Tiago Abreu, escritor, produtor e apresentador do Introvertendo, um dos principais podcasts sobre autismo do Brasil, conduzirá na próxima terça-feira (5/4) o evento O que é Neurodiversidade?, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). 

O encontro, online e gratuito,  faz parte do programa Formação em Arte e Acessibilidade. A transmissão acontecerá através da plataforma Zoom, às 16h, e contará com intérprete de Libras. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

Pesquisador na área há uma década, em janeiro deste ano Tiago lançou o livro O que é neurodiversidade?, primeira obra sobre o tema no país. Segundo ele, a necessidade do livro surgiu diante da ausência de publicações em português. “A ideia foi ser um livro introdutório, com um panorama geral sobre o tema e acessível para a maioria das pessoas, mas ao mesmo tempo rigoroso e acadêmico”, destaca Tiago.

Frequentemente usado nas discussões sobre autismo e deficiência, o termo neurodiversidade foi criado pela socióloga australiana Judy Singer na década de 1990, e refere-se à diversidade neurológica na população humana. A premissa é que, assim como existe uma diversidade biológica, a biodiversidade, existe também uma diversidade neurológica que deve ser valorizada e respeitada.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments