A Fundação Gabo anunciou os 40 melhores trabalhos da nona edição do Prêmio Gabo. Onze dos selecionados são brasileiros, divididos nas categorias Texto, Cobertura, Imagem e Inovação. Do total, serão selecionados três de cada categoria, totalizando um total de 12 finalistas. Os quatro vencedores serão anunciados no Festival Gabo, em 18 de novembro.

Dos brasileiros, concorrem na categoria Texto reportagens da série À Espera da água, do Marco Zero Conteúdo, de Sérgio Miguel Buarque e Inês Campelo. O projeto traz relatos de famílias afetadas pela obra de transposição do Rio São Francisco.

Na mesma categoria, é finalista a reportagem Da tortura à loucura: ditadura internou 24 presos políticos em manicômios, do UOL Notícias. O texto, escrito por Amanda Rossi e Flávio VM Costa, revela um novo capítulo de violações de direitos humanos durante a ditadura militar.

Em Cobertura, está concorrendo a série Prisioneiros Inocentes, da Folha de S.Paulo, que aborda o encarceramento de inocentes no Brasil, mostrando como negros e pobres são injustamente levados à prisão.

Também é finalista o especial Mercúrio: Uma chaga na floresta, que trata do submundo do mercúrio em Guiana, Suriname, Venezuela e Brasil, mostrando uma indústria que ameaça a Amazônia. O projeto reúne a organização brasileira InfoAmazonia.org, o Fantástico, da TV Globo, e o site Armando.info.

Na categoria Imagem, concorrem duas séries documentais do Globoplay: A Corrida das Vacinas, sobre os esforços da ciência e da humanidade para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19; e Cercados, que mostra o trabalho da imprensa brasileira no combate ao negacionismo durante a pandemia.

Outra finalista é a série fotográfica Pantanal em Chamas, de Lalo de Almeida, para a Folha de S.Paulo. As imagens mostram os impactos do incêndio que atingiu o Pantanal em 2020.

Em Inovação concorrem quatro trabalhos: o projeto Cartas na pandemia, reportagem multimídia do Diário Catarinense, sobre crianças e adolescentes que, em meio à pandemia, trocavam cartas com jovens refugiados palestinos e libaneses; No Epicentro, da Agência Lupa, que mostra o mapa da região do usuário se todos os mortos por Covid-19 no Brasil fossem seus vizinhos, em uma iniciativa de conscientização sobre a doença e empatia com quem perdeu a vida para ela; o especial Onde vai parar o lixo reciclável, do Metrópoles, que acompanhou por um mês as rotas de caminhões para saber para onde vai o lixo que reciclamos; e a reportagem multimídia Territórios de Exceção, do Medialab.UFRJ. O trabalho, de autoria de Adriano Belisario, Fernanda Bruno e Paulo Tavares, mostra violações de direitos no uso de helicópteros no Rio de Janeiro.

Confira a lista completa dos 40 finalistas (em espanhol).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments