A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira SP) completou 20 anos em 11 de setembro. Criada com o objetivo de ser um organismo de combate ao racismo no interior do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP), o núcleo inicial, denominado Comitê Permanente de Jornalistas Negros, iniciou em junho de 2000, a partir de uma proposta de Noedi Monteiro, uma discussão a respeito da criação de uma fundação que atendesse a tais demandas.

No decorrer do primeiro semestre de 2001, abriu-se uma discussão política sobre a pertinência da inclusão da palavra negros no nome da comissão. Apesar da resistência de alguns, a maioria dos participantes daquele quadro de discussões acabou apoiando a ideia de que a permanência daquela denominação poderia tornar-se um obstáculo à participação de não negros nas atividades a serem implementadas. Foi como resultado desse consenso que surgiu o nome de Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, resumido na sigla Cojira.

O crescimento do movimento fez surgir colegiados de combate ao racismo nos sindicatos de Rio Grande do Sul, Município do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Norte do Paraná e Ceará. Foi a ação desses jornalistas que culminou com a criação da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), em 2010.

Durante seus 20 anos de existência, a Cojira SP promoveu diversos cursos e palestras abordando temas que relacionam jornalismo e questão racial, atividades com inúmeros parceiros como Coordenadoria do Negro do Município de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), ONU Mulheres, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Museu Afro Brasil, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Comerciários, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e muitas outras entidades.

Em julho deste ano, o núcleo apoiou e reforçou o seu protagonismo, em conjunto com coletivos de jornalistas pela igualdade racial dos sindicatos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas e Bahia, na segunda edição do Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Enjira).

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments