O Sindicato dos Jornalistas do DF (SJPDF) repudiou os ataques direcionados aos jornalistas que cobriam as manifestações bolsonaristas em 7 de setembro e nesta quarta-feira (8/9).

A entidade alertou que profissionais de imprensa foram atacados hoje por manifestantes em frente à sede do Ministério da Saúde (MS). Alguns jornalistas tiveram que se abrigar dentro do prédio e aguardaram escolta policial para sair.

A direção do SJPDF pediu que a Secretaria de Segurança Pública do DF assegure o trabalho da imprensa. A entidade cobrou também dos veículos de comunicação que “garantam a segurança de seus funcionários e não os enviem para cobertura na frente de prédios nesta quarta. No caso daqueles com dificuldade de sair de órgãos, é urgente a oferta de uma solução para evitar qualquer risco à integridade física dos profissionais”.

A entidade colocou-se à disposição da categoria para tirar dúvidas e prestar assessoria jurídica.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) também se pronunciou sobre o ocorrido, que classificou como “inadmissível”. A entidade declarou que “se posiciona e sempre se posicionará a favor das liberdades de imprensa e de expressão. A manifestação popular é um direito do cidadão, no entanto, nada justifica os atos de intimidação contra jornalistas e cinegrafistas que estão no exercício da profissão”.

SJPDF repudia ataques durante ato em 7 de setembro

O SJPDF repudiou os ataques, agressões verbais e ameaças de manifestantes bolsonaristas aos profissionais de imprensa que cobriam o ato pró-governo na Esplanada dos Ministérios nesse 7 de setembro.

A entidade identificou ao menos dez episódios envolvendo jornalistas, repórteres-fotográficos e repórteres-cinematográficos. Alguns tiveram que sair da manifestação sob escolta, enquanto outros, ao recorrerem às forças de segurança, ainda passaram por revista policial e constrangimento.

O material coletado pelo Sindicato será enviado à Secretaria de Segurança Pública, para que tome as medidas cabíveis.

O SJPDF escreveu que, “mais uma vez, os apoiadores do governo Bolsonaro foram às ruas para ameaçar não apenas os jornalistas, mas também a democracia e as instituições democráticas”. A entidade pede também que os profissionais que foram vítimas de ataques enviem relatos para [email protected] ou 61-98346-9839.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments