A TV TEM, rede regional de televisão afiliada à TV Globo no interior paulista, precisou fechar sua sede de Itapetininga para descontaminação do local. A decisão ocorreu após um novo surto de Covid-19 entre funcionários da emissora. Com a interrupção da transmissão local, o grupo passou a transmitir temporariamente o sinal da TV TEM Sorocaba, cabeça de rede da afiliada.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas de SP (SJSP), seis funcionários testaram positivo para a doença nos últimos dias, aumentando para nove o número de infectados em apenas dois meses. “Soubemos que os contaminados seguem sob cuidados médicos e que não há informações de casos muito graves”, informou o diretor regional do SJSP Pedro Courbassier.

A direção regional do Sindicato em Sorocaba, de que Itapetininga faz parte, está acompanhando a situação e já solicitou reunião com a empresa para saber mais detalhes dos casos e reafirmar a necessidade da criação do Comitê de Combate à Covid.

Segundo o secretário do interior do SJSP, José Eduardo, foram enviados para todas as empresas, desde o início da pandemia, ofícios solicitando que adotassem os protocolos de segurança e saúde e criassem um comitê de combate à covid, com acompanhamento da entidade. “Infelizmente, a maioria das empresas sequer respondeu e a TV TEM foi uma delas. O resultado está aí, mais uma redação fechada para descontaminação”, completou o diretor.

Em nota, a emissora garantiu que “vem adotando rígidos protocolos de segurança e higienização em suas áreas e equipamentos durante as gravações e transmissões realizadas”. Além disso, informou que vem adotando trabalho remoto para boa parte de seus profissionais, e que para os casos dos que precisam se dirigir à emissora, foi feito um escalonamento dividindo as equipes em núcleos, para evitar aglomerações.

Confira o comunicado na íntegra:

“Desde o início da pandemia da Covid-19, a TV TEM, emissora afiliada à TV Globo com presença em 318 municípios do interior do Estado de São Paulo, vem adotando rígidos protocolos de segurança e higienização em suas áreas e equipamentos durante as gravações e transmissões realizadas. Ainda no sentido de priorizar a prevenção, muitos dos colaboradores estão trabalhando remotamente. Já para aqueles que necessitam se dirigir à emissora, foi feito escalonamento, dividindo os profissionais por núcleos (redação, produção e técnica) e turnos, restringindo a ocupação nas dependências e proporcionando as melhores condições para limpeza dos espaços.

Outras medidas implantadas pela TV TEM incluem aferição diária da temperatura de todos seus colaboradores, uso obrigatório de máscaras de proteção, distanciamento seguro entre os profissionais e disponibilização de itens como álcool em gel por toda emissora. Além disso, há orientação contínua aos membros da equipe para que, ao primeiro sinal de qualquer um dos sintomas relacionados à Covid-19, seja efetivado o afastamento imediato das atividades, com testagem dos profissionais e pessoas de seu contato, evitando a propagação da doença entre seus familiares e outros profissionais da empresa.

Em relação à sede de Itapetininga (SP), o protocolo de afastamento dos profissionais e interrupção das operações no local foi seguido imediatamente após a emissora tomar conhecimento de mais de um caso de contaminação pela Covid-19. Feito isso, a equipe passou por testagem e os membros estão mantidos em casa. Além disso, a sede da emissora também passou por um forte processo de sanitização. A unidade volta a operar normalmente nesta segunda-feira (7), e o retorno seguro dos colaboradores só será permitido com a apresentação de testes negativos.

A emissora continuará intensificando as ações de prevenção e segurança, dando total suporte a todos os seus profissionais.”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments