O deputado estadual de Roraima Jalser Renier (Solidariedade), acusado de ser o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos, em outubro de 2020, perdeu o mandato nesta segunda-feira (28/2) por quebra de decoro. A cassação foi aprovada em sessão marcada por confusões e xingamentos, na Assembleia Legislativa de Roraima, por 18 dos 24 colegas de parlamento.

Sem mandato, o político pode responder a processos na Justiça comum. No caso do sequestro de Romano dos Anjos, Renier foi denunciado pelo Ministério Público por oito crimes em outubro de 2021, mas a ação ainda não foi aceita pelo judiciário.

Romano dos Anjos foi sequestrado em outubro de 2020 por homens armados e encapuzados em sua casa, enquanto jantava com a esposa. O apresentador da TV Imperial, afiliada da Record em Roraima, ficou 12 horas desaparecido, e foi encontrado no dia seguinte, na zona rural da cidade, com hematomas e fraturas pelo corpo.

Segundo investigações, o crime foi executado por policiais militares que tinham ligação direta com Renier. Os envolvidos foram presos durante a Operação Pulitzer, realizada em 17 de setembro do ano passado. O político chegou a ser preso em seu gabinete, em Boa Vista, na segunda fase da operação. Após ficar detido por cinco dias, o parlamentar foi liberado depois de conseguir um habeas corpus.

Segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Renier tentou interferir nas investigações em novembro de 2020. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, Soldado Sampaio, depôs ao Ministério Público do estado, em setembro de 2021, sobre uma ameaça que o deputado teria feito ao governador Antonio Denarium (PSL).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments