Um conteúdo:

Para mostrar como o passado explica o Brasil de hoje, Tiago Rogero lançará em 6/8 o projeto Querino, trabalho com olhar afrocentrado que conta a história do País por uma perspectiva negra. O projeto multiplataforma contará com um podcast produzido pela Rádio Novelo, reportagens na revista piauí e um site.

O Querino aponta tanto para a contribuição afro-brasileira quanto a ganância desenfreada dos escravizadores. Conduzido por uma equipe majoritariamente negra, a iniciativa foi idealizada e coordenada por Tiago Rogero, com apoio do Instituto Ibirapitanga e consultoria em História de Ynaê Lopes dos Santos.

Inspirado no The 1619 project, lançado pelo The New York Times em 2019, Tiago explica que as diferenças também vão ficar muito evidentes para quem ouvir. Primeiro, pelas diferenças históricas de formação dos dois países.

Em entrevista para o Portal Imprensa, Rogero contou que “o Brasil tem números de tráfico [de africanos] muito maior do que dos Estados Unidos. Das 12,5 milhões de pessoas que foram arrancadas do continente africano, 5,5 milhões tinham o Brasil como destino. Isso é 12 vezes maior em relação às pessoas que foram levadas para os Estados Unidos. O peso da escravidão lá [EUA] foi grande para formação do país e aqui foi ainda maior”.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments