Morreu em 14/8 Erika Soares Sallum, aos 45 anos, vítima de câncer. Assinava a coluna Ciclocosmo na Folha de S.Paulo e era editora da revista Go Outside (Editora Três/Rocky Mountain).

Formada em Jornalismo pela ECA-USP, Erika trabalhou em Folhateen, Ilustrada, TV Folha e Veja São Paulo. Fez mestrado em relações internacionais na Universidade de Nova York e trabalhou na ONU.

Além da paixão pelo jornalismo, era apaixonada por viagens. Aos 18 anos, foi para o Japão sozinha. Durante o curso na USP, foi para Cuba e voltou com uma reportagem na cabeça. E foi com esse texto que acabou entrando na Folha.

Em 2017, passou a assinar a coluna Ciclocosmo, unindo o jornalismo e sua terceira paixão, o ciclismo. Escrevia sobre paz no trânsito, questões ambientais, uso saudável de ciclovias, e inclusão social.

Sérgio Dávila, diretor de Redação do jornal, declarou que Erika “foi umas das repórteres mais criteriosas e atentas que passaram pela Folha. Reinventou-se como ativista no ciclismo, área em que virou referência. Vai fazer falta”. Ele era editor da Ilustrada na época em que Érica trabalhou lá.

Caio Guatelli, companheiro de Erika, amigos e ciclistas organizaram um movimento para que a ciclovia do Rio Pinheiros seja batizada com o nome dela.

“Foi uma das maiores figuras de luta por integração social através da bicicleta“, diz a mensagem escrita em homenagem a Erika. (…) “Conseguiu unir classes, raças e gêneros num equilíbrio harmônico sobre as duas rodas. (…) Tenho certeza que São Paulo e todos/todas os/as paulistas se orgulharão dessa iniciativa”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments