A Google News Initiative disponibilizou a versão em português do Playbook de Startups da Google News Initiative, guia com dicas para startups de jornalismo digital que prioriza a criação de negócios economicamente sustentáveis. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado aqui.

O documento, que será constantemente atualizado, é dividido em seis capítulos: Uma introdução às startups de jornalismoDefina o problema que você está tentando resolver, Construir e medir seu produto mínimo viável (MVP)Identifique a missão e os valores que irão guiá-loFaça um plano de negócios para a sua ideia e Defina o sucesso para o seu negócio.

O guia oferece também modelos e recursos para o desenvolvimento do negócio, como media kits, planos de negócios, exemplos de contratos para freelances, e templates para contratos publicitários.

A plataforma foi desenvolvida com base em edições anteriores do GNI Startup Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas da Google News Initiative. No Brasil, o projeto, que teve início em outubro do ano passado e encerrou sua primeira turma em maio de 2021, acelerou dez organizações jornalísticas: Agência BORI, Agência Tatu, Alma Preta, AzMina, Fervura, São Paulo para Crianças, Galápagos, Núcleo Jornalismo, MyNews e Ponte Jornalismo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments