Um homem foi preso em flagrante por lesão corporal após agredir nesta quarta-feira (2/11) uma equipe de reportagem da TV Bandeirantes, em Porto Alegre. Os profissionais cobriam o bloqueio golpista de ruas do Centro Histórico da cidade por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contrários ao resultado das eleições.

Imagens divulgadas pela emissora mostram pessoas cercando os profissionais da Band e o indivíduo suspeito das agressões preso pela polícia. Ele foi identificado pela equipe da emissora.

Em nota, o Grupo Band RS diz estar prestando auxílio aos profissionais. “É inaceitável qualquer tipo de violência assim bem como o cerceamento ao exercício do trabalho jornalístico”.

Segundo a Brigada Militar, a equipe de reportagem gravava imagens do ato quando o cinegrafista Rogério Aguiar e o auxiliar foram agredidos por um homem. O suspeito desferiu socos contra os profissionais da Band e quebrou equipamentos de gravação.

Policiais da Força Tática do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) viram as agressões e prenderam o indivíduo. O homem não demonstrou resistência e apresentava sinais de embriaguez.

Apesar da prisão em flagrante, identidade do agressor nao foi divulgada

Os profissionais da Band foram conduzidos para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) para exames e, depois, para registro da ocorrência na Polícia Civil.

No mesmo ato, uma equipe do SBT foi hostilizada por apoiadores de Bolsonaro. Segundo a emissora, o repórter Lucas Abati e o cinegrafista Cristiano Mazoni foram cercados e obrigados a sair do local.

Uma equipe da Record TV também foi hostilizada. Segundo relato da repórter Daiane Dalle Tese, a emissora colocou seu departamento jurídico à disposição dos profissionais, que registraram ocorrência policial.

Em nota, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) recordou que 2 de novembro é o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade de Crimes contra Jornalistas, estipulado pela ONU. “Nesse contexto, também manifestamos integral solidariedade aos profissionais e empresas atacados e proclamamos veemente repúdio aos atos de violência”, diz em nota.

Já o Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors) afirmou que, “em hipótese alguma, vai admitir que agressões desse tipo sejam feitas contra os profissionais que estão exercendo seu direito ao trabalho, que é informar e levar as notícias à população”.

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul (SindiRádio) repudiaram as agressões contra os profissionais de imprensa. “De outra parte, manifestamos nossa solidariedade aos profissionais que diligentemente cumprem sua missão de bem informar. Meios de comunicação livres serão sempre um importante pilar do Estado Democrático de Direito”, afirmam as entidades.

(Com informações do G1 RS)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments