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Morre Adalberto Diniz, defensor do direito autoral dos jornalistas

Adalberto Diniz
Adalberto Diniz

Adalberto Diniz morreu no final da tarde de 17/8, aos 80 anos, de infarto. Sentiu-se mal e foi à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Tamoios, em Cabo Frio – cidade onde morava desde que se aposentou –, mas não resistiu. O sepultamento ocorreu no dia seguinte, no cemitério Jardim dos Eucaliptos, na mesma cidade.

Mineiro de Sete Lagoas, começou como fotojornalista no Rio. Trabalhou no Jornal dos Sports, em O Dia, na Última Hora e no Correio da Manhã, ainda na década de 1960. Atuou depois na Tribuna da Imprensa e O Globo, em coberturas internacionais, e em revistas da Abril. Em 1990 teve a última passagem pelo fotojornalismo, no Diário Popular, de São Paulo.

Adalberto Diniz
Adalberto Diniz

Em meados dos anos 1970, aproximou-se do sindicalismo. Participou da fundação da Arfoc-Rio (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos RJ), em 1978, de que foi mais tarde diretor. Dirigiu também o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, e foi diretor da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

Destacou-se como incansável defensor dos direitos autorais dos jornalistas. Nessa área, realizou palestras para jornalistas, advogados autorais e juízes; prestou consultoria e levou suas ideias aos eventos sindicais, nos congressos da Fenaj e regionais, e na ABI.

Adalberto Diniz foi um dos fundadores da Associação de Propriedade Intelectual dos Jornalistas Brasileiros. Nos anos 2000, como conselheiro da entidade, participou da consolidação da Associação Brasileira de Direitos Autorais (APIJor). Em 1996, publicou pela Fenaj uma cartilha que serviu de base para seu livro Direito autoral na comunicação social, editado em 2014.

Eleição dos +Admirados da Imprensa Esportiva começa nesta quinta-feira (19/8)

J&Cia lança série com Histórias do Jornalismo esportivo

Teve início nesta quinta-feira (19/8) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Esportiva. A pesquisa apontará os jornalistas, programas e empresas de mídia de maior relevância no Brasil, na visão de jornalistas e demais profissionais de comunicação.

Assim como nas demais edições da série +Admirados, serão dois turnos de votação. No primeiro, os eleitores poderão fazer até cinco indicações em cada categoria. Os mais lembrados serão classificados para a fase final, em que novamente poderão ser feitas até cinco indicações, desta vez, porém, a partir da lista fechada com os nomes dos finalistas.

Entre as categorias e subcategorias, serão homenageados 21 profissionais, veículos ou programas dedicados à cobertura esportiva: Locutor (Rádio e TV), Comentarista (Rádio e TV), Repórter (Rádio, TV, Impresso e Digital), Repórter de Imagem (Fotógrafo e Cinegrafista), Jornalistas Regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte), Programas (Rádio, TV Aberta e TV por Assinatura), Veículos (Impresso e Digital) e Canais Digitais (Podcast e Redes Sociais).

“É um modelo de eleição que tem sido muito elogiado por profissionais do setor e empresas que associam suas marcas à iniciativa, uma vez que o colégio eleitoral é composto majoritariamente por formadores de opinião”, destaca Eduardo Ribeiro, diretor deste Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, que promovem a iniciativa. A eleição dos +Admirados da Imprensa Esportiva conta também com os apoios da 2Toques Assessoria em Comunicação Esportiva, do canal LiveSports e do I’Max, além do apoio institucional da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (Aceb).

Para votar, basta fazer um rápido cadastro em https://pesquisa.portaldosjornalistas.com.br/. Quem já votou em alguma outra eleição da série +Admirados pode acessar a cédula utilizando o cadastro pré-existente. A votação para o primeiro turno vai até 29 de agosto.

Elifas Andreatto recebe Prêmio Personalidade da Comunicação nesta sexta-feira (20/8)

Elifas Andreatto
Elifas Andreatto

Homenagem a um dos maiores artistas gráficos do País será virtual, pelo canal da Mega Brasil no YouTube

Nesta sexta-feira (20/8), às 19h, a Mega Brasil homenageia o artista gráfico Elifas Andreatto com o Prêmio Personalidade da Comunicação. A iniciativa marcará também a abertura do 24º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que prosseguirá, depois, no período de 23 a 28/8 e de 30/8 a 1º/9, sempre a partir das 9h30.

No evento de premiação, os diretores da Mega Brasil Marco Rossi e Eduardo Ribeiro (também diretor deste J&Cia) entrevistam Elifas, mostrando sua rica trajetória no mundo do design gráfico, da pintura e da ilustração, e como ele tem desbravado caminhos para a arte visual, inclusive na Música Popular Brasileira, capista que foi de mais de 600 obras dos mais importantes autores e intérpretes do País.

Primeiro nome das artes visuais contemplado com essa premiação, Elifas sucede a Laurentino Gomes, que, como ele, recebeu homenagem digital e o troféu-escultura por entrega delivery, dada a impossibilidade da realização de um evento presencial. E entra para uma galeria que já conta com José Hamilton Ribeiro, Ruy Mesquita, Miguel Jorge, Alberto Dines, Miriam Leitão, Octavio Frias de Oliveira, Johnny Saad, José Marques de Melo, Fátima Turci, Audálio Dantas, Mino Carta, Maurício Azedo, Gaudêncio Torquato, Domingo e Caco Alzugaray, Boris Casoy, Nelson Sirotsky e J. Háwilla.

Paranaense da cidade de Rolândia, Elifas completou em janeiro 75 anos de vida. Teve uma longa carreira na Editora Abril, atuando em diversos veículos e áreas da empresa, passando depois a tocar seu próprio negócio.

São de sua autoria as principais obras que reverenciam Vladimir Herzog, mártir da democracia, assassinado pela ditadura militar em outubro de 1975: o quadro 25 de Outubro, inspirado na obra Guernaca, de Pablo Picasso, que doou ao Sindicato dos Jornalistas; a arte do Prêmio Vladimir Herzog, um belo troféu com a silhueta de Herzog; e a criação da Praça Vladimir Herzog, no espaço exterior da Câmara Municipal de São Paulo, onde se destaca a escultura Vlado Vitorioso, também por ele concebida.

Hoje morando num condomínio a 60 km de São Paulo, Elifas continua se dedicando a trabalhos visuais diversos, inclusive para muitos dos artistas amigos que fez ao longo de sua trajetória profissional.

A homenagem a ele, nesta sexta (20/8), às 19h, poderá ser acompanhada ao vivo no canal da Mega Brasil no YouTube.

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro abre inscrições

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro abre inscrições

Estão abertas até 11 de novembro as inscrições para a 14ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, que incentiva e reconhece trabalhos jornalísticos sobre assuntos relacionados ao agronegócio. São duas categorias: Profissional e Jovem Talento (estudantes de jornalismo).

A categoria Jovem Talento é dividida em Escrita, Rádio e Vídeo. Os vencedores de cada modalidade receberão valores em vales-compra no total de R$ 3.500 para o primeiro colocado, R$ 2.500 para o segundo e R$ 2.000 para o terceiro.

No caso dos estudantes, para fazer a inscrição, é obrigatória a participação em pelo menos duas palestras do Ciclos de Palestras da ABAG/RP, que serão realizadas online nos dias 25, 26 e 30 de agosto e 1º de setembro. Os eventos somam pontos na avaliação final. As matérias inscritas devem ter sido veiculadas em algum serviço de mídia da instituição em que estudam ou em TVs e rádios universitárias.

A categoria Profissional tem quatro modalidades: Jornal Impresso, Revista Impressa, Internet e TV. O melhor trabalho de cada uma receberá R$ 10.000 e certificado. As matérias devem abordar o tema Agronegócio Paulista, com veiculação entre 11 de novembro de 2020 e 11 de novembro de 2021.

Inscrições para o prêmio e para o Ciclo de Palestras aqui.

CNN anuncia programa com Phelipe Siani e Fernando Nakagawa

CNN anuncia programa com Phelipe Siani e Fernando Nakagawa

A CNN Brasil anunciou o lançamento do programa CNN Brasil Business, que estreia em setembro na grade da TV e com distribuição em todas as plataformas digitais da emissora. Semanal, será comandado por Phelipe Siani e Fernando Nakagawa. A emissora ainda não divulgou a data e o horário de estreia.

O programa é fruto do site CNN Brasil Business, no ar desde a estreia do canal, no ano passado. Nakagawa, inclusive, é diretor do projeto no ambiente digital. O conteúdo terá conexão direta com os assuntos tratados pelo CNN Business digital no Brasil e na CNN internacional.

A ideia é abordar, com uma linguagem inovadora, temas relevantes do mundo dos negócios, da tecnologia e do mercado de investimentos. Uma das primeiras pautas será a corrida espacial promovida por bilionários mundiais, como Jeff Bezos, Elon Musk e Richard Branson.

Em julho, a emissora já havia anunciado um programa com Mari Palma e Phelipe Siani, que ainda não tem data de estreia prevista. Sabe-se que será semanal e abordará cultura pop, as principais produções nos serviços de streaming, vídeo e áudio, além das últimas informações sobre a indústria de produção de conteúdo.

Sites desinformativos faturam quase US$ 3 bi por ano com anúncios programáticos

Estudo revela que a publicidade programática envia US$ 2,6 bilhões ao ano a sites e produtores de desinformação.
Estudo revela que a publicidade programática envia US$ 2,6 bilhões ao ano a sites e produtores de desinformação.

Um estudo da NewsGuard Technologies e da Comscore revela que a publicidade programática, estimada em U$ 155 bilhões globais, envia US$ 2,6 bilhões ao ano a sites e produtores de desinformação, sem que grandes anunciantes saibam para onde está indo parte dos seus investimentos.

Para a realização da pesquisa, foram ligadas amostras de 7.500 sites cujos tráfego e custos de publicidade são medidos pela Comscore a um conjunto de dados de mais de 6.500 sites de notícias e informações em que a credibilidade é avaliada pela NewsGuard, entidade que emprega jornalistas treinados para rastrear a desinformação online. Os dados foram cruzados para estimar os gastos com publicidade digital em sites classificados como não confiáveis.

Nos Estados Unidos, maior mercado de publicidade programática, com um investimento projetado de US$ 96,89 bilhões em 2021, os anunciantes estão gastando US$ 1,62 bilhão com anúncios em sites de desinformação, apontou o estudo. Em comparação, o total de publicidade digital em todos os jornais dos Estados Unidos foi de cerca de US$ 3,5 bilhões em 2020, de acordo com dados do Pew Research Center. Isso sugere que, para cada US$ 2,16 em receita de publicidade digital enviada para jornais legítimos, os anunciantes norte-americanos estão enviando US$ 1 para sites de desinformação.

E mais:

O adeus a Erika Soares Sallum, jornalista e viajante

O adeus a Erika Soares Sallum, jornalista e viajante

Morreu em 14/8 Erika Soares Sallum, aos 45 anos, vítima de câncer. Assinava a coluna Ciclocosmo na Folha de S.Paulo e era editora da revista Go Outside (Editora Três/Rocky Mountain).

Formada em Jornalismo pela ECA-USP, Erika trabalhou em Folhateen, Ilustrada, TV Folha e Veja São Paulo. Fez mestrado em relações internacionais na Universidade de Nova York e trabalhou na ONU.

Além da paixão pelo jornalismo, era apaixonada por viagens. Aos 18 anos, foi para o Japão sozinha. Durante o curso na USP, foi para Cuba e voltou com uma reportagem na cabeça. E foi com esse texto que acabou entrando na Folha.

Em 2017, passou a assinar a coluna Ciclocosmo, unindo o jornalismo e sua terceira paixão, o ciclismo. Escrevia sobre paz no trânsito, questões ambientais, uso saudável de ciclovias, e inclusão social.

Sérgio Dávila, diretor de Redação do jornal, declarou que Erika “foi umas das repórteres mais criteriosas e atentas que passaram pela Folha. Reinventou-se como ativista no ciclismo, área em que virou referência. Vai fazer falta”. Ele era editor da Ilustrada na época em que Érica trabalhou lá.

Caio Guatelli, companheiro de Erika, amigos e ciclistas organizaram um movimento para que a ciclovia do Rio Pinheiros seja batizada com o nome dela.

“Foi uma das maiores figuras de luta por integração social através da bicicleta“, diz a mensagem escrita em homenagem a Erika. (…) “Conseguiu unir classes, raças e gêneros num equilíbrio harmônico sobre as duas rodas. (…) Tenho certeza que São Paulo e todos/todas os/as paulistas se orgulharão dessa iniciativa”.

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo acusa Record de censura

Censura (Crédito: Getty Images)
Censura (Crédito: Getty Images)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP) classificou como censura à livre expressão a recente atualização no Código de Conduta da Record TV. O documento, divulgado na última semana, trouxe novas diretrizes relacionadas aos padrões de conduta de seus profissionais nas mídias sociais.

Nos últimos dias, jornalistas da Record receberam um Manual de Uso de Mídias Sociais para Jornalistas. Segundo o SJSP, o documento “na prática impõe a censura à livre expressão dos profissionais, mesmo fora do período de trabalho e em espaços que não têm relação alguma com a empresa”.

Formulado pela vice-presidência de Jornalismo da emissora, o documento de 15 páginas apresenta orientações gerais afirmando que nenhum jornalista deve se posicionar em mídias sociais sobre assuntos como política, religião ou “acontecimentos controversos e sensíveis, independentemente do tema, seja em nome do Grupo Record ou em nome próprio”.

Vale lembrar que a publicação das novas diretrizes aconteceu após um comentário da âncora do Fala Brasil, Mariana Godoy. Durante o programa em 30/7, após a veiculação de uma reportagem, a jornalista chamou de “bizarra” uma live do presidente Jair Bolsonaro realizada no dia anterior, em que ele mais uma vez havia defendido o voto impresso.

O comentário teria passado praticamente despercebido, não fosse uma resposta dada nas redes sociais pelo assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, Max Guilherme Machado. No Instagram ele retrucou, chamando a âncora de bizarra e a acusando de propagar um “jornalismo totalmente comunista”.

Como resposta ao comentário do assessor, a emissora chegou a emitir inicialmente um aviso a todos os seus jornalistas e âncoras, ordenando que ninguém deveria comentar notícias, exceto comentaristas pagos para esse fim. O aviso, mais tarde, foi oficializado pelo Código de Conduta publicado.

Procurada, a assessoria de imprensa da emissora não respondeu ao contato até o fechamento dessa reportagem.

 

Outros casos

Na nota divulgada, o Sindicato lembrou ainda que o caso da Record não é o primeiro envolvendo grandes grupos de comunicação brasileiros. Em 2018, o Grupo Globo também formulou “recomendações” para o uso de redes sociais que atentavam contra a liberdade de expressão, ameaçando com retaliações a profissionais que expressassem suas opiniões como cidadãs e cidadãos. A enditade também citou casos semelhantes ocorridos em outras empresas, como Folha de S.Paulo e Editora Abril.

“Deve-se lembrar que tais medidas atentam contra a Constituição Federal. O artigo 5º, em seus incisos IV, VIII e IX, garante a livre manifestação do pensamento e a liberdade para exercer a atividade intelectual, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, explica a nota.

Edelman anuncia a criação da Edelman Global Advisory

Edelman Global Advisory
Edelman Global Advisory

A Edelman mundial anunciou em 9/8 o lançamento da Edelman Global Advisory, consultoria empresarial e governamental criada a partir da aquisição da Basilinna, de Washington, D.C., parceira de longa data da própria Edelman.

A nova empresa prestará consultoria a empresas, governos e organizações sem fins lucrativos. A equipe na América Latina, que além de Cidade do México também está presente em Buenos Aires, São Paulo, Bogotá e Miami, fornecerá serviços customizados para clientes que buscam entrar em novos mercados, expandir nos em que já estão, ter melhor entendimento sobre mudanças regulatórias e riscos políticos e desenvolver estratégias de engajamento com stakeholders.

“Implicações e riscos econômicos e políticos, maior pressão por ações sustentáveis, demanda por igualdade e desafios de financiar uma recuperação pós-Covid são realidades que estão levando nossos clientes a nos procurarem cada vez mais para ajudá-los a enfrentar questões complexas”, diz Mariana Sanz, CEO da Edelman América Latina. “O lançamento da Edelman Global Advisory permite que nossa já exemplar equipe de Public Affairs presente na Argentina, Brasil, Colômbia, México e Miami cresça e expanda nossa expertise dentro da região”.

O novo empreendimento terá um investimento inicial de 10 milhões de dólares para contratações e expansões. Deborah Lehr, fundadora e CEO da Basilinna e que teve passagens por serviços públicos e setores privados e sem fins lucrativos, assume como sócia-gerente e CEO da empresa.

“Estou ansiosa para me juntar à Edelman no lançamento dessa nova frente de consultoria. A EGA fornecerá soluções e serviços customizados para clientes a partir de uma base de 6 mil profissionais da agência”, diz Lehr. “Com o investimento significativo já endereçado pela Edelman, continuaremos a honrar nossa expertise por meio de contratações e aquisições, para atender aos desafios dos clientes e às demandas do mercado. Temos toda a intenção de que a EGA se torne a consultoria global de negócios mais confiável do mundo”.

Domitila Becker assina com o SBT

Domitila Becker assina com o SBT
Domitila Becker (Crédito: Gabriel Cardoso/SBT)

O SBT anunciou a contratação de Domitila Becker, que passa a integrar a equipe esportiva da emissora em São Paulo. Ela segue no expediente do UOL News Esporte, que vai ao ar de terça a quinta-feira, às 9 horas.

Domitila trabalhou por sete anos na Rede Globo. Nesse período, foi correspondente internacional na Espanha, repórter, apresentadora e cobriu eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. A apresentadora chega para integrar a equipe de cobertura da Liga dos Campeões, cujos direitos de transmissão foram comprados pelo SBT.

Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Domitila já conheceu mais de 65 países. Em 2017, saiu da Globo para viajar o mundo sozinha de mochila. De volta ao Brasil, trabalhou mais um ano como apresentadora antes de sair para uma segunda volta ao mundo. Trabalhou nos Jogos Olímpicos de Tóquio e voltou do Japão direto para o SBT.

A estreia da Liga dos Campeões no SBT é nesta terça-feira (16/8), com a transmissão da partida entre Monaco e Shakhtar Donetsk, às 15h45, com narração de Luiz Alano e comentários de Mauro Cezar Pereira e Nadine Bastos.

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