosa.

Paulo Rogério Nunes, sócio da Afar Ventures LLC, startup de conteúdo criada no Brasil em 2020 e que detém a marca Afro.TV, disse: “Nosso objetivo é ofertar novos conteúdos de qualidade para o público que busca representatividade e um conteúdo autêntico, diverso e original. Queremos produzir novas narrativas, que possam descontruir os estereótipos até hoje associados à comunidade negra e apresentar conteúdos positivos e inspiradores”.

E mais:

Papo de Mãe ganha novo site

 

Brazil Journal estreia boletins diários na Alpha FM

A rádio Alpha FM (101.7 FM), de São Paulo, passou a contar com dois boletins diários produzidos pelo Brazil Journal, de Geraldo Samor. Com foco em notícias sobre mercado financeiro, economia, negócios e tecnologia, o Empresas e Mercados vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h e às 17h, e está disponível também no site da emissora.

“Como a taxa de juros abaixou bastante, a pessoas começaram a buscar novas alternativas para investimentos”, explica o diretor da Alpha Neneto Camargo. “Nada mais apropriado para falar de investimentos e negócios que a equipe do Brazil Journal, comandada pelo querido e expert Geraldo Samor. Notícias de primeira mão com conteúdo e credibilidade”.

A produção do conteúdo conta ainda com apoio do repórter Pedro Arbex.

 

Afiliada da TV Globo interrompe operações após surto de Covid-19

A TV Tem, afiliada à Rede Globo no interior de São Paulo, demitiu mais de vinte profissionais em suas sedes.

A TV TEM, rede regional de televisão afiliada à TV Globo no interior paulista, precisou fechar sua sede de Itapetininga para descontaminação do local. A decisão ocorreu após um novo surto de Covid-19 entre funcionários da emissora. Com a interrupção da transmissão local, o grupo passou a transmitir temporariamente o sinal da TV TEM Sorocaba, cabeça de rede da afiliada.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas de SP (SJSP), seis funcionários testaram positivo para a doença nos últimos dias, aumentando para nove o número de infectados em apenas dois meses. “Soubemos que os contaminados seguem sob cuidados médicos e que não há informações de casos muito graves”, informou o diretor regional do SJSP Pedro Courbassier.

A direção regional do Sindicato em Sorocaba, de que Itapetininga faz parte, está acompanhando a situação e já solicitou reunião com a empresa para saber mais detalhes dos casos e reafirmar a necessidade da criação do Comitê de Combate à Covid.

Segundo o secretário do interior do SJSP, José Eduardo, foram enviados para todas as empresas, desde o início da pandemia, ofícios solicitando que adotassem os protocolos de segurança e saúde e criassem um comitê de combate à covid, com acompanhamento da entidade. “Infelizmente, a maioria das empresas sequer respondeu e a TV TEM foi uma delas. O resultado está aí, mais uma redação fechada para descontaminação”, completou o diretor.

Em nota, a emissora garantiu que “vem adotando rígidos protocolos de segurança e higienização em suas áreas e equipamentos durante as gravações e transmissões realizadas”. Além disso, informou que vem adotando trabalho remoto para boa parte de seus profissionais, e que para os casos dos que precisam se dirigir à emissora, foi feito um escalonamento dividindo as equipes em núcleos, para evitar aglomerações.

Confira o comunicado na íntegra:

“Desde o início da pandemia da Covid-19, a TV TEM, emissora afiliada à TV Globo com presença em 318 municípios do interior do Estado de São Paulo, vem adotando rígidos protocolos de segurança e higienização em suas áreas e equipamentos durante as gravações e transmissões realizadas. Ainda no sentido de priorizar a prevenção, muitos dos colaboradores estão trabalhando remotamente. Já para aqueles que necessitam se dirigir à emissora, foi feito escalonamento, dividindo os profissionais por núcleos (redação, produção e técnica) e turnos, restringindo a ocupação nas dependências e proporcionando as melhores condições para limpeza dos espaços.

Outras medidas implantadas pela TV TEM incluem aferição diária da temperatura de todos seus colaboradores, uso obrigatório de máscaras de proteção, distanciamento seguro entre os profissionais e disponibilização de itens como álcool em gel por toda emissora. Além disso, há orientação contínua aos membros da equipe para que, ao primeiro sinal de qualquer um dos sintomas relacionados à Covid-19, seja efetivado o afastamento imediato das atividades, com testagem dos profissionais e pessoas de seu contato, evitando a propagação da doença entre seus familiares e outros profissionais da empresa.

Em relação à sede de Itapetininga (SP), o protocolo de afastamento dos profissionais e interrupção das operações no local foi seguido imediatamente após a emissora tomar conhecimento de mais de um caso de contaminação pela Covid-19. Feito isso, a equipe passou por testagem e os membros estão mantidos em casa. Além disso, a sede da emissora também passou por um forte processo de sanitização. A unidade volta a operar normalmente nesta segunda-feira (7), e o retorno seguro dos colaboradores só será permitido com a apresentação de testes negativos.

A emissora continuará intensificando as ações de prevenção e segurança, dando total suporte a todos os seus profissionais.”

Dia da Imprensa: João do Rio, o repórter-caçador

João do Rio

João do Rio é o nosso homenageado neste Dia da Imprensa, celebrado em 1º/6, numa edição única e exclusiva, que, esperamos, possa contribuir para a ele fazer justiça e resgatar sua memória para as novas e futuras gerações − sobretudo nos bancos das universidades, onde sua vida e sua saga precisam voltar a ser ensinadas, para que seu legado possa servir no mínimo para inspirar o bom jornalismo.

Inventor da reportagem no Brasil, imortal da Academia Brasileira de Letras, flâneur, dândi, gordo, homossexual e afrodescendente, revolucionou a imprensa no início do Século XX. No próximo dia 23 de junho comemora-se o centenário da morte dele. Mas dele, salvo exceções, não se fala nas universidades ou cursos de Jornalismo. Sua história não é cultivada e sequer lembrada pelas instituições jornalísticas. Seu nome é quase um deserto para o jornalismo contemporâneo.

A edição é fruto de três narrativas: de José Maria dos Santos, com brilhante carreira no jornalismo, também historiador, que mergulhou na pesquisa, construiu uma incrível narrativa da vida e morte de João do Rio, com uma impressionante riqueza de detalhes; de Moacir Assunção, professor de Jornalismo da Universidade São Judas, em São Paulo, que formou um grupo de alunas para aportar à edição os olhares da nova geração de jornalistas que vem aí; e de Assis Ângelo, que optou por um trabalho autoral, em que mescla poesia e ficção com a realidade do tempo de João e do próprio João.

Com esse tripé de narrativas, que fazem avultar aos olhos a figura exuberante de João do Rio, cremos estar entregando aos leitores de Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas uma edição que faz justiça a um dos grandes nomes e personagens de nosso jornalismo.

Confira a edição!

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