A Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) e a Fenaj realizarão de 30 a 31/7 a segunda edição do Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Enjira). Com o tema Comunicação e igualdade racial na pandemia das ideias, o encontro será transmitido no canal da entidade no YouTube e no Facebook da Fenaj.

Há 21 anos o movimento começava a ganhar forma. Através dos primeiros diálogos dos associados negros e negras do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, dava-se início à criação da primeira Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, a Cojira. O crescimento do movimento fez surgir os colegiados de combate ao racismo nos sindicatos de Rio Grande do Sul, Município do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Norte do Paraná e Ceará. Foi a ação desses jornalistas que culminou com a criação da Conajira, em 2010.

Realizado na semana do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha (25/7), a segunda edição do projeto tem como objetivo propor reflexões sobre esses 21 anos de ativismo e os desafios para o enfrentamento do racismo no cenário de aprofundamento da necropolítica associada à circulação de desinformação e fake news.

O encontro contará com a participação de Maria José Braga, presidenta da Fenaj; e Cleidiana Ramos, jornalista e doutora em antropologia. A abertura será com Guilherme Soares Dias, da Cojira-SP, e prevê duas homenagens: uma póstuma, a Januário Garcia e demais jornalistas vítimas da Covid-19; e outra dedicada ao escritor, pesquisador e compositor, Nei Lopes.

E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments