Pandora Papers, investigação que reuniu mais de 600 jornalistas em 117 países, começou a divulgar seus trabalhos no último domingo (3/10), pelos veículos que integram a iniciativa. Considerada a maior colaboração jornalística da história, a investigação revelou como políticos, empresários e celebridades utilizam paraísos fiscais e empresas offshore para evitar o pagamento de impostos.

No Brasil, quatro veículos fizeram parte do projeto: o site Poder360, a revista piauí, a agência Pública e o portal Metrópoles. A investigação envolve personalidades brasileiras, como o ministro da economia Paulo Guedes, o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e os empresários bolsonaristas Otávio Fakhoury e Marcos Bellizia, investigados no inquérito das fake news.

Pandora Papers analisou cerca de 12 milhões de documentos sobre paraísos fiscais e empresas offshore, utilizados como base para a investigação. Iniciado há um ano, o projeto foi coordenado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês).

A investigação do jornal El País, de Marina Rossi e Regiane Oliveira, destaca que Luciano Hang, dono da Havan, manteve por quase vinte anos uma empresa em um paraíso fiscal, no valor de 112,6 milhões de dólares, e não comunicou ao Governo sobre a existência dessa empresa, “o que configura crime de sonegação fiscal”, explica a publicação.

“O empresário só não se veste de patriota quando o assunto é o retorno que os impostos podem proporcionar ao país”, diz a reportagem.

Entre as personalidades citadas no Pandora Papers estão três presidentes e dez ex-presidentes na América Latina, celebridades como os cantores Elton John e Shakira e o jogador de futebol Di Maria, e até a Rainha Elizabeth II.

Em setembro do ano passado, o ICIJ também comandou a investigação FinCEN Files, que revelou que cinco bancos multinacionais movimentaram US$ 2 trilhões em operações suspeitas. Poder360, Época e piauí participaram do projeto.

Outras investigações também coordenadas pelo consórcio internacional são Panama Papers e Luanda Leaks.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments