Em edição especial para celebrar o Dia do Jornalista, Jornalistas&Cia apresenta os resultados da pesquisa A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros, produzida pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas do Curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo.

A pesquisa mostrou que a maioria dos jornalistas brasileiros usa a inteligência artificial (IA) no trabalho, porém sem receber treinamento sobre essa tecnologia. Apesar de ser adotada de alguma maneira em tarefas jornalísticas por mais da metade (56%) dos profissionais, uma parcela significativa da categoria (26,5%, um de cada quatro), diz não usar IA de nenhuma forma no seu trabalho.

Os objetivos da pesquisa são identificar o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por jornalistas atuantes no País e conferir o grau de conhecimento e de utilização de suas ferramentas na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem seu uso na atividade profissional. Os nomes dos participantes são mantidos em sigilo e os dados obtidos serão utilizados para trabalhos acadêmicos e para a produção de notícias sobre o tema no Jornalistas&Cia.

Na primeira fase do estudo, realizada de 19 de dezembro de 2023 a 24 de fevereiro último, 423 jornalistas responderam a um questionário online com 13 perguntas em escala Likert (com alternativas de concordância a discordância total com as perguntas). Entre os respondentes, há profissionais das cinco regiões do País, de 21 das 27 unidades da federação, de diferentes faixas etárias, áreas de atuação, funções e vínculos empregatícios.

Leia a edição na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments