Homenagem a um dos maiores artistas gráficos do País será virtual, pelo canal da Mega Brasil no YouTube

Nesta sexta-feira (20/8), às 19h, a Mega Brasil homenageia o artista gráfico Elifas Andreatto com o Prêmio Personalidade da Comunicação. A iniciativa marcará também a abertura do 24º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que prosseguirá, depois, no período de 23 a 28/8 e de 30/8 a 1º/9, sempre a partir das 9h30.

No evento de premiação, os diretores da Mega Brasil Marco Rossi e Eduardo Ribeiro (também diretor deste J&Cia) entrevistam Elifas, mostrando sua rica trajetória no mundo do design gráfico, da pintura e da ilustração, e como ele tem desbravado caminhos para a arte visual, inclusive na Música Popular Brasileira, capista que foi de mais de 600 obras dos mais importantes autores e intérpretes do País.

Primeiro nome das artes visuais contemplado com essa premiação, Elifas sucede a Laurentino Gomes, que, como ele, recebeu homenagem digital e o troféu-escultura por entrega delivery, dada a impossibilidade da realização de um evento presencial. E entra para uma galeria que já conta com José Hamilton Ribeiro, Ruy Mesquita, Miguel Jorge, Alberto Dines, Miriam Leitão, Octavio Frias de Oliveira, Johnny Saad, José Marques de Melo, Fátima Turci, Audálio Dantas, Mino Carta, Maurício Azedo, Gaudêncio Torquato, Domingo e Caco Alzugaray, Boris Casoy, Nelson Sirotsky e J. Háwilla.

Paranaense da cidade de Rolândia, Elifas completou em janeiro 75 anos de vida. Teve uma longa carreira na Editora Abril, atuando em diversos veículos e áreas da empresa, passando depois a tocar seu próprio negócio.

São de sua autoria as principais obras que reverenciam Vladimir Herzog, mártir da democracia, assassinado pela ditadura militar em outubro de 1975: o quadro 25 de Outubro, inspirado na obra Guernaca, de Pablo Picasso, que doou ao Sindicato dos Jornalistas; a arte do Prêmio Vladimir Herzog, um belo troféu com a silhueta de Herzog; e a criação da Praça Vladimir Herzog, no espaço exterior da Câmara Municipal de São Paulo, onde se destaca a escultura Vlado Vitorioso, também por ele concebida.

Hoje morando num condomínio a 60 km de São Paulo, Elifas continua se dedicando a trabalhos visuais diversos, inclusive para muitos dos artistas amigos que fez ao longo de sua trajetória profissional.

A homenagem a ele, nesta sexta (20/8), às 19h, poderá ser acompanhada ao vivo no canal da Mega Brasil no YouTube.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments