Foram anunciados na última semana os finalistas do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2021. A iniciativa, promovida em parceria com a Fundação Gabo, reconhece reportagens de destaque produzidas na América Latina sobre a temática da saúde. No total, nove trabalhos foram classificados nas três categorias do concurso, sendo que em cada uma delas, o Brasil conta com um finalista.

Na categoria Jornalismo Escrito, a Agência Retruco concorre com Dependências – fé, poder e dinheiro no tratamento do uso abusivo de drogas no Nordeste do Brasil. O trabalho foi produzido por Alice Cristiny Ferreira de Souza, Fernanda Santana, Thiago Santos, Luane Ferraz, Camila Queiroz, Luiz Felipe Libório, Bruno Vinícius, Gabriella Leal e Quihoma Isaac. Concorrem ainda nesta categoria reportagens produzidas a partir de parcerias das plataformas Divergentes (Nicarágua) e Connectas (Colômbia), e do consórcio formado por Distintas Latitudes (México), GK (Equador), Mutante (Colômbia) e La Vida de Nos (Venezuela).

Em Jornalismo Audiovisual, concorre o projeto No Epicentro, da Agência Lupa. O trabalho, que recentemente foi premiado com a medalha de bronze na 42ª edição do Best of Digital News Design da Society for News Design (SND), foi produzido pela equipe formada por Gilberto Scofield Jr., Natalia Leal, Vinicius Sueiro, Tiago Maranhão, Rodrigo Menegat, Alberto Cairo, Marco Tulio Pires e Simon Rogers. Também se classificaram para a final trabalhos do Diário El Comércio (Peru) e Chicas Poderosas (Argentina).

Já na categoria Cobertura Diária, o especial Pandemia, produzido pelo podcast 37 Graus em parceria com a Folha de S.Paulo, disputará o prêmio principal com a BBC Mundo América Latina (Colômbia) e a Agência Ocote (Guatemala). A produção do trabalho é de Sarah Azoubel e Beatriz Guimarães.

Os vencedores nas três categorias, assim como os autores dos trabalhos que vão receber as menções honrosas em Jornalismo de Soluções e Cobertura Jornalística da Covid-19, serão anunciados em uma cerimônia virtual em 28 de outubro.

Confira mais detalhes sobre todos os trabalhos finalistas no site do Prêmio Roche.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments