Trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram, em assembleia conjunta em São Paulo, Rio e Brasília, manter a mobilização enquanto aguardam os desdobramentos do dissídio coletivo.

Após dois anos sem novo acordo, em novembro de 2021 os profissionais da EBC paralisaram suas atividades por cerca de 20 dias com objetivo de concretizá-lo ou de que o dissídio fosse decidido na Justiça.

Em fevereiro deste ano, o ministro Maurício Godinho Delgado, relator da ação de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho, determinou liminarmente a suspensão dos descontos dos dias parados. Entretanto, mesmo com a determinação judicial, a EBC fez os descontos nos salários e nos vales alimentação e refeição. A pena em caso de descumprimento é de R$ 100 mil por dia.

Eduardo Viné Boldt, funcionário da EBC e diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, afirmou que “hoje, a assembleia reuniu os trabalhadores nas três praças da EBC, que tem tentado retaliar os funcionários desde a greve. Por isso, jornalistas e radialistas aprovaram um calendário de luta e entendem que ainda não é o momento para se retomar a paralisação, mas não descartam a possibilidade de retomá-la no futuro.”

Agora, além de aguardarem pela decisão da Justiça sobre o acordo coletivo de trabalho, os trabalhadores seguem esperando pelo pagamento dos dias parados com a greve.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments