O número de casos de censura na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aumentou no período de agosto de 2020 e julho de 2021. É o que aponta o 3º Dossiê de Censura e Governismo na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que será lançado nesta terça-feira (5/10), às 20h, no canal do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJPDF) no YouTube. Haverá também um debate sobre imprensa e liberdade de expressão.

Pela primeira vez, o levantamento separou casos de censura e governismo na empresa. O dossiê destaca cortes de pautas sugeridas, que nem chegaram a ser produzidas, grande parte delas sobre temas considerados delicados ao governo, como direitos humanos e meio ambiente.

O levantamento é feito com base em denúncias anônimas de trabalhadores de todos os veículos e mídias sociais da EBC. O primeiro dossiê, publicado em 2018, contabilizou 61 casos de censura e governismo. Já no ano seguinte, a segunda edição do levantamento detectou aumento dos casos e registrou 138 episódios.

Participam do lançamento do dossiê Denise Dora, da ONG Artigo 19; Giuliano Gali, do Instituto Vladimir Herzog; Emmanuel Colombié, da Repórteres sem Fronteiras (RSF); e Márcio Garoni, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments