Trabalhadores marcaram para segunda-feira (7/3), às 13h, manifestações em frente às sedes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em São Paulo, Rio e Distrito Federal, após o descumprimento de decisão judicial que proibia desconto salarial de jornalistas e radialistas em virtude dos dias parados na greve realizada em novembro de 2021. Além dos descontos, a EBC confiscou 2/3 dos salários dos profissionais.

A decisão liminar do ministro Maurício Godinho Delgado, relator da ação de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho, determinou, em 25 de fevereiro, a suspensão dos descontos dos dias parados, mas ainda assim a EBC fez os descontos nos salários e nos vales alimentação e refeição. A pena em caso de descumprimento é de R$ 100,000 por dia.

Insatisfeitos com a situação, sindicatos que representam a categoria adotaram medidas cabíveis como informar ao ministro sobre o descumprimento e solicitar que a empresa devolva os valores descontados.

De acordo com a Fenaj, a justiça determinou o pagamento total dos salários, mas a EBC alegou que as quantias só entrariam na próxima folha.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments