A Agência Pública anunciou o lançamento do Programa de Formação para Repórteres Indígenas. A iniciativa faz parte do projeto Microbolsas de Reportagem, que seleciona jornalistas para receber bolsas e mentorias para produção de reportagens de qualidade. O programa aceitará comunicadores indígenas diplomados ou não.

O concurso irá explorar pautas que abordem ameaças aos povos indígenas e locais onde vivem, como as invasões dos territórios; roubos e destruição do patrimônio natural nas terras indígenas; corrupção, ações e omissões do poder público e de setores empresariais relacionadas a esses crimes; e violências praticadas contra populações indígenas em luta por seus direitos territoriais.

Portanto, os participantes devem desejar atuar com temas de interesse público de forma investigativa e independente.

Serão selecionadas seis propostas de reportagem que receberão uma bolsa no valor de R$ 8.000 mil para o seu desenvolvimento. Os bolsistas também contarão com a visita de seus mentores, que darão suporte in loco. Além disso, poderão participar de uma semana de oficinas e debates na sede da Pública, em São Paulo.

Os critérios na escolha do vencedor serão originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação, assim como os recursos e métodos que serão utilizados.

As inscrições estarão abertas até 1/12 de 2023 e devem ser realizadas através do formulário após a leitura do regulamento.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments