Primeira brasileira no posto, vai representar Abdula Shahid, atual ministro das Relações Exteriores das Maldivas

Monica Villela Grayley, diretora da ONU News em Português, em Nova York, deixará o cargo por um ano para assumir um novo desafio: será porta-voz do novo presidente da Assembleia Geral, o chanceler das Maldivas Abdulla Shahid.

Monica assumirá o posto na próxima terça-feira (14/9), imediatamente após a posse de Shahid como presidente da 76ª Sessão da Assembleia, que tem como tema Construindo resiliência por meio da esperança. Ele é membro do Parlamento das Maldivas e ministro das Relações Exteriores. Em junho, venceu as eleições na Assembleia Geral da ONU prometendo uma “Presidência com cinco raios de esperança”: recuperação da pandemia, reconstrução sustentável, resposta às necessidades do planeta, respeito aos direitos de todos e revitalização das Nações Unidas.

Esta é a segunda vez que Monica ocupa o posto. Ela é a primeira brasileira no cargo. Em 2018-2019, foi porta-voz da então presidente María Fernanda Espinosa, ex-chanceler e ex-ministra da Defesa do Equador. Espinosa foi ainda a primeira latino-americana e até agora a quarta mulher na Chefia da Assembleia em 76 anos de história da ONU.

Monica disse a este J&Cia que é uma honra poder ser a porta-voz do líder do maior órgão da ONU, com 193 países-membros. Segundo ela, uma das razões pelas quais retornou é o compromisso assumido pelo novo presidente de promover a paridade de gêneros no funcionamento do gabinete, com comissões e iniciativas que contenham 50% de homens e 50% de mulheres: “Shahid, aliás, levou a promessa a sério em seu próprio país. Desde que assumiu o posto, introduziu paridade no corpo diplomático nomeando mulheres para metade dos postos de embaixadores das Maldivas”.

Para o novo presidente, a prioridade 1 agora na ONU é levar vacinas contra a Covid-19 a todos, para assegurar que o mundo possa recuperar-se de uma vez por todas da pandemia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments