Um conteúdo:

A Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), repudiou a fala racista do candidato ao governo do Piauí Silvio Mendes contra Katya Dangeles, da TV Meio Norte.

Em entrevista a Katya na quarta-feira (31/8), Mendes disse: “Você é quase negra na pele, mas é inteligente”.

Diante do ocorrido, a Conajira afirmou ser inadmissível que um candidato ao Governo do Estado do Piauí expresse uma fala racista e pejorativa sobre a população negra, “além de demostrar total desconhecimento e desrespeito em relação às várias tonalidades da pele negra”.

Na nota, a Comissão relembrou que diariamente jornalistas negras enfrentam o racismo e a misoginia no País, além de ressaltar que o presidente da República age de forma que estimula ódio e preconceitos.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments