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sexta-feira, julho 25, 2025

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Projor lança fundo de inovação para combater a desinformação online

Foto de Utsav Srestha na Unsplash

O Projor − Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo lançou em 5/12, com apoio da Google News Initiative, o Codesinfo − Fundo de Inovação Contra a Desinformação Online, um programa para incentivar e viabilizar o desenvolvimento de soluções inovadoras, propostas por organizações jornalísticas, e que contribuam para a redução dos efeitos da desinformação online no Brasil.

Os projetos contemplados terão acesso a mentores especializados e poderão receber apoio financeiro de até 100 mil reais. As inscrições poderão ser feitas por veículos jornalísticos legalmente constituídos, com sede no Brasil e listados no Atlas da Notícia, o censo do Projor que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil. Os veículos poderão participar individualmente ou em colaboração com outras organizações jornalísticas, coletivos de jornalistas, desenvolvedores e pesquisadores.

As inscrições podem ser feitas até 29 de janeiro de 2024 pelo site do Codesinfo. Na inscrição, os veículos devem descrever seu projeto, informar como ele irá contribuir para o enfrentamento da desinformação online no Brasil, apresentar um cronograma de execução em sete meses, orçamento básico para o projeto e um plano de compartilhamento dos resultados do projeto com o ecossistema jornalístico do Brasil.

Para Sérgio Lüdtke, presidente do Projor, essa é uma das novidades importantes do Codesinfo: “Queremos incentivar o compartilhamento de resultados com a comunidade de jornalistas, pesquisadores da comunicação e organizações de notícias de modo a promover um ambiente de maior colaboração e diversidade de modelos de combate à desinformação no País”.

Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab no Brasil, diz que “o combate à desinformação online é um desafio que precisa ser enfrentado de forma multissetorial, com a união de esforços entre empresas de tecnologia, Terceiro Setor, governos e as empresas jornalísticas. O Codesinfo dá mais um passo nessa direção, estimulando a troca de conhecimento e o fortalecimento do ecossistema brasileiro de informações online”.

O regulamento, FAQ, formulário de inscrições, pontos de contato e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Codesinfo.

Justiça derruba decisão que impedia publicação de reportagens sobre delação no Paraná

Justiça derruba decisão que impedia publicação de reportagens sobre delação no Paraná
Assembleia Legislativa do Paraná (Crédito: Josette Leprevost/Alep)

O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Rosaldo Elias Pacagnan derrubou em 6/12 a decisão limiar que proibia veículos de publicar reportagens sobre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ademar Traiano (PSD), e o ex-deputado Plauto Miró.

A liminar, concedida em 2/12 pela juíza Giani Maria Moreschi, obrigou portal G1, RPC e Plural a tirarem do ar matérias sobre o assunto. No julgamento do recurso, impetrado pela RPC, o desembargador entendeu que, apesar de ser direito dos réus que o processo corra em segredo de justiça, é um caso de interesse público, tornando a liminar censura prévia.

A determinação provisória impedia a divulgação de reportagens que sugerissem que Traiano e o ex-deputado estadual Plauto Miró pediram e receberam propina do empresário Vicente Malucelli.

“Os fatos ganharam total publicidade dentro de um espaço igualmente do povo, que é a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por meio de ato de outro representante dos cidadãos, já não sendo possível, tampouco legítimo e de acordo com a ordem constitucional, proibir ou coibir esse ou aquele veículo de comunicação de cumprir o seu propósito e a sua função social de noticiar os fatos”, ressaltou o desembargador. “A censura, esta sim, está proibida. Terminantemente” finalizou.

 

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Conheça os vencedores do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo

Conheça os vencedores do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo

A Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) divulgou os vencedores da 16ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. A premiação incentiva e reconhece trabalhos jornalísticos sobre assuntos relacionados ao agronegócio.

Ao todo, 110 matérias foram inscritas para concorrer nas categorias Profissional e Jovem Talento. O profissional vencedor de cada uma das modalidades recebeu um prêmio de R$ 10.000 mil, enquanto os estudantes vencedores ganharam uma câmera Go Pro Max.

Na categoria Jovem Talento, ocuparam o primeiro lugar Isaac Teles Rufinod (Centro Universitário FMU/FIAM-FAAM) na modalidade Vídeo e/ou Rádio e Geovana Tebaldi Dias Neves (Centro Universitário Fam) em Escrita.

Já em Profissional, Daniela Antunes (Revista Painel) ganhou em Revista Impressa; Rone Carvalho (Jornal Diário da Região) no Jornal Impresso; Rodolfo Tiengo (Portal G1 Ribeirão e Franca) em Multiplataforma; Marcos Felipe e equipe (EPTV Ribeirão Preto) em TV; e Bruna Marin e equipe destacaram-se em Grande Reportagem/Especial.

Os responsáveis pela Comissão Julgadora foram Amanda Morais, coordenadora de Comunicação Corporativa da Raízen; Antonio Rossato Júnior, vice-presidente da Coplana; Felipe Fonseca, Relações com a imprensa da Cargill; João Uchoa, assessor de Comunicação da ABAG; e Fernando Soares, editor deste Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia.

As matérias e demais colocados podem ser conferidos na plataforma da ABAG/RP.

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Em edição histórica, Jatobá PR 2023 anuncia vencedores

Em mais uma edição marcada por quebras de recordes, tanto no número de trabalhos inscritos e organizações participantes, quanto na presença de mais de 350 profissionais de Comunicação na cerimônia de premiação, o Prêmio Jatobá PR 2023 anunciou nessa terça-feira (5/12), em concorrida cerimônia no Hotel Renaissance, em São Paulo, os vencedores de sua sétima edição. No total, foram distribuídos 43 troféus para organizações empresariais e públicas, grandes agências e agências-butique.

Com quatro troféus, incluindo os de Organização Empresarial e Pública do Ano e Case do Ano na vertical de Organizações Empresariais, a Gerdau foi um dos destaques do ano. Nas premiações destinadas às agências, a RPMA foi eleita Grande Agência do Ano, e também faturou os troféus nas categorias Mídia Corporativa e Pesquisa de Comunicação, enquanto a Agência Lema foi escolhida Agência-Butique do Ano, além de ter vencido na categoria Projeto Especial. O Troféu Destaque do Ano, concedido pelo Conselho Deliberativo do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), que leva em consideração o desempenho geral na premiação, foi entregue à agência PROS.

Um dos momentos marcantes do evento foi a entrega do Troféu Jatobá Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa e ao PR à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) pelo conjunto de iniciativas em prol da atividade, desde sua fundação em 1967. O prêmio especial, criado em 2022 e este ano batizado com o nome de um dos idealizadores do Prêmio Jatobá PR e fundador do Gecom, Decio Paes Manso, tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que tenham contribuído com a atividade ao longo da jornada.

Recorde de participações

A edição 2023 do Prêmio Jatobá PR bateu novo recorde tanto em número de inscrições quanto na quantidade de organizações participantes. No total, a premiação registrou 309 inscrições, contra 272 em 2022 – crescimento de quase 14%; e a participação de 118 organizações, contra 68 no ano anterior – aumento de 73,5%. Os trabalhos foram analisados por uma Comissão integrada por 65 jurados e dessa avaliação saíram os finalistas às 31 categorias distribuídas pelas três verticais: Grandes Agências, Agências-Butique e Organizações Empresariais e Públicas, incluindo a categoria PR Internacional, aberta a todos os participantes.

Confira a relação completa dos vencedores do Prêmio Jatobá PR 2023:

  1. Organizações do Ano
  • Agência-Butique: Agência Lema
  • Grande Agência: RPMA Comunicação
  • Organizações Empresariais e Públicas: Gerdau
  • Troféu Destaque do Ano: PROS

 

  1. Cases do Ano
  • Agência-Butique: Grupo Trama Reputale / Case: UNICEF #VotePelaEducação (Cliente: Unicef)
  • Grande Agência: Cappuccino Weber Shandwick / Case: Os Últimos Sobreviventes: Viver para Contar, Contar para Viver (Cliente: Museu do Holocausto de Curitiba)
  • Organizações Empresariais e Públicas: Gerdau / Case: O aço reciclável Gerdau que moldou o Rock in Rio (Agências: FSB Comunicação, Rede Comunicação de Resultado e Agência Atake)

 

  1. Cases Regionais do Ano
  • Região Norte: UGPE / Case: Amazonas Meu Lar – Inovação Tecnológica e Inclusão Digital na Comunicação, promovendo a modernização da Gestão Pública na Amazônia UGPE
  • Região Nordeste: Comunic.Ativa Assessoria de Imprensa e Relações Públicas
    Case: O Respeito é a Única Rota – Festival do Orgulho dá protagonismo a artistas da Comunidade LGBTQIA+ no Salvador Bahia Airport (Cliente: Salvador Bahia Airport)
  • Região Centro-Oeste: Unicef / Case: #VotePelaEducação (Agência: Grupo Trama Reputale)
  • Região Sudeste: Cappuccino Weber Shandwick / Case: Os Últimos Sobreviventes: Viver para Contar, Contar para Viver (Cliente: Museu do Holocausto de Curitiba)
  • Região Sul: Clima Comunicação / Case: Black Friday Centauro 2022 – Feitos para vencer (Cliente: Centauro)

 

  1. PR Internacional
  • Vencedor: Fundamento Grupo de Comunicação / Case: Um mais um é sempre mais que dois

 

  1. Vertical Agências-Butique
  • Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia: Pina Una Comunicação / Case: Mombak: Brasil como maior exportador de remoção de carbono (Cliente: Mombak)
  • Campanha de Comunicação: Grupo Trama Reputale / Case: UNICEF #VotePelaEducação (Cliente: Unicef)
  • Comunicação Digital: Alter Conteúdo / Case: Pessoas constroem cidades, cidades constroem pessoas – As redes sociais como plataforma para falar sobre direito à cidade (Cliente: Habitat para a Humanidade Brasil)
  • Comunicação Integrada: Talquimy / Case: Assuma sua imagem – Uma causa Allergan Aesthetics (Cliente: Allergan Aesthetics)
  • Comunicação Interna: Prefácio Comunicação / Case: Campanha Nós: fortalecendo equipes (Cliente: DF + Engenharia)
  • Evento de Comunicação: Fresh PR / Case: Casa Alexa (Cliente: Amazon Brasil)
  • Mídia Corporativa: Punto Comunicação / Case: Programa Expresso Talks (Cliente: Mediatek)
  • Pesquisa de Comunicação: Latam Intersect PR / Case: O Panorama do Jornalismo na América Latina
  • Projeto Especial: Agência Lema / Case: L’Oréal Paris | Stand Up Day (Cliente: L’Oréal Paris)
  • Relacionamento com Influenciadores: Ecomunica / Case: Apenas 10% dos casos de violência sexual são notificados, cadê os outros 90%? (Cliente: Childhood Brasil)

 

  1. Vertical Grandes Agências
  • Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia: Ideal / Case: Station by WeWork: a revolução do trabalho híbrido (Cliente: WeWork)
  • Campanha de Comunicação: Cappuccino Weber Shandwick / Case: Os Últimos Sobreviventes: Viver para Contar, Contar para Viver (Cliente: Museu do Holocausto de Curitiba)
  • Comunicação Digital: Index / Case: Johnnie Walker Blue Label – Merece um Blue (Cliente: Johnnie Walker)
  • Comunicação Integrada: Ketchum / Case: Gillette Novembro Azul: #BigodeQueCuida (Cliente: Gillette)
  • Comunicação Interna: BCW / Case: Intel Brasil 35 anos: Conectada com o ecossistema brasileiro (Cliente: Intel)
  • Evento de Comunicação: CDN Comunicação / Case: Warner Bros. Pictures e Universal Pictures na CCXP 2022 (Cliente: Warner Bros)
  • Mídia Corporativa: RPMA Comunicação / Case: Machado Meyer e a missão de fornecer inteligência jurídica para negócios que transformam realidades (Cliente: Machado Meyer Advogados)
  • Pesquisa de Comunicação: RPMA Comunicação / Case: O Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil Squid foi o 1º levantamento demográfico/social de influenciadores que se tornou referência (Cliente: Squid)
  • Projeto Especial: CDI Comunicação / Case: Laços de Gratidão: os 25 anos de Teleton no Brasil (Cliente: Teleton)
  • Relacionamento com Influenciadores: Máquina / Case: Case Nutella ama pão. O Dia do Pão é celebrado com ações para incluir Nutella no café da manhã dos brasileiros de forma definitiva! (Cliente: Nutella)

 

  1. Vertical Organizações Empresariais e Públicas
  • Campanha Institucional / Utilidade Pública: B3 – Bolsa do Brasil / Case: Mercado de renda variável: estratégia de comunicação com o investidor pessoa física (PF)
  • Causa e Propósito: Gerdau / Case: O aço reciclável Gerdau que moldou o Rock in Rio (Agências: FSB Comunicação, Rede Comunicação de Resultado e Agência Atake)
  • Comunicação com Comunidade: Hospital Israelita Albert Einstein / Case: Projeto Repórter Paraisópolis
  • Diversidade e Inclusão: Salvador Bahia Airport / Case: O Respeito é a Única Rota – Festival do Orgulho dá protagonismo a artistas da Comunidade LGBTQIA+ no Salvador Bahia Airport (Agência: Comunic.Ativa Associados)
  • ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social and Governance): Intel / Case: Intel® Day no coração da Amazônia (Agência: BCW)
  • Experiência de Marca: Pepsico do Brasil / Case: Com Pic70, PepsiCo tem resultados históricos e dá aula de ESG nos 70 anos de Brasil (Agências: Em Branco, InPress Porter Novelli e Quintal 22)
  • KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados: UGPE / Case: Amazonas Meu Lar – Inovação Tecnológica e Inclusão Digital na Comunicação, promovendo a modernização da Gestão Pública na Amazônia
  • Mídia Editorial Própria: Gerdau / Case: O aço que molda o The Town (Agências: Brókolis do Brasil e Agência Atake)
  • Projeto Especial: Novo Nordisk / Case: Não Me Leve
  • Relatório de Sustentabilidade: Magalu / Case: Estratégia e Sustentabilidade – Relatório Anual 2022 – Magalu (Agência: Nova PR)

 

TV Cultura anuncia nova afiliada no Ceará

A TV Cultura anunciou sua nova afiliada no Ceará, a TV Sinal, emissora localizada na cidade de Aracati, na região metropolitana de Fortaleza. Com a parceria, a programação da Cultura chegará a 10 municípios da região, alcançando cerca de 400 mil pessoas. Além dos programas da emissora paulista, a TV Sinal produz conteúdo próprio local.

A parceria faz parte do projeto da TV Cultura de ampliar sua distribuição pelo país, através da TV aberta, TV por assinatura e parabólicas. Na TV aberta, são 209 canais próprios em São Paulo e no Distrito Federal, 65 afiliadas geradoras e 350 retransmissoras. Na TV por assinatura, são 11 milhões de assinantes.

Eco Nordeste lança podcast que explora sotaques dos nove estados nordestinos

Eco Nordeste lança podcast que explora sotaques dos nove estados nordestinos
Crédito: Nordestinidades/Eco Nordeste

A Agência de Conteúdo Eco Nordeste lançou em 30/11 o primeiro episódio de Nordestinidades, nova série que integra o podcast Eco Nordeste. O objetivo da iniciativa é dar visibilidade à pluralidade da região, como a diversidade de sotaques e formas de falar do nordestino.

Com dez episódios apresentados por Adriana Pimentel e Alice Sales, o podcast retratará neles os jeitos singulares de expressão dos nordestinos, explorando os sotaques e as particularidades de cada Estado. O primeiro episódio, contudo, é apenas uma introdução das temáticas que serão abordadas.

“Mais do que apenas as nuances da linguagem, Nordestinidades explora tradições, festividades e musicalidades distintas, que enriquecem a cultura do Nordeste”, diz Maristela Crispim, coordenadora geral do Projeto e editora-chefe da Eco Nordeste.

Ela ressalta que a forma de expressão nordestina é com frequência reduzida a estereótipos reproduzidos por produções audiovisuais como filmes e novelas: “Inclusive há, no Sudeste, a defesa de algo como um sotaque neutro, que não abraça a diversidade do Brasil. Essas representações não captam a ampla diversidade de sotaques nos nove estados nordestinos e foi nesse contexto de exaltar a diversidade da região Nordeste que concebemos esse projeto”.

A série está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.

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Jovem Pan é condenada a indenizar Cristiano Zanin após ter sido chamado de bandido

Cristiano Zanin (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a Jovem Pan e a ex-comentarista da emissora, Cristina Graeml, a pagarem uma indenização de R$ 25 mil ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin por danos morais. Em 2022, Graeml chamou o ministro de “bandido”.

Durante um dos programas da Jovem Pan, transmitido tanto no TV como no YouTube em outubro do ano passado, Graeml disse que Zanin “é tão bandido quanto os clientes que defende”, referindo-se ao período em que ele foi advogado do atual presidente Lula. “Ganhou milhões do PT pra ficar visitando o Lula aqui em Curitiba na cadeia, fazendo companhia, bolando estratégias de defesa. Sofrido, né, coitadinho, apanhou tanto”. Considerada uma das vozes mais radicais da Jovem Pan, Graeml foi demitida no final de 2022.

Em primeira instância, a emissora foi condenada a pagar R$ 50 mil a Zanin. A Jovem Pan argumentou que o comentário de Graeml tratava-se apenas de liberdade e expressão e que discutiu, de forma crítica, a composição do Supremo Tribunal Federal caso Lula fosse eleito. Mas para Zanin, o comentário ultrapassou o limite da liberdade e expressão e foi ofensivo com seu nome. Em segunda instância, a condenação foi mantida, mas a indenização caiu para R$ 25 mil. Além disso, o ministro conseguiu liminar para retirar do ar o vídeo com o comentário de Graeml.

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, relator do caso, negou o pedido de recurso da Jovem Pan e alegou que a comentarista “praticou ato ilícito e extrapolou o regular exercício do direito de expressão e de informação”.

Paula Felix vence o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023

Paula Felix vence o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (4/12) no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein − Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo, foram homenageados os jornalistas e publicações mais votados no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023. Após os dois turnos de votação, Paula Felix, repórter de Saúde da Veja, foi eleita a +Admirada Jornalista de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023.

“Só tenho a agradecer. É incrível ser jornalista e cobrir a área de saúde”, declarou Paula. “Agradeço ao suporte da minha família, principalmente meus pais que me ajudaram na empreitada de sair de Maceió e vir para São Paulo realizar meu sonho. Quero agradecer também a meus colegas incríveis, não estaria aqui se não fossem vocês, em especial minha amiga, comadre e mentora Fabiana Cambricoli, que me ensinou tudo”.

Além dela, a iniciativa promovida pelo Hospital Israelita Albert Einstein com o apoio deste Jornalistas&Cia, e que neste ano chegou à terceira edição, homenageou outros 38 jornalistas e 29 publicações, em 17 categorias, duas delas dedicadas exclusivamente ao Jornalismo Científico.

Débora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein, valorizou o trabalho da imprensa de levar informação de qualidade e com responsabilidade para a população. “Precisamos estimular cada vez mais a cobertura de ciência e saúde no Brasil. A cobertura desse setor deve ser intensificada e ganhar mais destaque. A pandemia de Covid-19 nos mostrou ainda mais o valor do debate em saúde. E o que fez e faz a boa e a má informação. Nós precisamos ajudar a conscientizar a população de forma contínua, enquanto as águas nos parecem mais calmas. Continuaremos na empreitada de apoiá-los e também criar iniciativas próprias”.

Diretor de Jornalistas&Cia, Eduardo Ribeiro destacou a relevância do colégio eleitoral da premiação, formado majoritariamente por jornalistas e profissionais de comunicação, para dar ainda mais aos +Admirados. “Não pode haver para um profissional um reconhecimento maior do que esse que vem de seus próprios pares, daqueles que conhecem como ninguém o ofício, como é o caso do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Queria reiterar a nossa satisfação em realizar esse prêmio com o Einstein, uma organização tão admirada por todos nós no Brasil”.

Primeira colocada em 2022, Cláudia Collucci, da Folha de S.Paulo, foi novamente destaque nesta edição, com a segunda colocação geral e com o troféu de +Admirada Jornalista na Região Sudeste. E também repetindo o ótimo desempenho do ano passado, Carolina Marcelino, do Check-Up da Notícia, levou novamente o troféu pelo terceiro lugar. Completaram os TOP 5 Adriana Farias, da Fapesp e Portal Terra, em quarto lugar, e Vinicius Lisboa, da EBC, na quinta posição.

Nas categorias regionais, além de Cláudia Colluci, foram premiadas Paula Laboissière (Centro-Oeste), Thais Borges (Nordeste), Daniela Branches (Norte) e Larissa Roso (Sul). E nas outras duas categorias dedicadas a jornalistas, Drauzio Varella foi eleito o +Admirado Colunista e Luiza Caires, editora de Ciências do Jornal da USP, a +Admirada Jornalista Especializada em Ciência.

Entre as publicações, os prêmios foram entregues para Agência Brasil (Agência de Notícias), BBC News Brasil (Canal Digital), DrauzioCast (Podcast), Saúde em Foco/CBN (Programa de Rádio), Fantástico (Programa de TV), Portal Drauzio Varella (Site), Pesquisa Fapesp (Veículo Especializado em Jornalismo Científico), Folha de S.Paulo (Veículo Impresso) e Superinteressante (Veículo Impresso Especializado).

Confira a relação completa de homenageados na edição especial de Jornalistas&Cia e a íntegra da cerimônia no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.

Luiz Carlos Azenha processa Record por assédio moral

O jornalista Luiz Carlos Azenha entrou na Justiça contra a Record TV e está pedindo indenização de R$ 2,6 milhões por assédio moral. As partes envolvidas no processo ainda terão uma audiência para tentar um acordo.

Na ação, Azenha alega que a emissora usou de manobra para reduzir seu salário, sob a justificativa de mudanças no modelo de contratação. Além disso, o jornalista, que foi demitido da emissora no final de 2022, declarou que perdeu espaço por ser crítico ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que era apoiado por Edir Macedo, dono da Record.

Azenha trabalhou em diversos veículos da imprensa brasileira. Foi correspondente da antiga Rede Manchete nos Estados Unidos. Trabalhou também em SBT e Globo. Chegou à Record em 2008, onde fez reportagens marcantes. Em 2013, venceu o Prêmio Esso de Jornalismo em Telejornalismo com uma série sobre histórias de crianças e seus pais torturados na ditadura militar.

Após acusação de assédio sexual, Record demite diretor da Record News

Após acusação de assédio sexual, Record demite diretor da Record News
Thiago Feitosa (Crédito: Repdorução/Youtube/Record News)

A Record demitiu na última semana o diretor de Jornalismo da Record News Thiago Feitosa. No cargo desde 2020, o profissional foi desligado após denúncias da ex-apresentadora do canal Rhiza Castro.

Em outubro, Rhiza revelou que saiu da emissora depois de sofrer episódios constantes de assédio sexual. Ela também informou que abriu um processo trabalhista contra a Record e outro contra o assediador.

Segundo a comunicadora, além de convites para jantares, o diretor tirava fotos dela enquanto trabalhava e ela as recebia por mensagens acompanhadas de elogios a sua beleza. Em janeiro, dois dias após Rhiza denunciar o caso ao RH da emissora, ela foi demitida.

De acordo com o F5, da Folha. S Paulo, a Record optou pela demissão de Feitosa não só pela condenação em primeira instância em um dos processos movidos por ela, mas também por uma ação criminal em que ele pagou R$ 26 mil após fechar um acordo de transação penal com o Ministério Público de São Paulo. Nele, Feitosa responsabiliza-se pelo crime, porém paga um valor para arquivar o processo.

Ao F5, Rhiza Castro declarou estar aliviada com o desligamento de seu agressor: “Sensação de justiça sendo feita. Só quem passou por este tipo de violência consegue entender a dor”.

Também contatado para se pronunciar sobre, Thiago enviou ao F5 a seguinte nota através de seu advogado Flávio Goldberg: “O inquérito policial está arquivado sem qualquer tipo de condenação ou culpa e correu em segredo de Justiça. Qualquer manifestação contrária a essa é criminosa”.

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