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quarta-feira, agosto 6, 2025

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Consórcio de Veículos de Imprensa recebe prêmio especial

Os organizadores do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar reservaram uma surpresa para o evento de premiação, realizado nesta quinta-feira (9/9): a homenagem ao Consórcio de Veículos de Imprensa, que supriu a ausência oficial de informações do governo sobre a pandemia com uma coleta própria e paralela de informações oficiais junto às secretarias estaduais de Saúde de todo o Brasil.

Foi graças a esse consórcio que a sociedade brasileira pode acompanhar e continua acompanhando a evolução da crise sanitária que até esta premiação já havia provocado a morte de mais de 580 mil brasileiros.

“Desde fevereiro de 2020, com início da pandemia de Covid, mais uma vez os jornalistas provaram ser verdadeiros companheiros de batalha na missão de promover saúde em todos os aspectos, com informações confiáveis e um lastro na ciência”, destacou Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. “Se nós chegamos até aqui com grande parte da população bem informada e também vacinada, é por conta da soma de esforços de organizações e profissionais de saúde e também da imprensa. Nós temos um profundo respeito e agradecimento pela dedicação diária e ininterrupta, com quem também eu tive o privilégio de conviver, informar e também de aprender. Vocês são profissionais que arriscaram a própria saúde física e mental em prol da informação e da vida”.

Sidney Klajner
“Vocês são profissionais que arriscaram a própria saúde física e mental em prol da informação e da vida”, destacou Sidney Klajner.

Os seis veículos que compõem o Consórcio foram destacados e receberão nos próximos dias o Troféu Especial de +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem Estar, num reconhecimento que os coloca num patamar à altura do que têm feito os próprios profissionais de saúde e de outras atividades que também se desdobraram para enfrentar os riscos da contaminação para manter o País em funcionamento e abastecido.

Compõem o consórcio os veículos Extra, Folha de S.Paulo, G1, O Estado de S. Paulo, O Globo e UOL.

Confira a íntegra da premiração.

Webinar gratuito do Google debate como melhorar SEO

Webinar gratuito do Google debate como melhorar SEO

O Google realizou um webinar gratuito sobre como melhorar SEO e a posição em resultados de buscas, com a participação do suíço John Mueller, especialista no universo de Search. O evento está disponível com tradução em português.

Mueller destacou que o principal objetivo de uma empresa deve ser tornar seu site mais relevante sobre conteúdos específicos para melhorar o ranqueamento nos resultados da busca Google: “Adotar medidas para certificar a autoridade das informações e a proximidade dos produtos e/ou serviços ofertados em relação a quem realiza a pesquisa deve ser a prioridade dos empreendedores que querem estar entre as primeiras opções para consumidores e potenciais clientes”, declarou o especialista, hoje responsável por coordenar as Relações Públicas do Google Search Console.

A relevância, segundo Mueller, é importantíssima. Os sites devem tentar responder às perguntas das pessoas de forma “assertiva e segura”, ou seja, entregar o que elas procuram sobre determinado assunto. A página deve conter as informações que os usuários precisam, ser bem estruturada, hospedada em um bom servidor para que apareça nas primeiras colocações de busca.

Além da relevância, o especialista destacou a estrutura interna do site, que deve ter links internos para mostrar a importância das informações, além de sitemaps e RSS. É essencial também que todo o conteúdo da página possa ser visualizado em smartphones, incluindo comentários, dados, imagens, vídeos, entre outros.

Assista ao webinar gratuitamente aqui.

Abracom promove debate sobre premiações no setor de Relações Públicas

Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) realiza na próxima terça-feira (14/9), das 9h30 às 11h, mais uma edição do Roda de Líderes, que vai debater premiações no setor de Relações Públicas. O evento será online, via a plataforma Zoom.

A abertura do debate será de Carlos Henrique Carvalho, presidente-executivo da Abracom. Participarão do evento Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal dos Jornalistas e da Mega Brasil Comunicação; Eduardo Vieira, head de Comunicação do Softbank América Latina; e Pedro Cadina, CEO da VIANEWS América Latina e diretor de relações internacionais da Abracom.

Inscreva-se em eventos@abracom.org.br.

Do ‘Desafio ao Galo’ ao ‘Domingão’: conheça a trajetória de Tiago Leifert

Com trajetória que foi do esporte ao entretenimento, Tiago Leifert vai deixar a TV Globo após 15 anos de casa.
Com trajetória que foi do esporte ao entretenimento, Tiago Leifert vai deixar a TV Globo após 15 anos de casa.

Com trajetória que foi do esporte ao entretenimento, Tiago Leifert vai deixar a TV Globo após 15 anos de casa. O desligamento, comunicado pela emissora nessa quinta-feira (9/9), será no encerramento do The Voice Brasil, que ele apresentará até 23 de dezembro.

Tiago Leifert
Tiago Leifert

Nascido na capital paulista em 22 de maio de 1980, Leifert iniciou a carreira como repórter no Desafio ao Galo, campeonato amador de futebol de São Paulo. Com duas graduações, ambas concluídas na Universidade de Miami − em psicologia e em comunicação, com habilitação em telejornalismo −, ainda nos Estados Unidos foi estagiário da rede NBC.

De volta ao Brasil, em 2004 começou a trabalhar na TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba, onde passou dois anos tno núcleo de programas especiais da central de jornalismo. Logo depois, em 2006, foi para o SporTV, em que ficou por dois anos e meio fazendo reportagens e, em agosto de 2008, foi contratado como repórter de esportes da Globo; apenas quatro meses depois, já era editor-chefe e apresentador do Globo Esporte de São Paulo.

No novo cargo, Leifert foi responsável por diversas mudanças, entre elas, o novo formato do programa. Dispensando o uso de teleprompter, assumiu uma linguagem mais informal, passando a ter mais espaço para movimentação, improvisação e sem chromakey.

O modelo que adotou não ficou somente no Globo Esporte. Em pouco tempo estava outras atrações, influenciando até o Esporte Espetacular. Para Leifert, o jornalista esportivo tem que saber contar uma boa história.

Em 2010, no planejamento da cobertura da Copa do Mundo da África do Sul, elaborou o projeto do programa Central da Copa, onde buscava agregar informações à programação esportiva da Globo, com acesso ao vivo principalmente por meios digitais como blogs, redes sociais, tabelas, mapas, resultados, estatísticas e vídeos. Depois disso, o programa passou a ser exibido sempre nos dias de jogos da Seleção Brasileira e, eventualmente, em edições especiais.

 

Direto ao entretenimento

 

Em setembro de 2012, o jornalista deixava o esporte com um novo desafio: comandar a apresentação do The Voice Brasil, programa musical com um pouco de reality show, que busca novas vozes para a música brasileira.

Com o sucesso também no entretenimento, ele não parou. Em agosto de 2015, passou a apresentar o É de Casa, ao lado de Ana Furtado, André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta e Zeca Camargo. Em 2016, comandou, aos domingos, a primeira temporada de The Voice Kids Brasil, versão para cantores com idades entre nove e 15 anos.

Tiago Leifert no The Voice Brasil
Tiago Leifert no The Voice Brasil

Com a saída de Pedro Bial das apresentações do Big Brother Brasil (BBB), em 2017 Leifert foi convidado a substituí-lo à frente do reality show, onde permaneceu até a edição mais recente, o Big dos Bigs, 2021.

Em junho deste ano, passou a apresentar a Superdança dos Famosos, assumindo as tardes de domingo no antigo horário do Domingão do Faustão, até a estreia do novo programa de Luciano Huck.

 

Repercussão nas redes

 

A notícia da saída de Tiago Leifert gerou grande movimentação nas redes sociais, em especial no Twitter.

Ex-BBBs e internautas agradeceram ao trabalho prestado pelo jornalista em todos esses anos nas telas da Globo.

Camila de Lucas, participante do BBB 2021, publicou: “O Titi passou por uma prova de fogo assumindo o bbb, pq a pressão era gigante e ele conseguiu deixar a marca dele. O cara é talentosíssimo e extremamente carismático. Na casa a gnt olhava pra ele com respeito por ser o comandante. Brilhou muito!”.

“Ti, amo você”, disse Mariana Gonzalez, participante da edição do programa em 2020.

 

A bolsa desaparecida

A bolsa desaparecida

Por Marco Antonio Zanfra

Tenho um pouco de vergonha de contar esta história, porque pode dar a impressão de que tudo aconteceu por causa do excesso de bebida. Mas não, juro, eu não estava bêbado. Foi uma espécie de “tragicomédia de erros”, detonada e alimentada por cabeças cheias de um sentimento de desconsolo.

Aconteceu na noite depois do enterro do grande fotógrafo Antônio Pirozelli. O ambiente era o bar, claro. E os ânimos eram aqueles normais às pessoas que perdem amigos e sofrem por isso. Tínhamos descido da redação da Folha e estávamos num grupo, tomando cerveja – para afogar as mágoas, claro, porque ali ninguém bebia! –, quando Vanda Martins (já falecida) chegou da rua e me perguntou, à queima-roupa: “Cadê sua bolsa?”. Sem olhar para trás, respondi: “Aí em cima do balcão”.

Só que não. E aí estava armada a confusão. Aparentemente, a bolsa tinha sido roubada (furtada seria o termo correto). O primeiro suspeito de ter sumido com ela era um − desculpem o preconceito – “marginalzinho” que frequentava o bar e, ao ser confrontado, me agrediu com um soco na testa e fugiu correndo pela avenida Duque de Caxias. Dois motoristas da Folha saíram atrás dele e o trouxeram de volta. Ele negava ter pegado a bolsa, mas ninguém acreditava. Cheguei a subir cheio de razão as escadas de um hotelzinho ao lado do bar, achando que a bolsa tinha sido escondida lá, mas a procura deu em nada.

 O fotógrafo Prêmio Esso Álvaro da Costa, o “Ceguinho”, também já falecido, que tinha um filho oficial da PM, assumiu o lado criminal da história: chamou uma viatura para levar o “indigitado ladrão” ao 3º Distrito Policial. Tudo estava, pois, encaminhado, os ânimos no bar voltando ao normal, quando minha amiga Cris Medeiros – que na época secretariava o chefe Adílson Laranjeira – chegou e quis saber o porquê do fuzuê todo.

 Expliquei-lhe que tudo tinha acontecido porque minha bolsa havia sido furtada de cima do balcão e…

 “Não pode ser. Sua bolsa está lá em cima. Você a deixou na cadeira…”

 Era verdade. Até hoje eu não entendo o motivo de tanta encrenca. Eu costumava deixar a bolsa na redação, não a levava para o bar. Então, por que disse que estava no balcão? Repetindo que não estava bêbado, por quê?

 Álvaro jamais me perdoou. Para o “indigitado” – que disse ter apanhado na delegacia para confessar – paguei umas cachaças e não houve maiores ressentimentos. Mas, como eu disse no início, tenho vergonha até hoje.


Marco Antonio Zanfra

A história desta semana é novamente de Marco Antonio Zanfra, que atuou em diversos veículos na capital paulista, entre eles Folha de S.Paulo, Agora, revista Manchete, Jornal dos Concursos, Folha da Tarde e Diário Popular, e, em Santa Catarina, foi editor em O Município (Brusque) e em seguida no Jornal de Santa Catarina (Blumenau). Em Florianópolis, onde reside, trabalhou em O Estado e A Notícia, na assessoria de imprensa do Detran e do Instituto de Planejamento Urbano, além de ter sido diretor de Apoio e Mídias na Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Nosso estoque do Memórias da Redação acabou. Se você tem alguma história de redação interessante para contar mande para baroncelli@jornalistasecia.com.br.

Após ameaças, jornalista de Cuiabá deixa o Mato Grosso por temer por sua integridade física

Alexandre Aprá, fundador do site Isso É Notícia, de Cuiabá, deixou o Mato Grosso após receber diversas mensagens ameaçadoras devido ao seu trabalho. Segundo ele, existe um plano para difamá-lo e incriminá-lo por causa de reportagens publicadas em seu blog sobre um suposto esquema de corrupção no governo estadual.

Após deixar o estado, temendo por sua integridade física, Aprá apresentou uma notícia-crime à Polícia Federal. Ele disse que, desde 2013, o site publica reportagens sobre suspeitas de irregularidades envolvendo o governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virgínia Mendes e a empresa ZF Comunicação, de Ziad Fares.

À PF, declarou que foi informado por colegas de que o site precisaria parar de publicar tais reportagens e que o detetive particular Ivancury Barbosa teria sido contratado para incriminá-lo por tráfico de drogas e abuso sexual de menores. Os financiadores da investigação seriam o governador, a primeira-dama e o dono da ZF Comunicação.

Aprá disse que usou um amigo para se aproximar do detetive e colher informações paralelas: “Apelei a essa estratégia para salvar minha vida, tive que agir e um amigo se fez passar por meu inimigo”.

Em mensagens enviadas pelo detetive a Aprá, fica claro que ele queria obter informações do jornalista: “Você esculacha todo mundo nos jornais, você gosta de fazer isso (…) Nenhum detetive foi contratado para te matar, para fazer nada com você, só para pegar que você usa cocaína, certo? (…) Nesta sorte, deu certo também que eu achei mais uns quatro traficantes que fala sempre com você direto, traficante, que você é ligado. Então eu acho que era bom você ficar meio quieto com isso aí (…) Ninguém vai fazer nada de mal com você não, agora você também não vai continuar com este jornalzinho marrom seu aí esculachando todo mundo (…) Eu acho que você é um cara inteligente, acho que você vai parar com isso (…) Ninguém tá com medo de você não. Você sai como moleque e é pedófilo. Eu descobri tudo isso…”.

Em entrevista a um site local, o detetive negou as acusações. Ele admitiu que foi contratado para investigar o jornalista, mas negou ter intenção de matar Aprá e negou que Ziad Fares, o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virgínia Mendes tenham contratado seus serviços. Por meio de sua assessoria, o dono da ZF Comunicação também negou que contratou o detetive e declarou que a denúncia de Aprá “não corresponde com a verdade”.

À Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Aprá disse que está atualmente em um local não identificado, aguardando a apuração da denúncia. Vale lembrar que ele foi um dos selecionados para o Programa de Proteção Legal para Jornalistas da Abraji.

Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem Estar homenageia os vencedores

Evento de premiação revelou os jornalistas TOP 5 Brasil, além dos campeões regionais e das nove categorias de veículos

Num evento em que não faltaram emoção e surpresas, realizado ao vivo, no canal do Portal dos Jornalistas no Youtube, às 11h desta quinta-feira (9/9), o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar fez uma justa homenagem aos profissionais da imprensa brasileira que se têm dedicado diuturnamente à cobertura de área tão essencial para a vida da sociedade, sobretudo nesta grave crise da pandemia da Covid-19, que já dura 20 meses.

Uma das mais importantes instituições do País, reconhecida internacionalmente, o Hospital Albert Einstein deu seu nome a um certame que movimentou milhares de jornalistas e profissionais de comunicação, em dois turnos de votação, e que, agora, ao final, destacou os profissionais TOP 25 Brasil e os TOP 3 regionais e das nove categorias de veículos, que incluem as diversas plataformas que hoje compõem o espectro de comunicação com a sociedade.

Após o desfile em que todos os eleitos mandaram mensagens em vídeos, os apresentadores Fernando Rocha e Fátima Turci abriram espaço para a revelação mais aguardada do evento: os mais admirados entre os mais admirados, ou seja, os profissionais TOP 5 Brasil e os campeões regionais e das nove categorias de veículos. Não sem antes verem destacado que dos 33 jornalistas vencedores, 30 eram mulheres. Uma presença acachapante, que mostra a força feminina na cobertura de saúde e bem estar.

Ao longo do evento, a quase totalidade dos eleitos esteve presente e interagindo no chat, com mensagens de agradecimento e de parabenização aos outros colegas premiados.

Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal dos Jornalistas e um dos idealizadores da premiação, lembrou da importância de ter um nome como o do Einstein engrandecendo a iniciativa e do esforço na organização, que acabou envolvendo toda a equipe de comunicação do hospital e da própria Jornalistas Editora: “Foi muito bonito acompanhar todo o ciclo da premiação, desde a definição da metodologia à implementação da plataforma de votação, passando pela divulgação, pelas ideias e pela relevante aderência dos jornalistas e dos profissionais de comunicação, que deram ao prêmio um colorido especial e de muita emoção. Nunca vimos os jornalistas que cobrem um setor tão importante receberem uma homenagem como essa. Foi realmente especial, um evento de grande envergadura, que entra para nossa história de quase 26 anos”.

 

Os jornalistas vencedores

Foram eleitos +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem Estar 33 jornalistas de todo o País e das mais diferentes plataformas. Todos vão receber seus merecidos certificados de +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem Estar.

Mas, entre eles, ainda havia, como surpresa do evento, os profissionais nacionais e regionais e os veículos de comunicação que subiriam ao pódio simbólico da premiação para a conquista dos troféus de +Admirados, uma peça concebida e produzida pelo designer gráfico Nilson Santos, que será entregue a todos nos respectivos endereços domiciliares.

Os vencedores dos TOP 5 Brasil foram:

  • 1º) André Biernath (BBC News)
  • 2°) Claudia Collucci (Folha de S.Paulo)
  • 3°) Cinthya Leite (Jornal do Commercio/PE)
  • 4°) Amanda Milléo (Gazeta do Povo/PR)
  • 5°) Carolina Marcelino (CNN)

Também vão receber o troféu de +Admirados, nas respectivas residências, os campeões regionais, uma das novidades da premiação, que buscou incentivar uma participação nacional, tendo em vista o esforço de jornalistas e veículos de todo o País nessa cobertura.

Entre eles estão Claudia e Cinthya, que receberam um duplo reconhecimento, pois foram eleitas também as +Admiradas, respectivamente, das regiões Sudeste e Nordeste. Os três outros vencedores regionais foram:

  • Centro-Oeste – Rebeca Borges (Metrópoles − Brasília)
  • Norte – Daniela Branches (TV Globo − Amazonas)
  • Sul – Larissa Roso (Zero Hora – Rio Grande do Sul)

Além deles, Mariana Varella (Portal Drauzio Varella) foi eleita a +Admirada Colunista de Saúde e Bem Estar do Brasil.

Os outros 24 profissionais eleitos e que do mesmo modo serão homenageados pelos organizadores com um certificado especial de +Admirado da Imprensa de Saúde e Bem Estar são, em ordem alfabética: Adriana Dias Lopes (O Globo), Barbara Paludeti (UOL VivaBem), Bethânia Nunes (Metrópoles), Bruna Alves (UOL VivaBem), Camila Neumam (CNN), Carlos Madeiro (UOL VivaBem e UOL Notícias), Chloé Pinheiro (Veja Saúde), Claudia Brandão (TV Cidade Verde), Cléo Soares (O Liberal), Cristiane Segatto (UOL VivaBem), Danielle Sanches (UOL VivaBem), Deborah Giannini (R7), Denilson D´Almeida (Diário do Pará), Érica Montenegro (Metrópoles), Giulia Granchi (UOL VivaBem), Juliana Dantas (Podcast Finitude), Lúcia Helena de Oliveira (UOL VivaBem), Natália Cancian (Folha de S.Paulo), Natalia Cuminale (Futuro da Saúde), Nathália Kuhl (Metrópoles), Paola Machado (UOL VivaBem), Renata Veneri (Corpo, Cabeça, Coração), Silvia Lisboa (The Intercept) e Thaís Manarini (Veja Saúde).

 

Os veículos campeões

Vinte e sete veículos dividiram-se entre as nove categorias, eleitos TOP 3 da premiação. Todos também receberão os certificados de +Admirados. Entre eles, os veículos campeões das nove categorias vão receber o Troféu de +Admirados desta primeira edição do certame. São eles:

  • Agência de Notícias – Agência Fapesp
  • Programa de Rádio – Saúde em Foco – CBN
  • Programa de TV – Bem Estar – TV Globo
  • Site/Blog – Portal Drauzio Varella
  • Canal Digital – VivaBem – UOL
  • Impresso Geral – Folha de S.Paulo
  • Impresso Especializado – Superinteressante
  • Podcast – Saúde sem Tabu

No mundo dividido pela Covid, sintonizar discurso com pensamento da “maioria” virou missão quase impossível

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

As manifestações acaloradas do 7 de setembro são mais uma evidência de que os brasileiros nunca estiveram tão divididos.

Protestos a favor e contra o governo aconteceram no Brasil e no mundo, ganhando destaque na mídia internacional.

Se serve de consolo, divisão não é um problema só nosso. E foi agravada pela pandemia, como vêm atestando vários estudos.

Um deles, feito pelo Pew Research Center, constatou que seis em cada dez pessoas de 17 países desenvolvidos − o Brasil não está entre as nações pesquisadas − relataram que as divisões nacionais pioraram desde o início do surto.

Em 12 dos 13 países examinados, o sentimento de divisão aumentou significativamente entre 2020 e 2021 − em alguns casos em mais de 30 pontos percentuais.

Para jornalistas e comunicadores, isso significa que nunca foi tão difícil alinhar a pauta, a edição e o discurso corporativo interno ou externo ao que a maioria pensa, pois “maioria” é algo cada vez mais distante.

Ao todo, 61% das pessoas pesquisadas acreditam que estão mais divididas por diferenças de pensamento. Apenas 34% sentem-se mais unidas.

A desunião foi maior nos Estados Unidos: 88% dos americanos dizem que estão mais divididos do que antes da pandemia, a maior proporção que sustenta essa opinião em todos os lugares pesquisados. A maioria dos canadenses também afirma que seu país está mais dividido.

Na Europa, a maioria em sete das nove nações pesquisadas afirma que a sociedade está mais polarizada do que antes do coronavírus.

A discórdia é maior em Holanda, Alemanha e Espanha, onde cerca de oito em cada dez relataram mais divisão. Já na Suécia e no Reino Unido, cerca de quatro em cada dez acreditam que estão mais unidos do que antes do surto, segundo o Pew.

A divisão refletiu-se na inclinação política. A pesquisa do Pew associa a visão sobre as medidas de isolamento social ao apoio maior a partidos de direita.

Na Holanda, 42% dos entrevistados com opiniões favoráveis sobre o partido de direita Fórum para a Democracia (FvD) dizem que deveria ter havido menos restrições à atividade pública durante o surto de coronavírus. Apenas 17% das pessoas com visões desfavoráveis em relação ao FvD compartilham dessa opinião.

Divisões semelhantes aparecem entre apoiadores e não apoiadores da Alternativa para a Alemanha, Lega e Forza Italia, na Itália, Vox, na Espanha, Partido pela Liberdade, na Holanda, Democratas, da Suécia, Solução, na Grécia, e Reforma, no Reino Unido.

Na maioria dos públicos pesquisados, pessoas que simpatizam com a direita ideológica demonstraram-se muito mais propensas do que as da esquerda a dizer que deveria haver menos restrições.

Nos EUA, 52% dos conservadores são contra medidas de controle; apenas 7% dos liberais dizem o mesmo.

Preço a pagar

No jornalismo e na comunicação, essa polarização tem consequências.

Ataques a organizações sérias e a jornalistas idôneos pelos que discordam da cobertura dos fatos, no estilo “mate o mensageiro”, viraram caso de polícia.

Algumas foram resolvidas judicialmente, com ganho de causa para os atacados. Mas deterioram a confiança na mídia em escala global.

Do outro lado do balcão, cuidados redobrados ao planejar ações de propaganda ou de relações públicas não têm sido suficientes, a julgar pela quantidade de reações negativas a campanhas cheias de boas intenções.

O exemplo mais recente é o do comercial estrelado por Beyoncé e Jay-Z para a grife Tiffany.

Tudo parecia perfeito: um quadro do artista socialmente engajado Jean-Michel Basquiat ao fundo, ela a primeira negra a usar o famoso diamante Tiffany celebrizado no pescoço de Audrey Repburn em Bonequinha de Luxo.

Mas a cantora e a marca viraram alvo de ataques por ativistas desconfortáveis com o endosso a uma jóia associada à escravidão.

A pandemia está demorando a ir embora − há quem diga que nunca irá de vez. Mesmo que vá, é provável que as rupturas por ela causadas persistam.

Talvez a gente fosse feliz e não soubesse.

Beyoncé e o diamante: controvérsia

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Monica Grayley será porta-voz do novo presidente da Assembleia Geral da ONU

Monica Grayley, diretora da ONU News em Português, em Nova York, deixará o cargo por um ano para assumir um novo desafio.
Monica Grayley, diretora da ONU News em Português, em Nova York, deixará o cargo por um ano para assumir um novo desafio.

Primeira brasileira no posto, vai representar Abdula Shahid, atual ministro das Relações Exteriores das Maldivas

Monica Villela Grayley, diretora da ONU News em Português, em Nova York, deixará o cargo por um ano para assumir um novo desafio: será porta-voz do novo presidente da Assembleia Geral, o chanceler das Maldivas Abdulla Shahid.

Monica assumirá o posto na próxima terça-feira (14/9), imediatamente após a posse de Shahid como presidente da 76ª Sessão da Assembleia, que tem como tema Construindo resiliência por meio da esperança. Ele é membro do Parlamento das Maldivas e ministro das Relações Exteriores. Em junho, venceu as eleições na Assembleia Geral da ONU prometendo uma “Presidência com cinco raios de esperança”: recuperação da pandemia, reconstrução sustentável, resposta às necessidades do planeta, respeito aos direitos de todos e revitalização das Nações Unidas.

Esta é a segunda vez que Monica ocupa o posto. Ela é a primeira brasileira no cargo. Em 2018-2019, foi porta-voz da então presidente María Fernanda Espinosa, ex-chanceler e ex-ministra da Defesa do Equador. Espinosa foi ainda a primeira latino-americana e até agora a quarta mulher na Chefia da Assembleia em 76 anos de história da ONU.

Monica disse a este J&Cia que é uma honra poder ser a porta-voz do líder do maior órgão da ONU, com 193 países-membros. Segundo ela, uma das razões pelas quais retornou é o compromisso assumido pelo novo presidente de promover a paridade de gêneros no funcionamento do gabinete, com comissões e iniciativas que contenham 50% de homens e 50% de mulheres: “Shahid, aliás, levou a promessa a sério em seu próprio país. Desde que assumiu o posto, introduziu paridade no corpo diplomático nomeando mulheres para metade dos postos de embaixadores das Maldivas”.

Para o novo presidente, a prioridade 1 agora na ONU é levar vacinas contra a Covid-19 a todos, para assegurar que o mundo possa recuperar-se de uma vez por todas da pandemia.

Sindicato dos Jornalistas do DF repudia ataques à imprensa em manifestações bolsonaristas

O Sindicato dos Jornalistas do DF (SJPDF) repudiou os ataques direcionados aos jornalistas que cobriam as manifestações bolsonaristas em 7 de setembro e nesta quarta-feira (8/9).

A entidade alertou que profissionais de imprensa foram atacados hoje por manifestantes em frente à sede do Ministério da Saúde (MS). Alguns jornalistas tiveram que se abrigar dentro do prédio e aguardaram escolta policial para sair.

A direção do SJPDF pediu que a Secretaria de Segurança Pública do DF assegure o trabalho da imprensa. A entidade cobrou também dos veículos de comunicação que “garantam a segurança de seus funcionários e não os enviem para cobertura na frente de prédios nesta quarta. No caso daqueles com dificuldade de sair de órgãos, é urgente a oferta de uma solução para evitar qualquer risco à integridade física dos profissionais”.

A entidade colocou-se à disposição da categoria para tirar dúvidas e prestar assessoria jurídica.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) também se pronunciou sobre o ocorrido, que classificou como “inadmissível”. A entidade declarou que “se posiciona e sempre se posicionará a favor das liberdades de imprensa e de expressão. A manifestação popular é um direito do cidadão, no entanto, nada justifica os atos de intimidação contra jornalistas e cinegrafistas que estão no exercício da profissão”.

SJPDF repudia ataques durante ato em 7 de setembro

O SJPDF repudiou os ataques, agressões verbais e ameaças de manifestantes bolsonaristas aos profissionais de imprensa que cobriam o ato pró-governo na Esplanada dos Ministérios nesse 7 de setembro.

A entidade identificou ao menos dez episódios envolvendo jornalistas, repórteres-fotográficos e repórteres-cinematográficos. Alguns tiveram que sair da manifestação sob escolta, enquanto outros, ao recorrerem às forças de segurança, ainda passaram por revista policial e constrangimento.

O material coletado pelo Sindicato será enviado à Secretaria de Segurança Pública, para que tome as medidas cabíveis.

O SJPDF escreveu que, “mais uma vez, os apoiadores do governo Bolsonaro foram às ruas para ameaçar não apenas os jornalistas, mas também a democracia e as instituições democráticas”. A entidade pede também que os profissionais que foram vítimas de ataques enviem relatos para secretaria@sjpdf.org.br ou 61-98346-9839.

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