Morreu na madrugada desta sexta-feira (24/9) em São Paulo o jornalista, escritor e produtor cinematográfico José Antonio Severo, aos 79 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia programada.

Nascido em Caçapava do Sul (RS), Severo iniciou seu contato com o Jornalismo na Secretaria Estadual da Agricultura do RS, onde, por causa de sua familiaridade com a escrita, trabalhou no Serviço de Informação Agrícola, produzindo o Informativo Rural e Econômico.

Em 1964, foi convidado para ser editor do suplemento rural do Jornal do Dia. Uma reportagem sobre o preço da carne chamou a atenção de O Estado de S.Paulo, que o convidou para um estágio e, posteriormente, o contratou. Ele escreveu para a editoria de Geral.

Com mais de 40 anos de atuação na imprensa econômica e mais de 50 no jornalismo em geral, Severo foi editor executivo da revista Exame, editor e diretor da Gazeta Mercantil, editor-chefe do Jornal da Globo e diretor geral de Jornalismo da Rede Bandeirantes. Também atuou como repórter em O Globo e nas revistas Realidade e Veja. Na TV, integrou a bancada do programa Crítica&Autocrítica, da Band, e foi âncora do Primeira Página, da TV Nacional de Brasília.

É autor de diversos livros, como Os Senhores da Guerra (L&PM Editores) e Cem Anos de Guerra no Continente Americano (Editora Record). Também produziu e foi roteirista de longas-metragens. Recentemente, foi articulista do site Os Divergentes.

Severo deixa a esposa, Célia. O enterro será em Caçapava do Sul, sua terra natal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments