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quarta-feira, julho 9, 2025

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Cristiane Segatto está de volta ao Estadão

Cristiane Segatto está de volta ao Estadão

Cristiane Segatto anunciou seu retorno ao jornal O Estado de S.Paulo. Ela atuará como repórter especial de Saúde. Anteriormente, esteve na publicação de 1995 a 1998, na editoria Geral.

“Aos 51 anos, as portas do Estadão se abrem para mim pela quarta vez”, escreveu Segatto no LinkedIn. “Volto com alguma experiência, mas com a mesma vontade de aprender. Obrigada aos antigos e novos colegas do Grupo Estado pela calorosa acolhida. Sigamos juntos porque a estrada está aberta”.

Formada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM – FAAM), a jornalista fez o curso de Focas do Estadão, que, segundo ela, “ensinou mais do que quatro anos de faculdade”. Foi repórter da Editora Abril, produzindo reportagens sobre segurança no trânsito, legislação, turismo e tendências.

Três anos depois, assinou com o Estadão, também como repórter de Geral. Na época, percebeu sua vocação pela área de ciência e saúde. Em seguida, trabalhou por 20 anos como repórter especial de saúde na Época e no jornal O Globo, comentarista da Rádio CBN, e colunista da Época Online. No período, recebeu dois Essos na categoria Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental.

Antes de seu retorno ao Estadão, Segatto era colunista do canal VivaBem, do UOL. Ela está também nos TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa de Saúde e Bem-Estar, levantamento deste Portal dos Jornalistas e Jornalistas&Cia.

 

Valor Econômico lança coluna sobre advocacia e Judiciário

Valor Econômico lança coluna sobre advocacia e Judiciário

O Valor Econômico lançou o espaço Valor Jurídico, coluna digital que terá informações de advocacia e do Judiciário, apresentando detalhes de julgamentos nas esferas judicial e administrativa, e casos de impacto para o mercado. O objetivo é que o conteúdo ajude advogados e empresários na tomada de decisões.

A coluna é tocada pelas repórteres Beatriz Olivon e Joice Bacelo, da equipe de Legislação & Tributos do Valor. Elas atuam na cobertura diária dos tribunais superiores, regionais e administrativos, como o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em texto de divulgação da novidade, o Valor escreveu que “o acompanhamento desse mundo jurídico-empresarial é essencial aos negócios. No Brasil, se resolvem no Judiciário da briga entre vizinhos a grandes questões econômicas e políticas. Não por menos, os números que envolvem a Justiça são gigantescos: o País tem 80 milhões de ações em tramitação, 18 mil magistrados, 276 mil servidores e 91 tribunais”.

Morre José Antonio Severo, aos 79 anos

Morre José Antonio Severo, aos 79 anos

Morreu na madrugada desta sexta-feira (24/9) em São Paulo o jornalista, escritor e produtor cinematográfico José Antonio Severo, aos 79 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia programada.

Nascido em Caçapava do Sul (RS), Severo iniciou seu contato com o Jornalismo na Secretaria Estadual da Agricultura do RS, onde, por causa de sua familiaridade com a escrita, trabalhou no Serviço de Informação Agrícola, produzindo o Informativo Rural e Econômico.

Em 1964, foi convidado para ser editor do suplemento rural do Jornal do Dia. Uma reportagem sobre o preço da carne chamou a atenção de O Estado de S.Paulo, que o convidou para um estágio e, posteriormente, o contratou. Ele escreveu para a editoria de Geral.

Com mais de 40 anos de atuação na imprensa econômica e mais de 50 no jornalismo em geral, Severo foi editor executivo da revista Exame, editor e diretor da Gazeta Mercantil, editor-chefe do Jornal da Globo e diretor geral de Jornalismo da Rede Bandeirantes. Também atuou como repórter em O Globo e nas revistas Realidade e Veja. Na TV, integrou a bancada do programa Crítica&Autocrítica, da Band, e foi âncora do Primeira Página, da TV Nacional de Brasília.

É autor de diversos livros, como Os Senhores da Guerra (L&PM Editores) e Cem Anos de Guerra no Continente Americano (Editora Record). Também produziu e foi roteirista de longas-metragens. Recentemente, foi articulista do site Os Divergentes.

Severo deixa a esposa, Célia. O enterro será em Caçapava do Sul, sua terra natal.

Vote agora para eleger os +Admirados da Imprensa de Economia

Conheça os finalistas dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças

Começa nesta quinta-feira (23/9) a votação para a sexta edição do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, que elegerá profissionais e veículos em dois turnos de votação. No caso dos profissionais, além dos TOP 50 Brasil, eleitos no segundo turno, e dos TOP 10, anunciados no evento de premiação, pela primeira vez o certame distinguirá os mais admirados profissionais das cinco regiões do País, sendo que um dos três eleitos levantará o troféu de campeão.

Criado em 2016 por este Jornalistas&Cia, o prêmio também distingue os veículos de comunicação mais admirados em oito categorias, a saber: Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de TV, Programa de Rádio, Site/Blog, Veículo Impresso e Veículo Impresso Especializado. São eleitos os TOP 3 e, entre eles, o campeão de cada categoria.

A cerimônia de premiação está marcada para 30 de novembro. A organização vai avaliar a evolução da pandemia da Covid-19 para definir o formato do evento.

O diferencial deste ano será a votação para as categorias regionais, em que serão escolhidos os jornalistas TOP 3 das cinco regiões do País. No primeiro turno a indicação é livre para as oito categorias de veículos e os TOP Jornalistas Nacionais e Regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul).

O Prêmio, que segue o modelo da série +Admirados, iniciado em 2013 com Os +Admirados da Imprensa Brasileira e que hoje também contempla jornalistas e veículos +Admirados nos segmentos de Agronegócio, Automotiva, Esportes e Saúde e Bem-Estar, conta com patrocínio de BTG Pactual, Captalys, Deloitte, Gerdau e Telefônica | Vivo, apoio institucional do IBRI e apoio de divulgação do I’Max.

Clique aqui para votar. Basta preencher um breve cadastro (ou fazer login caso já tenha participado de outras votações) e fazer até cinco indicações por categoria. “As pessoas podem indicar quantos profissionais e veículos quiserem ou apenas nas categorias que desejarem”, lembra Vinícius Ribeiro, coordenador da premiação, “ainda que parciais todos os votos serão computados”.

Especial de aniversário de J&Cia circulará na próxima semana

Especial de aniversário de J&Cia circulará na próxima semana

Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro, está concluindo matéria especial para a nossa edição de 26º aniversário, que circulará na próxima quarta-feira (29/9), com o tema As instituições jornalísticas e os desafios do jornalismo no pós-pandemia. A ideia é refletir sobre o presente e o futuro da atividade pelo olhar de instituições como ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ, Fenaj, Jeduca, Projor/Observatório da Imprensa e algumas universidades. Deverá abordar, entre outras questões, fake news, trabalho remoto, polarização política, os novos empreendedores e seus enfoques disruptivos, diversidade de gênero e racial (nas equipes e no fazer jornalístico), formação profissional, influência das redes sociais, novos modelos de negócios, financiamento da mídia e por aí afora.

A edição já conta com o apoio de 19 organizações − Alubar, Amil, CNH Industrial, Cristália, Gerdau, Honda, Hotmart, Intel, ISE−Escola de Negócios, Itaú, Klabin, Prevent Senior, Renault, Samsung, SulAmérica, Suzano, Vivo, Volkswagen Caminhões e Ônibus e XP Inc − e 12 agências: 2PRÓ, Advice, BCW Brasil, FSB, G&A, GBR, Grupo In Press, LLYC, Máquina CW, MSL Group, Planin e Textual.

O fechamento comercial será na segunda-feira (27/9). Mais informações com Silvio Ribeiro, pelo silvio@jornalistasecia.com.br ou 19-97120-6693.

Ajor cobra transparência de programas de financiamento à imprensa

Ajor cobra transparência de programas de financiamento à imprensa

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) publicou nota nesta quinta-feira (23/9) na qual cobra das empresas de redes sociais, como Google e Facebook, transparência em programas de financiamento à imprensa, que servem em resumo para compensar grande parte da receita publicitária que acaba migrando para as plataformas digitais.

E entidade destaca os mais recentes projetos relacionados ao tema, como o News Innovation Test, do Facebok, que auxilia 20 organizações de notícias do País no desenvolvimento de novos produtos de notícias na plataforma; e o Destaques, do Google, que disponibiliza notícias de veículos parceiros no app Google Notícias, disponível em todos os celulares Android.

A Ajor escreveu que “vê com preocupação a forma como os programas estão sendo desenhados. Especialmente pela falta de transparência sobre os veículos participantes, os critérios para seleção desses veículos e o valor investido em cada um, sem mencionar a assimetria que tais investimentos criam na indústria jornalística brasileira”.

A entidade identificou nos dois programas os mesmos problemas, como distorção na indústria, com favorecimento de poucas empresas; falta de transparência em relação aos critérios para a escolha dos veículos participantes; falta de transparência em relação ao impacto na audiência e visibilidade dos veículos participantes; e inclusão de veículos apontados por agências de checagem como disseminadores de desinformação.

A Ajor declarou que, em resposta aos questionamentos da associação, Google e Facebook “reapresentaram informações já tornadas públicas e apontaram critérios vagos de participação nos programas” e “não divulgaram os valores envolvidos nessas operações”.

A entidade destaca que, “se o financiamento ao jornalismo se justifica por se tratar de um serviço público essencial às democracias, a mesma lógica vale para a transparência nessa operação. Sob risco de os mesmos agentes que causaram a disrupção que ajudou a fragilizar toda a imprensa determinarem que vozes sobreviverão”.

Equipe esportiva de Olivério Junior deixa a Rádio Capital

Equipe esportiva de Olivério Jr. deixa a Rádio Capital

A equipe esportiva da Rádio Capital, comandada por Olivério Junior, deixará a emissora no próximo final de semana, quando ocorrerão as últimas transmissões do time de esportes, já sem a presença do narrador José Silvério. A programação esportiva, porém, deve ser mantida na grade da rádio. A informação é de Milton Neves, que postou a novidade em seu Twitter.

Segundo Neves, “Olivério promete ir à Justiça contra a emissora e a Rádio Capital, por sua vez, aponta que manterá ao seu comando o futebol no ar”. O empresário foi responsável por investir na equipe esportiva da Capital, em maio. O próprio José Silvério foi um dos profissionais contratados para integrar a equipe de Esportes. Com mais de 60 anos de no rádio, ele estava afastado do meio desde abril de 2020.

Mari Palma e Phelipe Siani criam agência de comunicação

Mari Palma e Phelipe Siani criam agência de comunicação

Mari Palma e Phelipe Siani, ambos da CNN Brasil, anunciaram em 20/9 a criação da AlbuCom, agência de comunicação e produção de conteúdo que faz parte da empresa Albuquerque, da qual os dois são sócios. O projeto será tocado paralelamente ao de apresentadores da CNN.

No perfil da Albuquerque no Instagram, Siani escreveu que a empresa recebeu três novos sócios, no caso, Mari Palma, Willian Lopes e Ana Lima, e ganhou uma irmã caçula, a AlbuCom. “Juntas, elas consolidam a nossa marca como um grande hub de produção de conteúdos e soluções em comunicação”, disse ele.

A empresa, que até então era comandada por Siani e Rafael Batista, vai oferecer comunicação 360º para clientes, com desenvolvimento de estratégias de comunicação, treinamentos, cursos, imersões, produção de vídeos e media training digital.

Em seu perfil no Instagram, Mari Palma explicou que o objetivo é “mostrar o poder que a produção de conteúdo e a comunicação podem ter na trajetória de pessoas e empresas. Tudo isso transformou a nossa vida até aqui e espero que transforme a vida de muita gente”.

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Fenaj e Conajira confirmam apoio ao estudo sobre Perfil Racial da Imprensa Brasileira

O estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira é um projeto da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas.
O estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira é um projeto da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas.

O estudo sobre o Perfil Racial da Imprensa Brasileira recebeu na última semana o apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da sua Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira). Com isso, passa a reunir em torno da causa praticamente todas as instituições jornalísticas de relevo, já que conta também com o apoio e a confiança de ABI, Ajor, ANJ, Aner, Ecos do Meio, Jeduca, JP – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (também conhecida como Rede Jornalistas Pretos) e Projor, além da Universidade Zumbi dos Palmares.

Para Eduardo Ribeiro, diretor de J&Cia e do Portal dos Jornalistas e um dos idealizadores do projeto, que também conta com a parceria do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas e do I’Max, esse é um dos mais importantes apoios recebidos pelo projeto: “A Fenaj é a entidade mater dos jornalistas brasileiros, em especial dos que atuam em redação; e a Conajira, seu braço que luta há anos, por meio das inúmeras Cojiras (as instâncias estaduais da Comissão), pela igualdade racial nas redações. Com elas, o estudo ganha uma dimensão ainda maior e uma aproximação estratégica com as redações de todo o País.

“Acreditamos que o estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira será uma importante ferramenta para o desenvolvimento de políticas afirmativas no campo do jornalismo que venham contribuir para a diversidade e inclusão no mercado de trabalho, e a qualificação da produção jornalística”, diz ofício enviado pela Fenaj/Conajira, assinado por sua coordenadora Valdice Gomes da Silva. O ofício também afirma que “a pesquisa irá contribuir para a luta sindical antirracista e combate à desigualdade social que tanto impacta na vida do(a)s trabalhadore(a)s”.

Apoio da Agência Bori

Outra organização que se associou ao projeto, apoiando-o institucionalmente, é a Agência Bori, cujo slogan já mostra a sua importância e pertinência com o projeto: “A Bori é um serviço único para a imprensa que conecta a ciência a jornalistas de todas as áreas de cobertura”. Fundada pelas jornalistas e pesquisadoras Sabine Righetti e Ana Paula Morales, a Bori é um hub para jornalistas de todo o País que buscam estudos inéditos e material de apoio para suas reportagens. Um de seus mecanismos de atuação é antecipar à imprensa estudos inéditos em formato de artigo científico, relatório de pesquisa, livro ou capítulo de livro; e também livros de divulgação científica de editoras universitárias parceiras. Daí o interesse em se associar ao estudo que J&Cia e Portal dos Jornalistas estão realizando. Integram a equipe da agência Natália Flores, gerente de conteúdo, e Isabela Schirato, que lidera a área de Relações institucionais.

TV Cultura faz parceria com agência de notícias chinesa

A TV Cultura anunciou em 20/9 uma parceria com a agência de notícias Xinhua, da China, para intercâmbio de informações. A agência, considerada o principal órgão de notícias do país, foi fundada em 1931 e possui mais de dez mil funcionários, 31 escritórios na China e 107 no mundo, com publicações em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo, português e alemão.

Segundo comunicado da Cultura, é ideia fazer também, futuramente, um intercâmbio de documentários, séries e programas culturais. Na cerimônia que apresentou a novidade, estavam presentes José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, controladora da TV Cultura; Fábio Borba, diretor de Rede e Novos Negócios da emissora; Chen Weihua, diretor da Agência Xinhua; Chen Peijie, cônsul-geral da China em São Paulo; e Múcio Aguiar, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa.

Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, a parceria “permite que a TV Cultura vá se informar na fonte primária, não na fonte alternativa ou secundária que são as agências ocidentais de informação sobre a China. Nós temos condições de, doravante, saber exatamente como pensam os chineses e o que dizem os chineses”.

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